Turismo

4 motivos que tornam a cidade de Caldas um lugar inesquecível

Atrativos naturais e históricos enriquecem o cotidiano da cidade de Caldas, uma das mais antigas e charmosas do interior de Minas Gerais. Situada a 460km de Belo Horizonte, esse município reúne cerca de 13 mil habitantes em um território repleto de belezas e atrações culturais, como a tradicional culinária mineira.

Caldas é o destino ideal para quem deseja se afastar do estresse e da correria diária. A cidade hospitaleira proporciona descanso e tranquilidade em meio à natureza, oferecendo ótima infraestrutura de hospedagem e alimentação.

Você está precisando desacelerar e respirar um pouco de ar fresco? Então, conheça quatro motivos que tornam a cidade de Caldas um lugar inesquecível!

1. Os atrativos belíssimos da natureza preservada

Pertencente à Bacia do Rio Grande, a cidade de Caldas é banhada pelo Rio Pardo, Rio Verde, Rio Capivari e Rio Soberbo, além dos ribeirões da Pedra Branca, das Campinas e dos Bugres. São inúmeras cachoeiras e cascatas límpidas à sua disposição.

Entre as mais famosas estão a Cachoeira dos Duendes, a Cachoeira da Saudade, a Cachoeira da Rapadura e a Cascata Antônio Monteiro. Outras localidades propícias ao relaxamento são o Bacião (piscina natural) e o Areião (banco de areia), no Rio Soberbo.

Se você gosta de se aventurar em meio à Mata Atlântica, Caldas também é um reconhecido destino de ecoturismo e educação ambiental, cuja referência principal é a reserva ecológica Morro Grande. Se o seu objetivo é restabelecer a saúde, um dos destinos mais procurados é o parque termal localizado em Pocinhos do Rio Verde.

Veja também: As 5 melhores cidades mineiras com cachoeiras!

2. As propriedades terapêuticas das águas termais

O bairro Pocinhos do Rio Verde é considerado o tesouro de Caldas. A região abriga o Balneário Reynaldo de Oliveira Pimenta, estância hidromineral construída na década de 1950 e que, atualmente, passa por reformas para modernizar sua estrutura física. O parque proporciona banhos de imersão e hidromassagem em águas termais sulfurosas (compostas à base de enxofre).

As águas sulfurosas contribuem para o tratamento de processos inflamatórios, crises respiratórias, tensões musculares, dermatoses e lesões cutâneas, além de estimular a circulação sanguínea. Suas propriedades sedativas e cicatrizantes também são indicadas para auxiliar na cura de colites, amebíase e giardíase intestinal.

Há três fontes medicinais às margens do Rio Verde: São José, Rio Verde e Samaritana. Todas possuem águas sulfurosas, radioativas e alcalinas, indicadas para tratamentos diferenciados. Para receber turistas com objetivos terapêuticos, a infraestrutura de banhos quentes e saunas está sendo reformada. Portanto, programe-se: será possível desfrutar do balneário em breve.

Veja também: Como Aproveitar as Águas Termais de Pocinhos do Rio Verde, Caldas/MG!

3. As riquezas históricas da cidade de Caldas

A arquitetura preservada de Caldas permite aos visitantes uma viagem no tempo! A cidade é uma das mais antigas do sul mineiro, ultrapassando 200 anos desde a fundação. Sendo assim, destaca-se pela magnitude dos seus aspectos históricos.

Entre os pontos turísticos, está a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, construída em meados de 1812. Na entrada principal, está o famoso Quadro da Anunciação, criado pelo artista sueco Fredrik Westin (1782-1862).

A Igreja do Rosário, erguida por volta de 1924, também embeleza a região central de Caldas. Além disso, há outros pontos turísticos com histórias interessantes, como o túmulo de André Regnel (1884) e a Estação de Viticultura e Enologia (1936).

Veja também: 4 eventos em Caldas que você precisa conhecer!

4. As curiosidades do hotel mais antigo do Brasil

O Grand Hotel Pocinhos, situado em Pocinhos do Rio Verde, possui o título de hotel em atividade mais antigo do Brasil. Fundado em 1884, o estabelecimento de estilo colonial nunca foi fechado, embora tenha passado por períodos de reformas.

A hospedagem no hotel de 131 anos desperta a curiosidade de inúmeros visitantes. Esse hotel, junto à vasta e especializada rede hoteleira de Caldas, direciona seus serviços para a qualidade na hospedagem e o turismo gastronômico, com foco na enogastronomia — refeições harmonizadas com vinhos. O paladar agradece!

Veja mais sobre o Grand Hotel Pocinhos:

A cidade de Caldas é um destino perfeito para descansar e cuidar da saúde. Às vezes, é preciso deixar os compromissos de lado para relaxar e buscar uma reconexão com a natureza. Você, que está bem acompanhado, aproveite! A cidade vai proporcionar os melhores momentos românticos a dois — regados a um bom vinho!

Ficou interessado nos encantos da região de Caldas? Deixe seu comentário!

Veja também: Como Chegar em Pocinhos do Rio Verde, Caldas / MG

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This