Curiosidades

Águas termais: 5 benefícios terapêuticos para a terceira idade

Quantas vezes você já ouviu sobre os poderes das águas termais, não é mesmo? Você sabe, no entanto, quais são eles e como funcionam no seu corpo e organismo? Para eliminar as suas dúvidas e fazê-lo aproveitar todos os benefícios desse bem natural, vamos listar tintim por tintim as riquezas minerais encontradas nas águas e como elas operam de maneira terapêutica para a terceira idade.

Logo de início, é bom deixar claro que um banho quente está muito distante da experiência de banhar-se nas águas termais. A água do chuveiro é quimicamente tratada e possui pH ácido o que resseca a pele. Já as águas termais são ricas em sais minerais, totalmente puras e advindas de aquíferos subterrâneos.

Para usufruir dos seus benefícios terapêuticos, entretanto, é necessário tomar banhos de imersão, normalmente por mais de uma semana. Se seu objetivo é restaurar o físico e a alma, confira os cinco pontos abaixo e planeje sua estadia em um balneário por longo período. Você só tem a ganhar!

1. Eliminam o incômodo das doenças respiratórias

Comprovado por estudos científicos, a água sulfúrica nascida à temperatura de 48°C é indicada para doenças respiratórias crônicas, tais como a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva, por conta do vapor expelido.

Geralmente adquiridas durante a infância, as doenças respiratórias são um grande desconforto para cerca de 20% da população idosa, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde no Brasil.

2. Aliviam as dores e tensões no corpo

Embora não tenha um odor agradável, a água sulfúrica também alivia as doenças reumáticas, ajudando a melhorar movimentos e caminhadas. É recomendável, portanto, utilizar compressas de água termal para dores musculares. Os efeitos já são sentidos logo após a saída da nascente, pois a sensação de relaxamento, equilíbrio e energia permanecem ao redor devido aos seus componentes.

3. Diminuem a pressão arterial

Uma pesquisa publicada no Jornal Internacional de Cardiologia, no início 2016, comprova que exercícios em águas termais à 35°C reduziram a hipertensão resistente em até 20mmHg, em um experimento de 12 semanas, com pessoas de 40 a 65 anos.

A explicação para este ótimo impacto é a soma da dilatação dos vasos exercida pelo calor e a pressão da água sobre o corpo. O resultado é melhor do que a maioria dos remédios atuais!  

4. Estimulam o metabolismo

Um mergulho em águas termais é um verdadeiro exercício para os vasos sanguíneos. Com sulfato, o líquido natural cria uma pressão física no corpo e aumenta o bombeamento de sangue para o coração – ou seja, ele bate mais rápido e mais forte, estimulando a circulação sanguínea, digestiva e a eliminação de gases.

Apesar do banho com água termal não fazer nenhum mal, as pessoas com pressão muito alta devem moderar o contato com águas quentes. Como mencionado anteriormente, o calor ajuda a alterar a pressão sanguínea. Fique atento!

5. Ajudam a relaxar a mente e o corpo

Além de todos os benefícios ao corpo humano, as águas termais são ótimas para saúde mental. Segundo especialistas, a água um pouco mais quente que a temperatura corporal, por volta de 38°C, auxilia no relaxamento do corpo e da mente. O segredo é exatamente a sensação de conforto e segurança trazidos pelo calor e a energia dos componentes minerais.

Quer experimentar o processo de rejuvenescimento da alma e da disposição física? Viaje para locais naturais, com belas paisagens e fontes de águas termais. Comece a se planejar a partir das nossas dicas e confira o nosso artigo com ótimas opções de balneários termais pertinho de você no Brasil.

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This