Curiosidades

As 8 melhores cidades com cachoeiras em Minas Gerais

Você está em busca de uma experiência relaxante e revigorante, em meio à natureza? Que tal visitar uma das muitas cachoeiras próximas a BH, em Minas Gerais? Chamado carinhosamente de Suíça brasileira, o estado tem cachoeiras para todos os gostos.

Abençoado por um relevo montanhoso e por opulentas quedas d’água, Minas esbanja com opções diversas, quando o assunto é águas correntes e cristalinas. São tantas as possibilidades, que é até difícil escolher. 

Confira neste post uma seleção de 8 cidades que agrupam belas e ricas cachoeiras além de charmosos vilarejos que são ótimas opções para curtir esse presente da natureza!

Cidades com cachoeiras de rara beleza e natureza exuberante

1. Caldas

Situada a 40 km de Poços de Caldas, a 364 km de Belo Horizonte e a 266 km de São Paulo está Caldas— uma típica cidade Mineira, aconchegante, que oferece reconhecida infraestrutura turística e gastronômica. Além das fontes medicinais sulfurosas, Caldas conta com trilhas, cascatas e cachoeiras.

A cidade tem um potencial turístico muito bom e em constante crescimento. O clima agradável e acolhedor são diferenciais que chamam a atenção dos turistas para o ecoturismo e o turismo gastronômico, já que a cidade oferece várias opções de doces, manteigas, derivados do leite e vinhos.

Bacião

Cercada de muito verde, com uma trilha de acesso considerada fácil e com belas paisagens, a cachoeira conta com uma pequena queda d’água do rio Soberbo e piscina natural perfeita para banho e mergulho, com certeza vale a pena conhecer!

Cascata Antônio Monteiro

A 2 km do centro de Pocinhos do Rio Verde, a queda tem 10 m de altura e áreas para churrasqueiras em suas margens. O acesso é fácil, por estrada pavimentada e a cachoeira é cercada por um belo bosque. Por meio das trilhas é possível acessar belos mirantes e apreciar a beleza das paisagens naturais.

Cachoeira dos Duendes

Bela e pequena, fica entre Pocinhos e a Pedra Branca. A 8 km do centro de Caldas, o caminho de acesso é cercado pelo verde e pela tranquilidade. É possível ficar bem perto da água e sentir a energia da natureza.

2. Serra do Cipó

A Serra do Cipó é um importante centro turístico de Minas Gerais. Além das inúmeras cachoeiras, trilhas e gutas a região é repleta de pousadas charmosas e ótima gastronomia. A região é parte da Estrada Real, cheia de história e cultura e uma das floras mais diversificadas do país.

A 100 km de Belo Horizonte, a Serra do Cipó é uma opção fantástica para quem quer fazer um bate e volta no fim de semana, sem passar horas na estrada em busca das cachoeiras e atividades ao ar livre em Minas Gerais.

Cachoeira Grande

Logo após bela trilha de um km e de fácil acesso é possível avistar uma linda queda de 9 metros sobre um paredão de pedra de 50 metros de extensão. A entrada é pelo Parque Zareia — propriedade particular que cobra uma taxa no valor R$ 30,00 restringindo bebidas alcoólicas e fogueiras.

Cachoeira Congonhas

Localizada na parte alta do Parque Nacional da Serra do Cipó, a cachoeira de Congonhas tem águas cristalinas, uma beleza incrível e área de grande preservação. Formada por Congonhas de Cima, do Meio e de Baixo, que você acessa descendo por uma trilha com belas paisagens às margens do rio.

Cachoeira Véu da Noiva

Uma das mais procuradas pelos turistas, a cachoeira Véu da Noiva apresenta três quedas, sendo que a mais alta é de 120 metros e pode ser considerada a atração mais famosa da região.

A cachoeira está localizada em área privada, pertencente à Associação Cristã de Moços e dispõe de toda a estrutura para hospedagem em camping e chalés. A trilha para a Véu da Noiva é de subidas leves e bem sinalizadas e com um belíssimo visual e até alguns pocinhos no caminho.

3. Macacos

O charmoso vilarejo histórico de Macacos, situado entre rios e montanhas a apenas 25 km de Belo Horizonte, atrai pelas opções de ecoturismo, atividades esportivas e inúmeras cachoeiras.

Conhecido pelas inúmeras pousadas de ótima qualidade, o vilarejo oferece restaurantes com uma variedade gastronômica que vai desde a tradicional comida mineira até os saborosos pratos mediterrâneos. As cachoeiras agradam a todos que buscam diversão e tranquilidade.

Cachoeira dos Macacos

Uma das mais populares cachoeiras é cercada pela natureza exuberante e apresenta uma queda de mais ou menos 2,5 metros de altura e uma grande piscina natural, ideal para banho. A paisagem é linda e rica em biodiversidade.

Cachoeira do Dantês

Ao lado do Jardim Amanda, é de localização mais isolada e o acesso não é asfaltado. Ideal para esportes como trekking e ducking. A Cachoeira oferece cascatas e poços naturais que encantam os turistas. A localização afastada da cidade dá ao lugar a impressão de um caminho para a roça.

Cachoeira da Ponte

Formada por várias quedas d’água e piscinas naturais — o que torna a Cachoeira da Ponte ideal para banho e lazer. A cachoeira conta com um espaço onde o turista pode relaxar em pequenos bancos ao longo do rio cercado pela exuberante natureza.

4. Carrancas

Considerada como um polo do ecoturismo mineiro, Carrancas está localizada no Sul do estado e a 294 km de Belo Horizonte. É conhecida como “terra das cachoeiras” e tem mais de 30 quedas mapeadas, se destacando pelos inúmeros atrativos naturais e culturais.

Cachoeira da Zilda

O complexo da Zilda conta com grande variedade de cachoeiras, escorregador natural, cânions, pinturas rupestres e chegou a ser cenário da novela “Império”, da Rede Globo. Depois de uma trilha de dificuldade média, você acessa a cachoeira, um poço excelente para banho e uma pequena praia.

Cachoeira do Moinho

Bela queda d’água que forma inúmeras piscinas próprias para o banho e que integra o Complexo da Ponte. A cachoeira tem uma queda considerável formando um belo poço ideal para curtir a natureza com tranquilidade e tomar um banho revigorante.

Cachoeira das Esmeraldas

A 8 km do centro de Carrancas, apresenta um poço de águas esverdeadas e cristalinas que faz jus ao nome. Certamente é uma das principais atrações da cidade. A trilha de acesso é considerada fácil e segue as margens da água passando por alguns poços naturais.

5. São Tomé das Letras

A 305 km de Belo Horizonte, no sul de Minas, São Tomé das Letras é conhecida por sua atmosfera mística e suas cachoeiras no entorno. A cidade tem como atrativos a grande variedade gastronômica e as charmosas lojas de artesanatos feitos em pedra São Tomé, que dá nome a cidade.

Cachoeira do Vale das Borboletas

A 2,5 km do centro de São Tomé das Letras, apresenta uma queda de 6 m e um poço de 10 m de profundidade. É uma das mais bonitas da região, sendo tomada por borboletas que parecem dançar no ar, em algumas épocas do ano.

Cachoeira Antares

É a queda mais alta de São Tomé das Letras, com 30 m de altura, considerada a mais bonita da cidade. Localizada a 16 km do centro de São Thomé das Letras em uma área de preservação em meio a mata. Para chegar à cachoeira é preciso pegar uma trilha de 200 metros considerada fácil.

Cachoeira Shangri-lá

Uma corredeira que se estende por cerca de 1 km de quedas e poços e que fica a 17 km do centro. No local são encontradas pinturas rupestres que vale a pena conhecer para se conectar com a história local.

 6. Capitólio

Na região do sudoeste mineiro, Capitólio é privilegiada no quesito belezas naturais. Com cânions de tirar o fôlego e diversas quedas d’água, a cidade atrai visitantes de todo o país por abrigar algumas das mais bonitas cachoeiras em Minas Gerais. 

Cachoeira Lagoa Azul

As águas cristalinas em tons de verde e azul encantam a todos que visitam essa cachoeira, uma das mais bonitas da região. É possível chegar até ela por meio de um passeio de escuna (que também visita outras quedas) ou por uma trilha de aproximadamente 10 minutos. 

Cachoeira Diquadinha

Composto por três quedas d’água e piscinas naturais, esse lugar incrível é uma ótima opção para curtir o dia. Uma trilha leva até a parte de cima da cachoeira, de onde a vista é fantástica. 

Cachoeira do Grotão

O acesso a essa cachoeira pode ser um pouco mais complicado, já que é preciso percorrer uma trilha de cerca de 10 km. No entanto, não há dúvida de que o esforço vale a pena! Como é mais distante, essa cachoeira ainda é mais tranquila, com fluxo menor de turistas. 

7. Brumadinho

Dentro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho é uma excelente opção para os moradores e turistas que visitam a capital mineira, desejam aproveitar um dia diferente e curtir um bom banho de cachoeira. 

Cachoeira das Ostras

Essa cachoeira fica cerca de 4 km do centro de Casa Branca, um vilarejo de Brumadinho. A trilha é de intensidade média, dentro de uma mata preservada em um complexo com algumas pequenas quedas d’água e poços naturais perfeitos para refrescar.

Como essa cachoeira é muito conhecida e próxima de BH, pode ser que fique bem cheia. Por isso, se quiser evitar essa possibilidade, opte por visitá-la nos dias de semana ou saia de casa bem cedo aos sábados e domingos. 

Cachoeira da Jangada

A Cachoeira da Jangada também fica bem próxima do centro de Casa Branca. A trilha para chegar até ela é de apenas 2,5 km, bem tranquila. A queda d’água não é tão alta — como é o caso de muitas cachoeiras dessa região — o poço é bem grande e ótimo para nadar. 

Cachoeira Poço Encantado

No entorno do Condomínio Retiro das Pedras, essa cachoeira é mais indicada para os amantes do trekking. A trilha é de intensidade média, e no caminho existe um prédio em ruínas muito interessante. A queda não é muito grande, mas é possível mergulhar no poço. A vista do caminho faz o passeio valer a pena. 

8. Bueno Brandão

No sul do estado e aos pés da Serra da Mantiqueira, Bueno Brandão é também conhecida como “cidade das cachoeiras”. Uma cidade simples, com uma gastronomia de dar água na boca, rica em cultura tradicional e em belezas naturais. 

Cachoeira dos Machados

Bem no alto da Serra da Mantiqueira, essa queda de 90 m de altura encanta os amantes da natureza e do ecoturismo. O acesso é fácil, e é cobrada uma pequena taxa de manutenção aos visitantes.

Cachoeira Santa Rita

A piscina natural é um dos maiores atrativos dessa cachoeira, que é uma das mais famosas da cidade. O acesso é bem tranquilo e há estacionamento disponível para maior comodidade dos visitantes. 

Cachoeira do Félix

Distante apenas 7 km do centro de Bueno Brandão, a Cachoeira do Félix presenteia os visitantes com uma queda de aproximadamente 40 m e um belíssimo paredão de pedras.

Como sabemos, um bom banho de cachoeira traz benefícios para o corpo e para a alma. Os intensos jatos d’água melhoram a circulação sanguínea e a imunidade, acalmando o estresse, além de ser uma delícia.

As cachoeiras próximas a BH são um convite a contemplar as mais belas paisagens e desfrutar da natureza em seu esplendor. Em cada região há uma característica diferente e grandes riquezas, que juntas, formam a história do tradicional estado mineiro.

Deu vontade de largar tudo e curtir as cachoeiras em Minas Gerais? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais e, quem sabe, até combinarem um passeio pelas belas cachoeiras de Minas!?

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

2 comentários

  • Legal. Faltou as de Itamonte, Alagoa, Aiuruoca etc…tenho algumas cachoeiras mapeadas nas Terras Altas da Mantiqueira.

  • Fico feliz porque Elias Guimarães Borges teve bom gosto em mostrar lugares bons, parte conhecidos por mim e posso dizer que ele é um bom brasileiro e espero que seja mineiro porque fez um bom trabalho informativo que em nossa Minas Gerais, por parte dos últimos governos, não demonstraram interesse em informar. Obrigado a você, Elias Guimarães Borges que merece até mesmo que algum vereador de sua cidade volte os olhos ao que você demonstra.

Deixar comentário.

Share This