Curiosidades

Como aproveitar as águas termais de Pocinhos do Rio Verde?

Quem gosta de viajar provavelmente já deve ter ouvido falar em Caldas, uma cidade montanhosa e encantadora localizada no Sul de Minas Gerais. O local atrai turistas de todo o Brasil com suas paisagens, produção de vinhos e doces, trilhas, cachoeiras e a famosa gastronomia mineira.

Lá se encontra a Estância Hidromineral de Pocinhos do Rio Verde: um bairro que fica a 4 km do centro, famoso por suas águas termais. Um banho nessas águas pode trazer benefícios incríveis para a saúde — além de proporcionar muita diversão e relaxamento.

Quer saber mais sobre essa atração? Então continue a leitura e confira!

As fontes de Pocinhos do Rio Verde

Assim como em Poços de Caldas, Pocinhos é um lugar conhecido pelo poder das suas águas medicinais. As fontes Rio Verde, São José e Samaritana são conhecidas pelo seu poder curativo para fins digestivos.

As águas quentes e seus benefícios atraem muitos visitantes que buscam uma melhora de saúde ao local, em especial turistas que já estão na terceira idade. O balneário foi construído na década de 1940 e, desde então, recebe pessoas de todas as partes devido às suas águas medicinais.

Ele foi reaberto este ano pela prefeitura do município, pois passou por algumas obras de revitalização em toda a parte estrutural, elétrica e hidráulica para melhor receber os seus visitantes.

O bairro Pocinhos do Rio Verde

Duas igrejas em Pocinhos merecem ser visitadas: Igreja do Galo e Igreja da Pedra do Coração, localizadas no alto das montanhas, em contato direto com a natureza.

Como a região é montanhosa, as cachoeiras recebem muitas visitas, tanto no turismo de aventura como por viajantes que buscam tranquilidade e um encontro com belezas naturais. 

Os moradores locais e os visitantes se divertem com as trilhas e passeios a cavalo, banhos nas águas termais e visitas a paisagens inesquecíveis. Em Pocinhos do Rio Verde, paz é a palavra de ordem!

A melhor época para visitar Pocinhos

É possível visitar o local em qualquer época do ano e se encantar com seus pontos turísticos. Porém, o inverno é uma boa pedida para conhecer Pocinhos, já que acontece a Festa do Biscoito em quase todos os finais de semana de julho.

Caso vá nessa época, prepare a mala com roupas de frio pesadas. Porém, não se preocupe: os hotéis e as pousadas são muito bem preparados para esse clima montanhoso e oferecem lareiras para deixar esse passeio ainda mais aconchegante.

A hospedagem em Pocinhos do Rio Verde

O ideal é que você encontre um hotel confortável e que faça um acompanhamento diferenciado para a sua viagem a fim de aproveitar ainda mais o passeio!

Essa região tem opções de hospedagens para todos os tipos de viajantes. Uma ótima alternativa é o Grand Hotel Pocinhos, o mais antigo hotel brasileiro, aberto em 1884. Ele já é um marco no lugar, pois nunca fechou suas portas. Vale muito a pena conferir!

Alguns lugares icônicos da cidade

Cachoeira Véu das Noivas

Seu acesso é por meio de trilhas em matas fechadas, mas o caminho é tranquilo e o mirante faz valer a pena. Ela mede cerca de dez metros de altura e é formada por três quedas d’água. 

Cachoeiras da Margarida e da Saudade

Com uma natureza exuberante e esplêndidas quedas d’águas, essas cachoeiras estão localizadas a, aproximadamente, 10km do centro de Caldas.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio

Há indícios de que essa charmosa igreja foi construída no ano de 1812, pelo registro do primeiro batismo. Ela está localizada na Praça Mello Viana e perdeu seu aspecto original graças a várias reformas. Encontramos no seu interior a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da cidade.

Ela veio de Portugal em 1881, doada pelo barão de Caldas. O quadro da Anunciação à Virgem Maria está na entrada principal da igreja e sua decoração interna, com lustres, vitrais e colunas foi inaugurada no ano de 1958.

Pedra Branca

É ponto mais alto da região — a 1.850 metros de altura. Suas cavernas e grutas belíssimas ficam a uma hora e meia de subida a pé. É rodeada de fauna, flora e rochas com formas variadas.

Cascata Antônio Monteiro

A dois quilômetros de Pocinhos, essa cascata fica no meio de uma paisagem silvestre: ela é muito procurada por banhistas que querem relaxar em uma maravilhosa piscina natural. Em seu entorno existem quiosques com churrasqueiras e trilhas.

Eventos imperdíveis em Pocinhos do Rio Verde

Festa da Uva

O clima bucólico e montanhoso de Caldas é ideal para quem gosta de aproveitar um bom vinho. Além disso, a cidade é a quarta maior produtora de uva do estado de Minas Gerais e recebe um grande apoio do Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho. 

Para ajudar a divulgar a cultura da produção artesanal do vinho dessa região, nada melhor do que realizar uma grande festa com muitas atrações para toda a família: exposições de uvas, barraquinhas com gastronomia regional, artesanato, parque de diversões e apresentações musicais são as grandes atrações do evento.

Anualmente, no mês de janeiro, Caldas volta seus olhos para o festival. Neste ano ela chega à 43º edição. A festa conta com praça de alimentação e shows com apresentações culturais e artísticas. No encerramento da comemoração há um desfile de carros alegóricos com a apresentação da Orquestra de Violeiros de Caldas.

Esses motivos já são mais do que suficientes para que a uva exerça um papel importantíssimo na cidade — não é à toa que existe uma festa inteira em sua homenagem. 

Festa do Biscoito

O biscoito de polvilho é um dos grandes tesouros culinários da cidade. Acompanhado de um café fresquinho, ele não pode ficar de fora de uma típica mesa de lanche da tarde dos caldenses.

Os moradores faziam o petisco somente aos finais de semana para receber parentes e amigos em pequenas festas. Depois, um grupo de empresários da área hoteleira teve interesse em aumentar e impulsionar o evento para resgatar as lembranças da história da cidade.​

Daí surgiu a festa na cidade. Ela é tão importante para os moradores da cidade que foi tombada como Patrimônio Imaterial Cultural de Caldas e as comemorações se estendem, todos os anos, por três fins de semana em julho.

O evento tradicional atrai um grande número de turistas e, por isso, quem quer conhecê-lo precisa reservar sua hospedagem com bastante antecedência. 

Os cuidados nas águas termais

Durante a viagem, não se esqueça de tomar todas as precauções e fique atento às instruções na hora de aproveitar as águas termais. Observe a profundidade e utilize o banheiro para urinar antes de entrar na água, já que a imersão aumenta a filtração renal, o que faz a bexiga encher mais depressa.

Evite mudanças bruscas de temperatura: entre primeiro na água mais fria, depois vá aumentando de temperatura aos poucos. Não entre bruscamente na água: primeiro os membros inferiores e só depois o restante do corpo. É recomendado que a imersão total na água dure, aproximadamente, 5 minutos.

Mantenha-se longe das correntes de ar e hidrate-se — de preferência ingerindo um líquido mais quente. Se resolver praticar exercícios físicos dentro da água, como hidroginástica, escolha piscinas com temperaturas menos quentes, entre 29 e 37 graus.

Caso sinta tonturas, náuseas ou cansaço, saia da água imediatamente e vá checar a sua pressão e batimentos cardíacos. Tome cuidado para que a água quente nunca bata diretamente na nuca ou atrás dos joelhos, especialmente se tiver algum problema ósseo como a osteoporose. Informe-se no local sobre os cuidados recomendados para cada atração.

Os benefícios das águas termais

As águas podem trazer vários benefícios para a saúde de quem as procura, além de proporcionar uma excelente sensação de bem-estar. Em Pocinhos do Rio Verde, cada uma das fontes possui propriedades únicas e são indicadas para diferentes questões. Veja:

Rio Verde

As águas da fonte do Rio Verde são mais indicadas para tratamentos de alguns problemas do sistema digestivo, como giardíase intestinal, amebíase e inflamações diversas — pelas suas propriedades alcalinas, sedativas e cicatrizantes.

Samaritana

As águas da fonte Samaritana também são muito indicadas para quem tem problemas digestivos, principalmente síndromes relacionadas a intestino solto.

São José

Devido às características radioativas e sulfurosas da fonte São José, as pessoas que se banham nessas águas podem aproveitar benefícios incríveis para a pele. No entanto, é recomendável que o tratamento seja apenas por imersão e que as águas não sejam ingeridas. 

A culinária local

Muito turistas vêm de grandes cidades em busca de tranquilidade e da culinária tradicional mineira — as especialidades da região são queijos, doces, vinhos e o tradicional biscoito de polvilho produzido no distrito. 

Esse município e o distrito integram o Circuito Caminhos Gerais, que estimula o turismo na região do Sul de Minas e prestigia a arquitetura intimista do local, o clima frio, a enogastronomia — que é a tradição de combinar comidas e vinhos.

Essa região é um dos principais destinos para quem quer um fim de semana familiar, romântico e econômico — com um delicioso clima de montanha, onde o friozinho de inverno é super convidativo.

Como chegar a Pocinhos do Rio Verde

Na região Sudeste de Minas Gerais, a cidade de Caldas está localizada a poucos quilômetros da divisa com o estado de São Paulo. Veja como chegar à cidade:

Saindo de São Paulo

Para quem sai da capital paulista, o ideal é pegar a saída 850A, via BR-381, até a BR-459, que leva à cidade.

Saindo de Belo Horizonte

Já os turistas que saem da capital mineira devem seguir pela BR-262 até a BR-381 no sentido Contagem (MG) e, depois, até a rodovia São Paulo/Pouso Alegre. É preciso, ainda, pegar a saída 850A, via BR-381, até a BR-459.

Saindo do Rio de Janeiro

Para chegar à cidade saindo do Rio de Janeiro é preciso pegar a BR-101 via Túnel Rio 450 Anos, a Via Binário do Porto e a Via Elevado da Perimetral. 

Depois, seguir pela BR-116 até a saída 51A da via BR-116. Pegar, então, a Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira e a MG-350 até chegar à BR-383. Seguir por essa via até a BR-459, que leva até Caldas.

Em síntese, as águas termais de Pocinhos do Rio Verde são um espetáculo. Um lugar em meio à bela natureza do sul de Minas que proporciona descanso e, ao mesmo tempo, entretenimento para os seus visitantes merece ser destacado. Venha conhecer!

Se você gostou das maravilhas das águas termais de Pocinhos do Rio Verde, que tal ler mais sobre  “Como escolher hotel de viagem no interior de Minas?“!

 

Tem alguma dúvida ou quer alguma dica extra para organizar sua viagem para Pocinhos do Rio Verde e conhecer as maravilhas das suas águas termais? Deixe um comentário!

Veja também: Como chegar em Pocinhos do Rio Verde

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

1 comentário

  • Gostamos muito de seu relato sobre o local. Já pensávamos em visitar, com seus comentários, confirmamos nossa decisão de fazer uma visita. Obrigada
    Rose e Trajano Alvarado

Deixar comentário.

Share This