Curiosidades

Férias na natureza: confira 5 destinos incríveis no Brasil

Muitas pessoas aproveitam o recesso para recarregar as energias e descansar depois de um período agitado e de muito trabalho.

É possível respirar ar puro, observar paisagens deslumbrantes e se esquecer completamente do estresse do cotidiano ao passar férias na natureza do Brasil. O país possui regiões naturais gigantescas e prontas para agradar todos os gostos e estilos!

Para ajudar você a selecionar o destino ideal para passar férias na natureza, elaboramos uma lista com dicas incríveis, confira:

1. Chapada dos Veadeiros (Goiás)

O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros abrange uma série de municípios do centro-oeste do país, como Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.

A Chapada dos Veadeiros oferece um visual com paredões rochosos gigantescos, centenas de cachoeiras e natureza repleta de palmeiras Buriti. Tudo isso forma um cenário único e deslumbrante, de tirar o fôlego até dos viajantes mais experientes.

Uma viagem para a Chapada dos Veadeiros pode também agradar ao viajante que busca meditar. A cidade de Alto Paraíso de Goiás é cortada pela linha imaginária “Paralelo 14”, que também corta Machu Picchu, no Peru. Por esse motivo, essa é uma região muito procurada por exotéricos.

2. Pocinhos do Rio Verde (Caldas, Minas Gerais)

Pocinhos do Rio Verde é um bairro da cidade de Caldas, que fica no sul de Minas Gerais. O local é famoso por ser uma estância de águas termais.

As termas possuem propriedades medicinais, que trazem muitos benefícios para a saúde. Passar algum tempinho relaxando nas águas é muito agradável e essa é uma atividade que permite um contato direto com a natureza.

Além das águas termais, a cidade ainda possui montanhas charmosas, para curtir com paz e sossego, e cachoeiras que podem ser visitadas depois de uma leve trilha pela mata. Também é possível degustar e curtir as delícias da culinária típica mineira!

3. Petar (São Paulo)

O Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar, para os íntimos) está localizado no extremo sul do estado de São Paulo.

Criado em 1958, o Petar possui mais de 35 mil hectares de Mata Atlântica, que podem ser visitados durante suas férias na natureza.

Além de fazer trilhas pelas florestas, é possível explorar 12 cavernas abertas para visitação (ao todo, o Petar possui 350 grutas), mergulhar em rios e cachoeiras e ainda conhecer uma comunidade quilombola.

4. Jalapão (Tocantins)

O Parque Estadual do Jalapão é uma grande região de preservação do cerrado, com uma área maior do que os estados de Alagoas e Sergipe. O parque pode ser acessado por meio de cidades como Mateiros, localizada a 300 km de Palmas, e São Félix.

Ainda pouco explorado pelos turistas, esse é mais um destino ideal para quem quer passar férias na natureza. O parque não tem cobertura telefônica e usar celular é quase impossível por lá!

No Jalapão, é possível admirar a vista das dunas e mergulhar na Cachoeira da Formiga e no Fervedouro dos Buritis. O parque é o local ideal para se isolar do mundo e recarregar as energias em contato com a natureza.

5. São Miguel dos Milagres (Alagoas)

Se você quer passar férias na praia e ainda assim se conectar com a natureza, o destino perfeito pode ser São Miguel dos Milagres, no estado de Alagoas.

Com pouco mais de 6 mil habitantes, o povoado possui inúmeras praias de areia fofa, cercadas por um mar esverdeado, calmo, morno e cristalino.

As praias locais também são repletas de piscinas naturais, de onde é possível praticar o mergulho livre e observar animais aquáticos, recifes e pequenos bancos de corais sem a ajuda de equipamento.

Gostou de receber dicas sobre onde passar férias na natureza? Aproveite para aprender mais sobre os melhores lugares para descobrir no Brasil, durante o recesso de fim de ano!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This