Curiosidades

O que é termalismo e quais são seus benefícios?

Uma ótima maneira de se distanciar da rotina, descansar e viver momentos incríveis é viajar. E uma das formas de cuidar do corpo e da mente enquanto estamos fora é conhecer cidades com águas termais.

Mas você sabe o que é termalismo e quais são seus benefícios para a saúde?

Neste post você vai conhecer mais sobre essa prática que está presente em diversas cidades do interior do país e com certeza vale a pena incluir no roteiro da sua próxima viagem. Confira!

O que é termalismo?

O termalismo consiste na utilização da água termal como uma forma de tratar e prevenir diversos males que afligem o corpo e a mente. Problemas musculares e vasculares, infecções, doenças que afetam o sistema respiratório ou digestório, hipertensão, diabetes, ansiedade e depressão são alguns exemplos.

Devido aos seus benefícios para a saúde, essa prática é milenar e está presente em diversos relatos da Grécia Antiga e do Império Romano. Seus tratamentos incluem não apenas os famosos banhos, mas também massagens, vaporizações, ingestão, borrifação, inalações e gargarejos.

Veja também: 

Quais o benefícios do banho com águas termais para a pele e o corpo?

Como são formadas as fontes termais?

As fontes termais são formadas em regiões em que a água da chuva que não vai para rios e lagos se infiltra e acumula debaixo do solo, onde ganha um calor que vem do próprio planeta. Durante seu trajeto, a água adquire minerais das rochas, que serão os grandes responsáveis pelas suas propriedades.

Nesses reservatórios, que se localizam até 3 mil metros debaixo da terra, a água ganha pressão e volta de forma rápida para a superfície na forma de fontes termais.

Veja também:

Conheça os 4 destinos com águas termais no Brasil

Quais são as propriedades das águas termais?

As águas utilizadas no termalismo têm diversas propriedades. Costumam apresentar uma temperatura maior do que as águas naturais e são ricas em sais minerais, que são os responsáveis pelos benefícios que elas trazem ao corpo e à mente.

Porém, é importante lembrar que a diferença entre os elementos que compõem essas águas pode fazer com que suas propriedades variem. Veja a lista abaixo:

Águas sulfurosas

São que que mais contêm enxofre e são indicadas para o tratamento de diabetes, problemas de pele, intoxicações, inflamações e problemas respiratórios.

Águas bicarbonatadas

São indicadas para tratamentos no trato digestório e diabetes.

Águas ferruginosas

São águas que contêm muito ferro e são ótimas para tratar ou prevenir anemias e problemas hepáticos.

Águas cloretadas

Ricas em cloreto, são indicadas para melhorar a pele, as mucosas e inflamações, além de aliviar o estresse.

Quais são seus benefícios para a saúde?

Os banhos em águas termais são extremamente relaxantes e o contato com a água quente tem o poder de melhorar a circulação sanguínea, o que colabora para a diminuição da pressão arterial e das dores de cabeça. Além disso, melhoram o processo de cicatrização do corpo e a luta contra processos inflamatórios.

O termalismo auxilia, também, no processo de hidratação da pele (o que previne os sintomas do envelhecimento) e no alívio das dores musculares. Ainda tem a capacidade de melhorar o sono, pois colabora para o bem-estar do corpo e o descanso da mente.

A prática do termalismo é indicada para todos os que querem dedicar um tempo para cuidar de si, relaxar e se distanciar dos problemas do cotidiano. Por isso, viver essa experiência durante uma viagem ou um passeio certamente fará com que você viva momentos únicos e inesquecíveis!

Agora que você sabe o que é termalismo, que tal assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades? Cadastre seu e-mail e receba nossos melhores conteúdos!

Veja agora:

Como aproveitar as Águas Termais de Pocinhos do Rio Verde

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This