Curiosidades

Pare agora e conheça 5 delícias da culinária mineira

O Brasil é um país enorme e multifacetado. Além da grande diversidade cultural, tem opções gastronômicas muito variadas e apreciadas não somente nos quatro cantos do país, mas também no exterior. Dentre as mais tradicionais temos a culinária mineira, a gaúcha, a nordestina e a capixaba.

Neste texto, vamos abordar uma das mais saborosas: a mineira ou, mais especificamente, a do Sul de Minas Gerais, que foi formada a partir da contribuição de diversos povos, como os índios, os portugueses e os africanos.

A lista de receitas é quase infinita, mas para esse post separamos 5 pratos deliciosos e tradicionais em Minas que por si só valeriam a sua viagem. Confira!

1. Pão de queijo

Além de ser um prato típico mineiro, o pão de queijo também é reconhecido no exterior como uma receita tipicamente brasileira, despertando a curiosidade e agradando o paladar de “gringos” mundo afora.

Embora ninguém tenha muita certeza sobre sua origem, diz-se que a receita surgiu no século XVIII e popularizou-se na década de 1950. Muito gostoso, o pão de queijo não é tão difícil de fazer: sua receita inclui ingredientes básicos, como o polvilho (doce ou azedo), ovos, sal, óleo e queijo.

A variação entre o polvilho doce ou azedo e o tipo de queijo interferem diretamente no resultado final da receita, o que faz com que existam vários tipos de pão de queijo. Uma boa dica é consumi-lo com requeijão, goiabada ou doce de leite, acompanhamentos tipicamente mineiros!

Veja também: 5 destinos para os amantes de vinhos

2. Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é um prato com muita história. No período colonial, quando o transporte de cargas era feito em animais, os homens que guiavam esses bichos eram conhecidos como tropeiros.

Nessa época, a alimentação desses profissionais era bastante restrita, já que eles possuíam somente alguns ingredientes para cozinhar, como o feijão, a farinha de mandioca e o toucinho. E foi da mistura desses itens básicos que surgiu a receita do feijão tropeiro, que hoje é um prato apreciado em todo Brasil e reconhecido como característico da culinária mineira.

A receita mais tradicional do prato é composta por uma mistura de feijão cozido com farinha de mandioca, ovos, linguiça, torresmo e diversas especiarias como tempero. É uma delícia!

3. Leitão à pururuca

O leitão à pururuca também é um prato tradicional da comida caipira de Minas Gerais. Embora a receita tenha sido trazida pelos portugueses, o termo ‘pururuca’ é indígena e remete ao tipo de preparo no qual a pele do porco é desidratada e frita em óleo bem quente.

Geralmente, o leitão vai ao forno ou à panela de ferro para ser assado e somente depois disso é que o óleo quente é despejado sobre a pele do porco, transformando-a numa crosta crocante que faz toda diferença no sabor da carne.

Para ficar ainda mais mineiro, o leitão costuma ser consumido com arroz branco, farofa, feijão tropeiro e couve refogada. É uma combinação e tanto!

Veja também: As 5 melhores cidades mineiras com cachoeiras

4. Tutu de feijão

Falar de culinária mineira é falar de feijão, não é? Por isso, mais um dos pratos da nossa lista é feito à base do grão. O tutu de feijão é originário da África e chegou a Minas Gerais pela mistura de culturas promovida pelo ciclo do ouro, sendo hoje uma das principais atrações da cozinha mineira.

Bastante simples, o prato leva apenas feijão preto cozido engrossado com farinha de mandioca e processado no liquidificador. A iguaria geralmente é temperada com bacon, cebola, alho e linguiça calabresa, e parece um purê. Vale a pena experimentar!

5. Ambrosia

Para fechar nossa lista optamos por uma sobremesa. A ambrosia, também conhecida como doce de ovos, é um doce muito saboroso e de preparo bastante simples, levando apenas leite, ovos, açúcar e canela. Uma excelente opção para finalizar a sua refeição!

Além das 5 delícias escolhidas para este post, a culinária mineira possui inúmeros outros pratos que merecem ser apreciados, como o frango com quiabo e o tradicional doce de leite. E, para acompanhar, nada melhor do que uma tradicional cachaça de alambique. Acredite, essas iguarias valem a sua viagem!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais, convidando os seus amigos para conhecer Minas Gerais. Você não vai se arrepender!

Veja também: Encantos do Sul de Minas: você precisa conhecer essa linda região

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This