Curiosidades

Saiba onde passar as férias e fugir do calor no verão

onde passar as ferias onde passar as ferias onde passar as ferias

Chegou a época dos feriados e, com ele, o calor forte do verão, mas não é todo mundo que curte temperaturas altas, praia e sol intenso. E se você é o tipo de pessoa que passa o ano torcendo para dar aquela esfriada e poder curtir um programa mais fresco, temos dicas de onde passar as férias! Confira!

1. Campos do Jordão – SP

Não foi à toa que Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, foi apelidada de Suíça brasileira. Além de ser uma das cidades do Sudeste mais frias durante o verão, o clima aconchegante do lugar, com uma arquitetura inspirada pelos estilos europeus e uma gastronomia de dar água na boca, é o que atrai os casais apaixonados de todas as partes do Brasil que estão tentando escapar do calor.

As temperaturas em janeiro ficam entre 10º C e 20º C, o que garante noites bem frescas, que podem ser acompanhadas de um bom vinho e uma lareira sem medo. E caso o dia esteja um pouco mais quente, um bom passeio são as cachoeiras da Ducha de Prata, um paraíso em meio a natureza.

2. Monte Verde – MG

Localizado no distrito de Camanducaia, na divisa de Minas com São Paulo, Monte Verde é uma ótima opção para quem pensa em um lugar mais íntimo onde passar as férias. A cidade tem pouco mais de 4 mil habitantes, sendo realmente movimentada pelo turismo.

O friozinho fica em torno dos 15º C no verão, o suficiente para o funcionamento de uma pista de patinação no gelo (artificial) aos finais de semana. Além disso, é claro que a culinária mineira é um charme à parte, e as belas montanhas que cercam o vilarejo vão te dar a sensação de inverno mesmo em pleno janeiro.

3. Pocinhos do Rio Verde – MG

Pocinhos do Rio Verde é um distrito pertencente à cidade de Caldas, a 30 km de Poços de Caldas. Famosas pelas águas medicinais, o balneário conta com três fontes: a Rio Verde, a Samaritana e a São José, que formam cachoeiras, cascatas e bacias d’água com tonalidade azul esmeralda, onde os banhos termais chamam a atenção do público. 

A região de clima ameno está em alta nos roteiros de ecoturismo, sendo possível fazer trilhas, passear pela vegetação exuberante e estar rodeado pelas paisagens montanhosas. As igrejas nos topos das montanhas também são destaque para os turistas, assim como os vinhos e os doces produzidos na região.

4. Blumenau – SC

Blumenau é o polo da região conhecida como Vale Europeu em Santa Catarina, local que preserva os costumes e tradições da colonização europeia. Dá para se sentir quase em uma vila alemã, com suas casinhas de telhados afiados e bem coloridas.

Para quem curte a arquitetura e a culinária germânica, a cidade é uma ótima escolha de onde passar as férias. A temperatura fica em torno dos 20º C, e o clima ameno é propício para conhecer as colônias agrícolas do em torno do Vale do Itajaí, que estão em um roteiro de compras de produtos culinários e artesanais. 

5. Gramado – RS

O Natal de Gramado pode ser o mais próximo que chegamos do Natal dos filmes aqui no Brasil. Famoso pela quantidade de luzes coloridas e atrações, o clima frio também tenta se aproximar do inverno europeu, sem garantir neve (que às vezes chega no nosso inverno!).

Localizada no topo da Serra Gaúcha, a cidade é também conhecida pela produção de chocolate, queijos, vinhos e fondues, tudo que combina perfeitamente com o friozinho.

Se você for um aventureiro, Gramado ainda abriga o primeiro parque de neve (artificial) do Brasil, o Snowland, que oferece quase todos os esportes de inverno à temperatura de – 3º C. A cidade irmã de Gramado, Canela, também é uma boa opção na mesma rota, e para os corajosos, o local dispõe cachoeiras de água congelante.

E aí, curtiu essas dicas de onde passar as férias fugindo do calor do verão? Então que tal compartilhar nas redes sociais e chamar os amigos para a próxima viagem com você?

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This