Dicas

Turista ou viajante? Os tipos de viagens que atraem cada perfil

Você sabia que existem tipos de viagens para perfis diferentes? Quando se trata de sair da sua cidade e desbravar outros territórios, você se considera um turista ou um viajante? Já vamos adiantar que não é difícil transitar entre as duas categorias ou mudar de posto entre um passeio e outro.

Independentemente do modo como você encara a sua jornada, o importante é ter uma experiência única e gratificante fora da sua rotina. Não existe melhor opção, apenas a que se encaixa melhor no seu perfil. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

Você é um turista?

Os turistas realizam atividades bastantes definidas. Em outras palavras, eles já sabem o seu roteiro inteiro antes de começar a viagem, como onde dormir, o que comer, quais locais visitar e onde tirar as melhores fotos. A busca pelo desconhecido, isto é, o que não está destacado em mapas, guias e blogs não aparece entre os seus objetivos.

Sem uma boa recomendação os turistas dificilmente vão se arriscar em festas desconhecidas, trilhas sem um guia profissional ou embarcar em ônibus sem saber muito bem o que vai encontrar no destino final. Eles são mais responsáveis e objetivos nesses pontos.

A maioria das pessoas com esse perfil costuma procurar por hotéis confortáveis, restaurantes com ótimas críticas e tirar fotos em pontos turísticos — o que é uma ótima opção para quem quer aproveitar período de férias, feriados prolongados, momentos românticos ou agradáveis momentos com grupos de amigos.

Ou seja, os turistas gostam de conhecer o que é famoso e curtir esses espaços com pessoas próximas e, assim, construir lembranças inesquecíveis.

Você é um viajante?

Os viajantes têm apenas uma meta em mente: experimentar sensações diferentes. O seu guia é escolher uma cidade, pegar um mapa e descobrir o que tem por lá.

Normalmente essas pessoas viajam sozinhas ou com apenas mais um acompanhante. Eles, na verdade, preferem trocar experiências com moradores locais e estão muito mais abertos a novas sugestões e possibilidades.

Se você se encaixa nesse perfil, o mais relevante será suas próprias descobertas. Suas refeições não serão no local mais famoso, mas aquele mais em conta ou simpático. Hospedagem também não é dilema: onde tiver uma cama ou uma rede será adequado para os momentos de descanso.

Ser um viajante não é tirar um período de férias, mas embarcar em uma jornada em outro ambiente e explorá-lo de maneira simples. Por exemplo: ir ao supermercado e comparar os produtos, saber como funciona o transporte público ou como as pessoas costumam se expressar em determinadas ocasiões.

Os viajantes se interessam em saber o que os moradores daquela região fazem para se divertir no tempo livre, ou seja, saber exatamente como é viver naquele espaço e entendê-lo. Como parte de sua vivência, eles registram fotos dos locais, objetos, artes e pessoas ao redor — quase nunca de si mesmos.

Quais são as diferenças entre turista e viajante?

Mencionamos aqui as diferenças nas sensações de cada perfil, mas também existem as distinções em valores monetários e tempo à disposição nesses tipos de viagem. Por causa dessas opções variáveis, as pessoas que se encontram em um padrão podem simplesmente mudar para o outro.

Para o turista, economia não é essencial durante a viagem, e ele procura se informar de todos os pormenores antes de embarcar em qualquer aventura. As pessoas com esse perfil, entretanto, podem viajar sem o auxílio de uma agência, por períodos mais longos e se arriscar em cidades menores, pousadas tranquilas, trilhas em montanhas, cachoeiras etc.

Do mesmo modo, um viajante pode juntar mais recursos e escolher uma hospedagem mais cômoda, visitar pontos turísticos e restaurantes cultuados em um curto espaço de tempo. Nenhum dos perfis se restringe a regras!

Já sabe qual é o seu perfil? Pense no que você mais gosta de fazer quando viaja e compare com as nossas descrições! Para ficar por dentro de mais dicas, sugestões e tipos de viagens para seus momentos de lazer, assine a nossa newsletter!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This