Muitas pessoas aproveitam o recesso para recarregar as energias e descansar depois de um período agitado e de muito trabalho.
É possível respirar ar puro, observar paisagens deslumbrantes e se esquecer completamente do estresse do cotidiano ao passar férias na natureza do Brasil. O país possui regiões naturais gigantescas e prontas para agradar todos os gostos e estilos!
Para ajudar você a selecionar o destino ideal para passar férias na natureza, elaboramos uma lista com dicas incríveis, confira:
1. Chapada dos Veadeiros (Goiás)
O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros abrange uma série de municípios do centro-oeste do país, como Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante.
A Chapada dos Veadeiros oferece um visual com paredões rochosos gigantescos, centenas de cachoeiras e natureza repleta de palmeiras Buriti. Tudo isso forma um cenário único e deslumbrante, de tirar o fôlego até dos viajantes mais experientes.
Uma viagem para a Chapada dos Veadeiros pode também agradar ao viajante que busca meditar. A cidade de Alto Paraíso de Goiás é cortada pela linha imaginária “Paralelo 14”, que também corta Machu Picchu, no Peru. Por esse motivo, essa é uma região muito procurada por exotéricos.
2. Pocinhos do Rio Verde (Caldas, Minas Gerais)
Pocinhos do Rio Verde é um bairro da cidade de Caldas, que fica no sul de Minas Gerais. O local é famoso por ser uma estância de águas termais.
As termas possuem propriedades medicinais, que trazem muitos benefícios para a saúde. Passar algum tempinho relaxando nas águas é muito agradável e essa é uma atividade que permite um contato direto com a natureza.
Além das águas termais, a cidade ainda possui montanhas charmosas, para curtir com paz e sossego, e cachoeiras que podem ser visitadas depois de uma leve trilha pela mata. Também é possível degustar e curtir as delícias da culinária típica mineira!
3. Petar (São Paulo)
O Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar, para os íntimos) está localizado no extremo sul do estado de São Paulo.
Criado em 1958, o Petar possui mais de 35 mil hectares de Mata Atlântica, que podem ser visitados durante suas férias na natureza.
Além de fazer trilhas pelas florestas, é possível explorar 12 cavernas abertas para visitação (ao todo, o Petar possui 350 grutas), mergulhar em rios e cachoeiras e ainda conhecer uma comunidade quilombola.
4. Jalapão (Tocantins)
O Parque Estadual do Jalapão é uma grande região de preservação do cerrado, com uma área maior do que os estados de Alagoas e Sergipe. O parque pode ser acessado por meio de cidades como Mateiros, localizada a 300 km de Palmas, e São Félix.
Ainda pouco explorado pelos turistas, esse é mais um destino ideal para quem quer passar férias na natureza. O parque não tem cobertura telefônica e usar celular é quase impossível por lá!
No Jalapão, é possível admirar a vista das dunas e mergulhar na Cachoeira da Formiga e no Fervedouro dos Buritis. O parque é o local ideal para se isolar do mundo e recarregar as energias em contato com a natureza.
5. São Miguel dos Milagres (Alagoas)
Se você quer passar férias na praia e ainda assim se conectar com a natureza, o destino perfeito pode ser São Miguel dos Milagres, no estado de Alagoas.
Com pouco mais de 6 mil habitantes, o povoado possui inúmeras praias de areia fofa, cercadas por um mar esverdeado, calmo, morno e cristalino.
As praias locais também são repletas de piscinas naturais, de onde é possível praticar o mergulho livre e observar animais aquáticos, recifes e pequenos bancos de corais sem a ajuda de equipamento.
Gostou de receber dicas sobre onde passar férias na natureza? Aproveite para aprender mais sobre os melhores lugares para descobrir no Brasil, durante o recesso de fim de ano!