Curiosidades

Medo de viajar? Saiba como superar e curtir mais o momento

Sabia que ter medo de viajar é mais comum do que se imagina? Pois é, apesar de cair na estrada ser o sonho de muita gente, ainda tem algumas pessoas que não sabem lidar bem com aquele friozinho na barriga, especialmente, quando se trata de uma trip sozinho. 

No entanto, podemos dizer que, quase sempre, esse medo é vencido na primeira aventura e tudo não passa de uma questão psicológica. 

Sendo assim, pensando em ajudar e incentivar você a arrumar as malas e conhecer o mundo, nós separamos algumas dicas bem legais a seguir. Vamos conferir? 

Conheça bem o seu medo 

Tem medo de viajar? Por qual motivo? Esse é o primeiro questionamento que você deve se fazer, e encontrar uma resposta é fundamental. Vamos lá! Tem gente que não suporta avião, outros que não saberiam acampar e há também quem esteja apavorado com notícias etc. 

Para isso, recomenda-se identificar, de fato, o que tem se tornado uma barreira para você e cair dentro de uma pesquisa mais profunda sobre isso, consultando outras pessoas, buscando informações locais, entre outros. 

Jamais seja pessimista 

Um dos grandes problemas de quem tem medo de viajar é que, normalmente, o pessimismo está presente antes mesmo de qualquer planejamento  “Ah, viajar sozinho é chato!” ou “Ih, mas pode acontecer isso ou aquilo no roteiro!”.

Enfim, para quem não tem experiência ou mesmo está com medo, sempre haverá barreiras para a primeira aventura e cabe a você abrir mão desses pensamentos e provar que tudo pode ser diferente e inesquecível. 

Arrume algo para se distrair 

Uma dica bastante válida, especialmente, para quem tem medo de viajar de avião, por exemplo, é se distrair de alguma forma. Você pode levar um laptop com um filme ou uma séria para assistir, um bom livro, jogos ou, simplesmente, buscar algo para fazer na própria aeronave, como caminhar, conversar um pouco com a tripulação e usufruir dos serviços oferecidos. 

Pratique a respiração 

Se você considera o medo de viajar algo mais sério e difícil de controlar, como se fosse um pânico mesmo, saiba que há certas terapias e exercícios de autocontrole que podem ajudar bastante. Em geral, eles envolvem respiração, tendo em vista que esse é um dos fatores mais importantes de se controlar em momentos de ansiedade e desespero. 

Sendo assim, pesquise na internet ou, até mesmo, procure por algum profissional para aprender algumas técnicas de respiração e pratique-as com frequência para que, se precisar, você saiba como usá-las durante certos momentos da viagem. 

Em resumo, essas são algumas dicas para quem tem medo de viajar, independentemente do motivo. Vale ressaltar, também, que um bom planejamento de viagem, com a pesquisa e a escolha do destino certo, as passagens garantidas e uma hospedagem segura e confortável são pontos fundamentais para vencer o problema e mostrar que “cair na estrada” é mais fácil e prazeroso do que você imagina. 

Curtiu o post? Quer ficar por dentro de outras dicas e incentivos para viajar com mais frequência? Então, siga a nossa página no Facebook e não perca as próximas novidades por lá!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This