Curiosidades

Por que fazer a trilha da pedra branca em Caldas – MG?

Os benefícios de se fazer uma atividade em trilha, também conhecida como trekking, sobretudo na trilha da Pedra Branca, em Minas Geras, ultrapassam a performance física. Além de contribuir para uma vida mais saudável, a prática de atividades físicas na natureza também tem efeito positivo na saúde mental.

Nesse contexto, Minas é um estado riquíssimo em biodiversidade, desde o cerrado até as belas florestas da Mata Atlântica, oferecendo paisagens magníficas para a prática de atividades outdoor — cada vez mais procuradas por pessoas que desejam uma vida mais saudável.

Confira neste post por que se aventurar na trilha da Pedra Branca, em Caldas/MG, oferece um ótimo passeio para quem deseja entrar em contato com a natureza e desfrutar de todos os benefícios que ela proporciona para o corpo e mente!

Praticar atividades na natureza contribui para a sensação de bem-estar

A prática de trilhas tem se tornado mais popular entre pessoas de todas as idades, principalmente por ser uma atividade que coloca o turista em contato direto com a natureza, por meio de caminhadas em ambiente natural nos mais variados níveis e dificuldades.

As trilhas oferecem amplos benefícios para o corpo e a mente. Como toda atividade física, auxilia na redução do peso, fortalece os músculos, melhora a resistência e estimula o corpo na produção de endorfina, conhecida por estimular a sensação de bem-estar.

Descarregar as energias negativas do cotidiano também é uma vantagem de praticar uma boa trilha, além de combater o stress e ansiedade, problemas muito comuns atualmente.

É importantíssimo, para ter melhor qualidade de vida, conhecer novos lugares, estar em contato com a natureza, contemplar toda a beleza e ter um tempo para relaxar com a família e os amigos, pois certamente as energias se renovarão para encarar a rotina.

Minas Gerais, um estado repleto de locais para a prática de trekking

O estado mineiro é privilegiado por uma natureza tão exuberante, cidades aconchegantes, além da ótima gastronomia em todas as épocas do ano. Por esses motivos, há várias trilhas com percursos maravilhosos e que atraem inúmeros turistas.

Dentre as belas cidades de Minas Gerais, há muitas que contam com ar acolhedor e ótimas opções de hospedagem e gastronomia, compondo um abrangente mix de possibilidades. Com tantas trilhas e paisagens de perder fôlego, destaca-se Caldas, no sul de Minas, que tem, na surpreendente Trilha da Pedra Branca, um diferencial da região.

Trilha da Pedra Branca, Caldas/MG

Com seus 1.800 metros de altitude e uma vista deslumbrante, a Pedra Branca atrai diversos turistas amantes da natureza e praticantes de atividades físicas, até mesmo estudantes, devido às cavernas e formações rochosas.

A Pedra Branca é uma formação rochosa de granito e é o pico mais alto do sul do estado de Minas Gerais. Uma área de proteção ambiental que abriga várias espécies de vida ­— algumas espécies somente são encontradas na região.

Considerada um dos cartões-postais do sul mineiro, a Pedra Branca é um monumento natural que vale a pena conhecer, pois oferece ao turista a oportunidade de contemplar uma fauna e flora locais muito preservadas e respirar um ar puro, ideal para relaxar e recarregar as energias.

A trilha da Pedra Branca é, sem dúvida, uma das mais famosas da região, considerada de nível leve, com aproximadamente 1 hora de subida e pode ser realizada em apenas um dia. No caminho, vale aproveitar a pequena e tranquila Cachoeira dos Duendes.

A região oferece inúmeras atrações, e o turista não pode perder a oportunidade de conhecer Pocinhos do Rio Verde e suas águas medicinais — uma excelente chance para relaxar e se hospedar no Grand Hotel, que é um hotel histórico, com conforto e qualidade na infraestrutura.

Como você pode perceber, a trilha da Pedra Branca é uma excelente opção para a qualidade de vida. Uma boa caminhada na natureza traz uma experiência única para a memória. Não se esqueça de se hidratar e se alimentar bem antes da atividade, além de, é claro, se proteger do sol.

Deu vontade de largar tudo e programar um passeio na trilha da Pedra Branca? Então, confira o nosso post com 5 trilhas imperdíveis em Minas Gerais e veja mais opções para a prática dessa atividade tão enriquecedora!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This