Curiosidades

Como é a vegetação de Minas Gerais e como favorece o turismo?

Você ama praticar atividades junto à natureza e é adepto do ecoturismo? Então, neste post, vamos apresentar algumas características únicas da vegetação de Minas Gerais e mostrar por que o estado é tão propício para o turismo de aventura e de natureza, justamente, por causa dessa biodiversidade presente. 

Sendo assim, prepare-se para as paisagens mais surpreendentes de sua vida e vamos conferir as belezas da flora de nosso estado. Podemos começar? 

Quais os principais tipos de vegetação de Minas Gerais? 

Mata Atlântica 

Entre todos os tipos de vegetação em Minas Gerais, podemos dizer que a Mata Atlântica é uma das mais presentes em boa parte do estado, especialmente nas regiões que abrangem a Serra do Mar e da Mantiqueira. 

É caracterizada pela mata densa, por rios e por cachoeiras de tamanhos inimagináveis e, consequentemente, tem um clima mais úmido e aquele friozinho perfeito para quem pretende curtir o inverno. 

Caatinga 

Mais presente no norte de Minas Gerais, a caatinga ocupa boa parte do território do estado e é considerada um bioma único no mundo inteiro, com uma variedade enorme de animais e plantas que não são encontrados em nenhum outro canto do planeta. 

Sendo assim, podemos considerá-la como um verdadeiro patrimônio nacional, o qual é marcado, basicamente, por duas estações do ano: a de chuva e a de seca. Em ambos os casos, a natureza se compromete a promover espetáculos incríveis e belos para o ecoturista se surpreender a cada instante da viagem. 

Cerrado 

Outro tipo de vegetação de Minas Gerais presente em boa parte do território é o Cerrado. Caracterizado por uma vegetação mais baixa e seca, esse cenário se destaca também por enormes paredões rochosos, quase sempre recortados por rios e quedas d’água cristalinas. 

É outro verdadeiro patrimônio nacional que deve ser preservado e explorado com consciência por quem ama e preza pela natureza exuberante e rica desse bioma. 

Por que a vegetação de Minas influencia tanto no turismo local? 

Além da gastronomia incomparável e do grande apelo histórico, Minas Gerais é um verdadeiro palco para quem ama a prática do ecoturismo. Por meio desses cenários paradisíacos, tanto a geografia quanto a vegetação local se fazem presentes em muitas atividades do turismo. 

Para se ter uma ideia, imerso nessa imensa riqueza natural, o viajante pode aproveitar desde passeios de aventura, como rapel, voo livre e trilhas, até sessões de relaxamento, como terapias e spas. Tudo em meio ao que há de mais puro e rico na flora mineira. 

Em resumo, essas foram as nossas dicas e informações úteis sobre a vegetação de Minas Gerais e sobre como ela se faz presente na rotina dos turistas que se aventuram por suas matas, rios, montanhas e cachoeiras. Isso ajuda a reforçar também que o estado, além da gastronomia única, de seus centros históricos e do povo mais simpático e receptivo do país, ainda conta com paisagens e cenários fascinantes e fabulosos para deixar sua viagem completa e inesquecível. 

Gostou do post? Se quiser ficar por dentro de outras novidades e curiosidades de nosso estado, então, não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhar as próximas dicas. 

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This