Curiosidades

Culinária mineira: conheça a história, origem e sabores!

O Estado de Minas Gerais é tradicionalmente conhecido pela mesa farta e repleta de gostosuras. Os pratos típicos carregam muita tradição e o lugar mais importante de um lar mineiro é, via de regra, a cozinha.

Como aconteceu em boa parte do Brasil, os costumes gastronômicos de Minas tiveram suas raízes na fusão de culturas que povoaram o Estado, principalmente durante os períodos de mineração de ouro e diamante.

No caso das comidas típicas de Minas Gerais, o resultado foi surpreendente e delicioso. Confira, neste post, um pouco mais sobre essa rica culinária e alguns dos saborosos pratos típicos repletos de cultura e história!

A história da culinária mineira

A formação histórica de um lugar diz muito sobre a gastronomia local, e isso não seria diferente em Minas Gerais. No Estado, o estilo da culinária que conhecemos hoje se consolidou há mais de 300 anos, na época do ciclo do ouro. 

O modo de vida da época influenciou o preparo de boa parte das receitas. Muitos homens exploravam as terras em busca de novas riquezas, enquanto outros eram responsáveis por transportá-las ao Rio de Janeiro, em longas viagens. 

Por isso, os pratos precisavam ter ingredientes fortes, para manter a energia dos viajantes, como o típico feijão-tropeiro. Além disso, a agricultura local ainda era bem primitiva, de modo que não havia uma grande variedade de ingredientes.

A improvisação, para não faltar vegetais nas receitas, incluía a taioba — uma folha deliciosa usada há séculos em diversas receitas mineiras. Mesmo depois de tantos anos e apreciada por muitos mineiros, a taioba é considerada uma PANC (planta alimentícia não convencional) no resto do país!

A origem miscigenada

A busca pelo ouro atraiu pessoas de diversas origens para Minas Gerais. Os bandeirantes paulistas, os tropeiros gaúchos, os trabalhadores braçais do norte e do nordeste e os representantes cariocas da coroa.

A possibilidade de riqueza também levou parte da nobreza e os senhores portugueses para o Estado e, com eles, muitos escravos trazidos de vários países. Essa diversidade cultural influenciou fortemente a culinária, dando origem aos grandes pratos que hoje saboreamos.

Essa miscigenação pode ser vista como a base da história da culinária mineira. Em Minas Gerais, as receitas trazidas de todos esses lugares sofreram adaptações de acordo com as limitações e os ingredientes disponíveis.

Ainda hoje, essas receitas são passadas dentro das famílias por gerações, tornando motivo para manter amigos e familiares sempre próximos para uma boa prosa, além de vivo o maior segredo da culinária mineira: o afeto e a tradição. 

O sabor de afeto e a tradição

Se você visitar Minas Gerais, prepare-se para comer uma comida bastante gostosa, pois os pratos são preparados com muito afeto. Com toda sua simplicidade, a comida típica mineira oferece pratos extremamente saborosos.

Composta por ingredientes simples, de sabor e cor marcantes, muitas vezes preparados em fogão à lenha, as comidas típicas do Estado são apreciadas por estrangeiros e turistas de diversas regiões, mantendo a gastronomia como um patrimônio cultural de Minas Gerais.

No interior, como em Pocinhos do Rio Verde, é comum que a maioria dos ingredientes venha dos próprios quintais ou de fornecedores locais, tornando os pratos ainda mais saudáveis e com um sabor caseiro incrível — características únicas que fazem o turista sempre retornar.

As receitas, passadas de geração para geração, são recheadas de história e de afeto. Não é para menos que, em Minas, você sempre encontre uma boa prosa em torno da mesa, acompanhada de pratos deliciosos e, para finalizar, um bom café com broa!

Alguns pratos deliciosos

Formada por diversos ingredientes típicos da região, com sabor e aroma intenso, são muitas as delícias da culinária mineira. Muito além do tradicional e reconhecido pão de queijo, algumas receitas típicas mostram por que Minas Gerais é o Estado mais gostoso do país!

O frango com quiabo, o tutu de feijão e a couve refogada com alho são alguns dos exemplares que não podem faltar à mesa. Também não podemos nos esquecer das sobremesas, como o famoso doce de leite caseiro, as compotas de frutas e os bolos de milho e de fubá!

Confira as 5 das melhores comidas típicas de Minas Gerais!

Frango com quiabo

O frango com quiabo tem origem indígena e é um clássico da culinária mineira. O prato se resume em um ensopado preparado da união desses dois ingredientes e se traduz em um sabor incrível que faz muito sucesso nos restaurantes das cidades.

Para garantir a originalidade e tradição, o prato pode ser preparado com frango caipira, conferindo um sabor mais apurado, bem diferente dos frangos de granja.

Tutu à mineira

O tutu à mineira é um dos pratos mais requisitados da culinária mineira. O prato é simples: o feijão é cozido, temperado e batido, geralmente no liquidificador ou à mão.

 Após ser batido, é adicionada a farinha de mandioca ou de milho até que fique pastoso. Tradicionalmente é servido com o acompanhamento de ovos cozidos e torresmo.

Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é uma herança do período colonial, em que ao feijão cozido são adicionados farinha de mandioca, carnes, couve e ovo. É considerado um prato forte, preparado para suportar longas viagens.

Essa iguaria é um dos destaques, principalmente por manter a característica tradicional sem grandes inovações ao longo dos anos. Nem precisa, pois a junção dos ingredientes já faz do tropeiro um dos pratos mais saborosos de Minas.

Leitão à pururuca

Originalmente apresentado pelos portugueses, leitão à pururuca é pedido certo nos bares e restaurantes mineiros. Seu modo de preparo tem 3 etapas: assar o leitão com pele, resfriar a superfície com gelo e, logo em seguida, lançar em óleo extremamente quente, até que a pele fique crocante e cheia de bolhas.

O sabor é único e inconfundível — o viajante que tem a oportunidade de provar essa delícia, certamente, voltará a Minas mais vezes!

Vaca atolada

Um prato simples e muito saboroso, principalmente nos dias frios. Com origens também no período colonial, é preparado com cortes simples da carne bovina cozida com mandioca, deixando a carne “atolada” no caldo com pedaços de mandioca.

Esse prato é apreciado até os dias atuais com o uso de melhores e mais macios cortes de carne.

O turismo gastronômico

O turismo gastronômico é importantíssimo para manter a cultura e características de um local. Como você já percebeu, nesse quesito Minas Gerais não deixa a desejar e oferece excelentes pratos, doces e o tradicional pão de queijo.

Apreciar o melhor das comidas típicas de Minas Gerais em uma agradável e aconchegante cidade interiorana é o ideal para quem deseja relaxar e curtir dias incríveis.

A cidade de Pocinhos do Rio Verde, localizada no sul de Minas, oferece toda a grandeza da culinária mineira. A região proporciona inúmeras atrações e, com certeza, é uma excelente oportunidade para apreciar a gastronomia de Minas Gerais.

É impossível ouvir a história da culinária desse Estado de beleza ímpar sem ficar curioso para conhecer o sabor! Já deu vontade de programar o próximo roteiro de viagem e saborear diversos pratos de comidas típicas de Minas Gerais?

Se você gostou deste post, ficou interessado por programar uma viagem gastronômica para Minas Gerais e deseja se hospedar em um lugar calmo, rodeado pela natureza para fugir do estresse do dia a dia na cidade, que tal entrar em contato conosco e saber tudo sobre nossos serviços e acomodações?

 

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

4 comentários

Deixar comentário.

Share This