Turismo

Veja 4 documentos imprescindíveis para viagem nacional!

Embarcar em uma aventura pelo Brasil é uma oportunidade incrível de descobrir novas facetas da personalidade do nosso país. No entanto, antes de colocar o pé na estrada, para que tudo dê certo, é preciso cuidar de detalhes, como os documentos para viagem nacional.

Por mais que a viagem seja feita em território nacional, ainda assim é preciso tomar certas precauções e garantias na hora de ter um documento de identificação correto, que possa ser usado caso algo aconteça.

Se você é daqueles viajantes que quer tudo feito da forma correta para evitar sustos, surpresas e imprevistos, elaboramos essa lista dos documentos para viagem nacional que devem estar preparados antes de sair de casa. Confira!

1. Documentos de identidade

Um documento de identidade é algo que todo o brasileiro tem e que ninguém deveria sair de casa sem. O RG, ou registro geral, é o mais comum. No entanto, muitas pessoas fazem essa documentação quando ainda são muito novas e não a renovam com o passar dos anos.

Antes de viajar, é bom verificar se a foto de seu RG corresponde, de certa forma, à realidade atual. Se não, uma boa dica é renová-lo na secretaria de segurança pública de seu estado para evitar problemas de identificação.

Outros documentos alternativos, que contam com sua foto, também são válidos como documento de identidade. É o caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O motorista precisa levar a CNH obrigatoriamente, e ela acaba servindo como uma identificação alternativa.

O passaporte é outro documento que acaba por servir de identidade, sendo que seu uso é mais comum em viajantes que estão indo para fora do país. Mas, se você perdeu seu RG, não tem carteira de habilitação e está sem tempo de fazer um novo documento, ele é uma boa alternativa.

Por fim, outros dois documentos brasileiros que podem servir para a sua identificação são a Carteira de Trabalho (CTPS) e a Carteira Profissional, como aquelas que são emitidas pela OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, e o CRM, Conselho Regional de Medicina.

2. Cartões de saúde

O SUS, Sistema Único de Saúde, atende pacientes de qualquer estado, nos casos de emergência. É por isso que, muitas vezes, não é necessário contratar um seguro de saúde para viajantes, sobretudo quando a viagem é feita em território nacional.

Caso aconteça qualquer emergência durante sua aventura, leve na bolsa o seu cartão SUS, com o devido número correspondente a ele. Se você tem plano de saúde, é interessante levar a sua carteirinha para evitar qualquer susto.

3. Documentos do carro

Se você vai viajar de carro e dirigir, sabe que é preciso levar a CNH. Além dela, também é preciso levar os documentos do carro, mais especificamente, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

O CRLV é de porte obrigatório, de modo que viajar sem ele pode fazer com que você leve uma multa, perca 3 pontos na carteira de motorista e acabe com o veículo aprendido até que o documento seja devidamente apresentado.

Dessa forma, antes de sair de casa com o carro, é fundamental verificar se o documento está dentro dele!

4. Cartão de embarque e passagens

Se você vai viajar de avião ou de ônibus, não esqueça de levar as passagens e o cartão de embarque, já que são eles que vão garantir que você consiga entrar na aeronave.

Para menores

Os menores de idade podem viajar somente com a certidão de nascimento ou o RG para viagens em território nacional. No Brasil, eles não precisam de autorização dos dois pais, caso estejam viajando com um deles ou com pessoas de parentesco próximo (como tios, irmãos, avós e bisavós).

Caso estejam viajando desacompanhados, esses menores precisam da autorização de ambos os pais, assinada e com firma reconhecida em cartório. Vale ressaltar que adolescentes a partir de 12 podem viajar sozinhos pelo Brasil.

Para garantir uma viagem tranquila e sem sustos, o primeiro passo é levar toda a documentação correta e precisa.

Agora que você já sabe quais são os documentos para viagem nacional, que tal ler nosso Manual do Viajante para a Viagem sem Estresse?

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This