Turismo

Vinhos de Minas Gerais: 3 vinícolas que você precisa conhecer!

Você já conhece os vinhos de Minas Gerais? Existem várias maneiras de conhecer uma mesma cidade. Em locais que produzem vinho, é possível praticar o enoturismo — atividade turística em que a viagem é baseada, principalmente, na apreciação do sabor e do aroma da bebida.

Nessas viagens, os visitantes conhecem de perto a produção dos vinhos, desde o cultivo nos vinhedos até a degustação. E o sul de Minas Gerais é uma das regiões mais tradicionais do país nessa produção, com qualidade reconhecida no mundo inteiro! Muitas dessas vinícolas estão abertas a visitação, que tal desfrutar dessa experiência única? Confira a nossa lista!

Quais vinícolas devo conhecer em Minas Gerais?

1. Luiz Porto, em Cordislândia

Maquinário italiano e tanques em aço inox fazem parte da excelente estrutura dessa vinícola. Luiz Porto, localizada na região sul de Minas Gerais, tem mais de 15 hectares de vinhedos próprios e capacidade de produzir 50 mil litros de vinho fino ao ano. Seus visitantes podem degustar, passear a cavalo pelos vinhedos e comprar garrafas das bebidas nas lojas. Para isso, é necessário realizar um agendamento.

2. Casa Geraldo, em Andradas

Uma visita guiada ajuda a entender a interessante história dessa vinícola que acompanha a mesma família a gerações.

Aqui, além de conhecer a sua estrutura e fazer a experimentação, os turistas têm a oportunidade de fazer um curso de degustação. Com duração de um dia, o objetivo é ensinar os visitantes o passo a passo para realizar a degustação, além de noções básicas sobre o cultivo da uva e a produção de vinhos.

A Casa Geraldo fica na cidade de Andradas, aos pés da Serra da Mantiqueira, e é uma das maiores do estado.

3. Estrada Real, em Três Corações

Na região cafeeira de Três Corações, também no sul mineiro, está localizada a sede da vinícola Estrada Real. O primeiro vinho da empresa, o Primeira Estrada, surpreendeu positivamente os críticos da área.

Sua produção segue um processo criterioso de qualidade, que passa desde o desenvolvimento das mudas nas videiras até o engarrafamento. A vinícola promete inovar o segmento e também aceita visitas mediante agendamento.

Por que os vinhos de Minas Gerais estão fazendo tanto sucesso?

Bom, não é por acaso que os vinhos de Minas Gerais — principalmente da região sul do estado — estejam fazendo tanto sucesso. Esse reconhecimento passa pela dupla poda, técnica desenvolvida pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).

Situada no município de Caldas, a empresa inventou a tecnologia capaz de inverter o processo de produção da videira. Isso significa que a colheita as uvas que serão utilizadas na elaboração dos vinhos acontece no inverno. Seu sucesso ainda está sendo investigado por cientistas, mas certamente contribui para a melhora da qualidade da produção mineira.

Enfim, esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a programar o roteiro da sua viagem. Sem dúvida, conhecer como são elaborados os vinhos de Minas Gerais pode ser uma experiência única, cercada de muitos sabores e aromas!

E agora, como a hospedagem é parte fundamental de uma boa viagem, entre em contato conosco e descubra todas as vantagens de escolher o Grand Hotel Pocinhos!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This