Turismo

Conheça mais sobre a arquitetura mineira e seus encantos

Não há dúvidas de que o Brasil é repleto de referências artísticas e culturais em cada espaço do nosso imenso território, não é mesmo? Entre as mais belas representações históricas, temos a arquitetura mineira, que pode ser vista e apreciada em cidades emblemáticas, como Ouro Preto, Tiradentes, Caldas, entre tantos outros municípios.

Se você está curioso para descobrir mais sobre os encantos da arquitetura mineira, continue a leitura e viaje conosco pelas maravilhosas cidades que abrigam casas e casarões inspirados nos estilos Barroco, Romântico e Colonial. Confira!

Estilo Barroco

A arquitetura mineira barroca desenvolveu-se no Brasil entre o século XVII e a primeira metade do XVIII, sendo que, da mesma maneira como aconteceu na Europa, o barroco mineiro também influenciou o desenvolvimento urbano de várias cidades.

Entre as principais características da arquitetura encontrada em igrejas, casas e edifícios de Minas Gerais, é possível destacar as seguintes:

  • linhas incomuns e irregulares;
  • movimento e extravagância;
  • proximidade do real;
  • utilização de curvas;
  • uso de abóbadas, contrafortes e arcos nas igrejas;
  • manipulação da luz;
  • mistura de escultura e pintura;
  • ideia que induz o observador a se imaginar no infinito.

Ouro Preto, fundada no início de 1698, abriga o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil. A cidade foi levantada por escravos e alguns artistas, como Aleijadinho, no apogeu do ciclo do ouro, representando um considerável acervo cultural tanto nas igrejas quanto nos museus da região.

As pessoas que visitam a cidade recebem uma verdadeira aula de história, desde a época da escravidão até o período da Inconfidência Mineira. Por isso, ganhou o título de Patrimônio da Humanidade, sendo a primeira cidade brasileira a receber essa condecoração.

Estilo Colonial

A arquitetura colonial está presente no Brasil desde 1500, ano do descobrimento pelos portugueses, até a independência, em 1822. Nesse período, os colonizadores trouxeram as correntes estilísticas da Europa para a colônia, adaptando-as aos recursos encontrados na época.

É possível identificar obras coloniais com linhas arquitetônicas renascentistas e rococós, sendo que a transição entre os estilos se fez de maneira progressiva com o passar dos séculos. O período colonial no Brasil é motivo de debate entre os especialistas até hoje.

Entre as principais características da arquitetura colonial brasileira, podemos destacar as seguintes:

  • simetria a fim de seguir o rigor métrico das construções;
  • telhados com várias inclinações para dar vazão à água da chuva;
  • colunas com o objetivo de assegurar a sustentação do telhado ao criar uma varanda na frente da casa.

Nesse sentido, Tiradentes parece ter parado no tempo, apesar de oferecer uma gastronomia sofisticada e um agitado calendário de eventos culturais que move a cidade o ano todo. A arquitetura mineira do município está repleta de referências do estilo colonial, o que faz com que os turistas sintam-se no cenário de uma novela de época.

Estilo romântico

O forte apelo nacionalista ligado à vinda da família real portuguesa ao Brasil marcou o início do romantismo. Na arquitetura, as ideias românticas são identificadas no revivalismo neogótico e no ecletismo.

A arquitetura romântica, caracterizada pelo desuso de linhas totalmente simétricas, assim como pela ordem e proporção, deixou um valioso legado artístico para a humanidade. A cidade de Caldas é muito mais do que uma estância hidromineral, pois também abriga a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, que conta com o Quadro de Anunciação à Virgem Maria em sua entrada e várias influências desse movimento vindas diretamente de Portugal durante a época de sua construção.

Além das cidades mencionadas aqui, que abrigam os vários estilos da arquitetura mineira, existem muitas outras que merecem ser visitadas pelos turistas ávidos por cultura, história e beleza. Portanto, visite Minas Gerais e encante-se pelas maravilhosas obras de arte espalhadas por toda a região!

Se você gostou do post, compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que os seus amigos possam conhecer também a riqueza do nosso país!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This