Curiosidades

Roteiro Sul de Minas: veja quais cidades você deve conhecer!

O estado mineiro é amplamente conhecido como um dos mais belos de todo o território nacional. Por aqui, é possível encontrar belezas naturais e arquitetônicas de tirar o fôlego, capazes de encantar os mais variados tipos de pessoa. Então, que tal um roteiro contemplando as cidades do sul de Minas Gerais?

A região é privilegiada: sua localização estratégica no centro do Sudeste a tornou um importante polo econômico e desenvolveu ali uma cultura diversificada. Além disso, o turismo contempla o cenário local por causa dos exuberantes municípios da área.

Caso não conheça as cidades do sul de Minas, não se preocupe! Foi pensando em você que preparamos este artigo com alguns dos principais destinos. Assim é muito mais fácil montar um roteiro de viagem inesquecível. Vamos lá? Boa leitura!

Pouso Alegre

Com quase 150 mil habitantes, Pouso Alegre fica bem no centro do Circuito de Estâncias Hidrominerais da região. A sua proximidade com o Lago de Furnas (um dos maiores lagos artificiais do mundo) atrai vários turistas.

O cartão-postal e maior símbolo da religiosidade local é a Catedral Metropolitana, que impressiona, principalmente, pelos vitrais. O Museu Histórico Municipal Tuany Toledo conta a passagem dos anos no município com arquivos do século XIX e XX. Você ainda pode aproveitar os 386 hectares do Parque Ecológico para fazer trilhas

Bueno Brandão

Localizada na região da Serra da Mantiqueira, a 180 km de São Paulo, é conhecida por muitos como “a cidade das cachoeiras” (são 33 ao todo): a dos Felix, do Mergulho, Sertãozinho I e II são algumas delas.

Logo, fica fácil perceber que por ali não faltarão belas paisagens e ótimas oportunidades para se conectar com a natureza. Inclusive, quem tem gosto por adrenalina e diversão pode realizar esportes radicais. Se quiser vistas exuberantes, não deixe de ir ao Mirante do Cristo e ao Pico da Torre.

Monte Verde

Também na Serra da Mantiqueira, é uma das mais charmosas cidades do sul de Minas, marcada pelas baixas temperaturas e clima montanhoso, pois se encontra a 1.600 metros de altitude. O ecoturismo é forte no município, com atividades como escalada, passeio de quadriciclo e arvorismo.

A arquitetura local tem origens europeias, deixando o cenário ainda mais encantador. Ótimas lojas e galerias são encontradas na Avenida Monte Verde, onde você também pode se deliciar nos restaurantes, nos quais a culinária mineira é destaque.

São Lourenço

Entre as cidades do sul de minas, essa é uma boa opção para quem quer paz e sossego. O município é conhecido por causa das fontes de água mineral. Falando nisso, aproveite uma tarde no Parque das Águas em família ou a dois com os passeios de pedalinho, banhos ou massagens relaxantes.

Outra programação local interessante é pegar o trem que em duas horas leva o passageiro até Soledade de Minas. Atente-se às datas e horários, pois a Maria Fumaça só funciona aos finais de semana

São Thomé das Letras

A história desse município é cercada de misticismos, como a alegada existência de ETs e duendes por ali. Mistérios à parte, muitas comunidades autossustentáveis estão situadas nessa localidade cujo cenário conta com grutas e cachoeiras. Que tal visitar a Igreja Matriz e contemplar a estrutura, mistura de barroco com rococó?

Também vale a pena ir ao Parque Municipal Antônio Rosa e ver a cidade toda de um famoso ponto denominado Pirâmide. Aproveite a viagem para passar de carro pela intrigante Ladeira do Amendoim e ande pelas ruas de São Thomé das Letras apreciando a arquitetura feita de pedras e o artesanato.

Gonçalves

As trilhas locais podem ser percorridas em veículos 4×4, a pé ou a cavalo, também sendo possível optar por um roteiro com canoagem, rapel e mountain bike. As cachoeiras das 7 Quedas, do Retiro, do Cruzeiro e das Luas compõem o rico cenário da região.

Os mirantes Pedra do Forno e do Serrano trazem vistas estonteantes e um profundo contato com a natureza. Gonçalves é conhecida pela produção de produtos orgânicos, sem falar da presença da típica culinária mineira nos restaurantes da cidade.

Extrema

O Parque Municipal do Jaguari é ótimo para o ecoturismo: é possível fazer trilhas, rafting e passear em jipes 4×4. Visite também a cachoeira do Salto e a Pedra das Flores, onde você tem uma vista deslumbrante.

O Santuário Santa Rita de Cássia retrata uma característica comum das cidades do sul de Minas, a religiosidade histórica. Aproveite a feira do produtor rural nas manhãs de sábado, as charmosas lojinhas e restaurantes locais, com destaque para a cerveja, a cachaça, os laticínios e o apiário.

Caldas

Situada a quase 270 km da capital paulista, o lugar é um reduto em meio à natureza: revigorante, inspirador e ótimo se você deseja fugir do estresse do dia a dia. O destaque fica por conta de Pocinhos do Rio Verde, onde fica o hotel em atividade mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos.

Esse distrito tem cachoeiras magníficas, como a dos Duendes, da Rapadura, da Saudade e a Véu das Noivas, sem falar da Cascata Antônio Monteiro. O cenário ainda é composto por Morro Grande, reserva particular onde o turista pode praticar o ecoturismo cercado pela Mata Atlântica.

Pocinhos do Rio Verde também é conhecido pelas águas termais com propriedades curativas e capazes de proporcionar bem-estar. Você pode relaxar nas fontes Samaritana, São José e também em nosso hotel, cuja estrutura oferece massagens, banhos e terapias com pedras, entre outros métodos revigorantes.

As igrejas Matriz e do Rosário trazem importantes elementos da história e arquitetura de Caldas, uma das cidades do sul de Minas mais antigas, com mais de 200 anos. Doces, queijos, vinhos e o tradicional biscoito de polvilho são atrativos da gastronomia local.

Clima e festivais

Situado em uma região montanhosa, o município é destino ideal para uma viagem romântica ou em família, estando o Grand Hotel Pocinhos totalmente alinhado com a proposta. Aproveite um fim de semana de julho para curtir o friozinho caldense e ir à Festa do Biscoito. Também tem a da Uva, que acontece em janeiro. 

Viu quantas oportunidades as cidades do sul de Minas oferecem? A forte presença de elementos históricos, a deliciosa gastronomia mineira e os belíssimos cenários tornam a região perfeita para quem deseja sair da rotina e relaxar em meio à natureza.

Gostou das dicas? Se você quiser conhecer Caldas, não deixe de entrar em contato conosco para aproveitar o melhor desta experiência.

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This