Curiosidades

Confira 5 maiores benefícios da meditação para o corpo e mente

Na loucura frenética em que vivemos, muitas pessoas têm dedicado minutos do dia a dia para meditar. Isso não é por acaso, uma vez que a prática proporciona o alinhamento entre o corpo e a mente, sendo possível desfrutar de boa disposição, tanto física quanto mental. Porém, você sabe quais são os benefícios da meditação?

O ato de meditar diariamente faz com que possamos dar plena atenção a cada momento vivido, assim como não julgar os pensamentos que vão e vêm, deixando-os fluir livremente. Além disso, a meditação é um processo que conduz o ser humano à essência natural do ser mais profundo que existe em cada um de nós.

Se você quer conhecer 5 benefícios da meditação, continue a leitura e adote o ato de meditar o quanto antes em sua vida. Confira!

1. Promove o bem-estar

Meditar é manter os olhos fechados e respirar de modo consciente, entregando-se totalmente a outro ritmo. Logo, a respiração torna-se mais leve, os batimentos cardíacos ficam menos acelerados e a mente se acalma.

Ao respirar de maneira mais profunda e consciente, o cérebro é oxigenado, a pressão sanguínea é equilibrada e a quantidade de serotonina no organismo aumenta, estimulando o bom humor e aumentando a vitalidade física e mental.

2. Diminui o estresse

A meditação pode ser silenciosa, cuja atenção deve ser voltada para a respiração. Além disso, ela é feita por meio de mantras que utiliza hinos hindus e budistas entoados repetidamente com a finalidade de promover uma conexão com as suas vibrações.

A diminuição do estresse e da ansiedade é imediata, porque, ao focar na respiração ou nos mantras, há um enfraquecimento do apego que temos com os nossos pensamentos. Portanto, nem o passado e tampouco o futuro podem atrapalhar a experiência de viver o momento presente. Por conseguinte, ficamos livres de traumas e expectativas que atormentam a mente.

3. Controla a mente

Ao praticar a meditação regularmente, você percebe como a mente fica mais clara e objetiva, o que garante melhores ideias para resolver os problemas. Isso confere mais objetividade para tomar decisões práticas do dia a dia.

Tanto os dramas quanto as neuroses e confusões mentais perdem espaço, pois a mente tende a se expandir e se atentar ao que realmente é importante. Os indivíduos que praticam a meditação com regularidade conseguem controlar a mente, desvencilhando-a das armadilhas mentais que provocam padrões de comportamento nocivos e ultrapassados.  

4. Reduz os riscos de doenças cardíacas

Um dos outros benefícios da meditação é auxiliar as pessoas a terem menos problemas cardíacos. De acordo com um estudo publicado pela American Heart Association, os indivíduos praticantes da meditação transcendental apresentam 48% menos chances de sofrerem um ataque cardíaco, pois a pressão arterial é controlada e regularizada.

5. Melhora a qualidade do sono

A meditação também favorece uma significativa melhora na qualidade do sono. Isso acontece porque, ao tranquilizar a mente, não temos a necessidade e a ansiedade de dormir preocupados com o amanhã. Além disso, a pressão arterial e os batimentos cardíacos são equilibrados, o que proporciona um melhor funcionamento do organismo.

Depois de conhecer 5 benefícios da meditação é hora de repensar os seus hábitos e começar a meditar. Experimente dez minutos por dia e aumente o tempo se achar necessário, mas não desista de dar o primeiro passo. Assim como muitas pessoas, você vai perceber, em breve, que meditar é uma atividade simples e mágica que traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental!

Gostou deste artigo? Que tal agora conhecer 4 benefícios da aromaterapia?

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This