Curiosidades

Descubra agora 4 benefícios da aromaterapia!

Já ouviu falar sobre os benefícios da aromaterapia, mas nunca praticou ou não sabe bem como ela funciona? Sem problemas! A gente resolveu preparar este post, exclusivamente, para mostrar o que é e como essa terapia relaxante é realizada, trazendo inúmeros benefícios para o nosso corpo e, claro, para a nossa mente também. 

Portanto, não pule nenhuma parte e continue com a gente até o final do texto, combinado? Então, vamos lá! 

Afinal de contas, o que é aromaterapia? 

Bom, antes de destacar os benefícios da aromaterapia, vale comentar um pouco mais sobre o que é essa prática e como ela funciona. Primeiramente, esse método faz parte de um conceito de fitoterapia e se caracteriza por tratamentos diversos a partir de aromes de ingredientes variados. Para simplificar, a técnica utiliza componentes naturais, como plantas, pedras, madeiras, ervas e óleos essenciais, com fins medicinais. 

Há todo um processo de “extração” desses óleos, que utiliza, basicamente, o vapor e o calor, possibilitando que essas essências sejam 100% puras para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal. A aromaterapia atua nos sistemas físicos do corpo, mas também está muito ligada às emoções e aos sentimentos, sendo considerada, assim, um conjunto completo de uma prática holística, medicinal e estética. 

E quais os principais benefícios da aromaterapia? 

Como já resumimos, a terapia não se limita somente a uma sessão relaxante. Ela pode ter objetivos medicinais, de curas e de tratamentos, sejam para problemas de saúde, sejam para questões estéticas e de bem-estar. Abaixo, preparamos uma pequena lista desses benefícios da aromaterapia. Confira! 

1. Combate ao estresse 

A gente sabe da correria do dia a dia e, por mais que se tente, nem sempre é possível aliviar o estresse, sem um ambiente adequado e com atividades relaxantes. A aromaterapia age, diretamente, no combate ao estresse não só pelas suas sessões tranquilas e de paz, mas também pela ação calmante que algumas folhas têm. Exemplo disso é a lavanda.

2. Melhora o humor 

Há muitos óleos essenciais que estimulam o humor! Entre eles, um bastante recomendado é o chamado May Chang que conta com elementos antidepressivos e é um dos mais usados para essa finalidade. Agora, imagine ainda poder somar a ação da aromaterapia e contemplar um espaço repleto de natureza, conforto, rios e cachoeiras? É de estampar um sorriso no rosto de qualquer um, concorda? 

3. Alivia enxaqueca e dor de cabeça 

Entre os benefícios da aromaterapia estão diversos tratamentos de dores e incômodos, o que inclui a velha e chata dor de cabeça. Também há uma infinidade de óleos para esse fim, mas vale destacar o de hortelã e pimenta que é sempre certeiro! 

4. Afasta a insônia 

Quem tem problemas para dormir, pode tentar algumas sessões de aromaterapia e, certamente, vai notar a diferença. Primeiro, porque a insônia pode estar muito ligada a ansiedade e ao estresse da cidade! Depois, porque tem certos óleos, como o de camomila, que são extremamente relaxantes e estimulam um sono mais saudável. Fica a dica! 

Enfim, esses são alguns dos infinitos benefícios da aromaterapia! Como já dissemos, o mais indicado para resultados ainda mais surpreendentes é tentando se desligar da correria da cidade e relaxando em um ambiente de paz e sossego, como em hotéisspas em meio à natureza. Tire alguns dias de descanso e renove as energias! 

Curtiu? Já praticou aromaterapia, ficou alguma dúvida ou quer deixar uma sugestão? Então, basta comentar aqui embaixo e compartilhar com a gente! 

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This