Curiosidades

O que você precisa saber sobre as montanhas do Sul de Minas?

 

Para aqueles que curtem o contato direto com a natureza, águas cristalinas, ar puro e uma pitadinha de aventura, precisam conhecer a região perfeita para a próxima viagem: as montanhas do sul de Minas!  

Tudo bem que nosso estado inteiro é repleto de muita coisa boa e de paisagens extraordinárias. Só que aqui no Sul a natureza não economizou e caprichou em cada detalhe. Por isso, a gente preparou este post para mostrar um pouco dessa terra e apresentar alguns destinos que certamente farão você arrumar as malas em breve! Vamos começar? 

Aiuruoca 

Pense naquela típica cidadezinha mineira, com uma praça simpática, casinhas coloridas e uma antiga igreja no centro. Pois bem, Aiuruoca é assim. Localizada nas montanhas do Sul de Minas, a pacata vila ainda preserva um ar rural, mas conquista, cada vez mais, os aventureiro e trilheiros de todo o Brasil. 

Isso porque a região é repleta de cachoeiras incríveis (com destaque para a dos Garcias) e um enorme vale de montanhas cheio de caminhos e trilhas. Aliás, anote aí! Quem pretende visitar Aiuruoca e aproveitar de sua natureza ao máximo, então tem que explorar a região do Vale do Matutu, uma área de preservação lindíssima e com cenários de cair o queixo. 

Baependi 

Bem perto da dica anterior, Baependi é mais uma das cidades cravadas nas montanhas do sul de Minas e com a mesma pegada rural e aventureira. Contudo, também vale destacar a importância histórica dessa vila, já que foi berço de uma importante personagem brasileira: a Nhá Chica.

A dica para quem busca mais adrenalina é se embrenhar nos caminhos da Serra do Papagaio e explorar suas diversas cachoeiras e poços de água gelada. Um dos mais buscados é o Caldeirão, que faz jus ao nome, já que os enormes paredões que cercam a cachoeira, de fato, rementem a imagem de uma gigantesca panela. É de renovar as energias! 

Caldas 

Se tem uma cidade mineira que reúne tudo de “bão” em um único lugar, esse destino se chama Caldas. Afinal, a vila bicentenária é uma mistura de muita natureza, história e uma gastronomia típica de roça, como não poderia ser diferente. Ou seja, o passeio é sempre completo. 

Em uma área privilegiada, Caldas está entre duas grandes montanhas do sul de Minas: a Serra da Pedra Branca e a Foz do Córrego do Angolinha no Rio Pardo. Ao todo, são 3 distritos que formam a cidade (Laranjeiras de Caldas, Santana de Caldas e São Pedro de Caldas), mas sem sombra de dúvidas, o destaque fica para o bairro Pocinhos do Rio Verde. Ali é uma estância hidromineral repleta de rios e piscinas naturais, dos quais já se provou que suas águas têm efeitos medicinais e terapêuticos.

Pedra do coração 

Ainda pela região de Caldas, não poderíamos deixar de destacar uma das trilhas mais legais e, cá entre nós, com o visual mais perfeito das montanhas do sul de Minas. A Pedra do Coração ganhou esse nome por causa de seu formato e, para vislumbrar a paisagem panorâmica lá de cima, o caminho pode ser feito de carro ou caminhando por seus 1.350m de altitude. O passeio ainda é contemplado com a simpática capelinha de Santa Bárbara, erguida no alto da pedra e que representa bem a influência católica na região. 

Enfim, destacamos essas lindíssimas cidades nas montanhas do sul de Minas para você incluir em seu próximo roteiro de viagem. Apesar de manterem suas origens e aquele ar pacato, é possível encontrar excelentes hotéis na região, com estruturas perfeitas para quem busca paz, sossego e conforto. Portanto, não demore a fazer as malas e venha conhecer o que há de mais gostoso em nosso estado! 

Para quem já não quer mais esperar e não vê a hora de cair na estrada, então entre em contato com a gente e venha se hospedar no hotel mais aconchegante e confortável de Caldas. Será um prazer recebê-lo!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This