Dicas

Terapia das pedras quentes: veja como funciona e quais seus benefícios!

Ela estimula o bem-estar e ajuda a aliviar o estresse causado pela rotina nas grandes cidades. Estamos falando da terapia das pedras quentes, prática utilizada em diversas culturas como ferramenta de cura e que pode ser encontrada em spas, pousadas e espaços de cuidados estéticos.

Você já ouviu falar nessa terapia? Neste post, explicamos mais sobre a técnica. Confira abaixo!

Qual a origem dessa técnica?  

A origem da terapia das pedras quentes não é bem precisa, pois foi utilizada em diversas culturas ao longo do tempo e há registros dessa técnica em várias delas. Um dos mais conhecidos e aceitos atualmente é do “livro amarelo”, obra de um imperador chinês que data de mais de 3 mil anos atrás, no qual ele teria apontado algumas técnicas para curar doenças, entre elas, a terapia das pedras quentes. Há também usos nas culturas maia, egípcia e pelos monges budistas.

Como funciona a terapia das pedras quentes?

Hoje, a terapia das pedras quentes é considerada uma mistura de massoterapia (massagem) com termoterapia (calor). As pedras são aquecidas a uma temperatura de 50°C e colocadas pelo terapeuta em pontos do corpo. Podem ser aplicadas nos chacras — centros de energia que, segundo a tradição hindu, captam e regulam a energia do nosso corpo — ou nos músculos que precisam de relaxamento. Também são utilizados óleos vegetais para a massagem. O ambiente calmo, com luz baixa e música lenta, também contribui para o relaxamento.

Quais são os principais benefícios dessa terapia?

Os benefícios da terapia das pedras quentes são resultado da combinação entre a temperatura das pedras e a pressão aplicada no corpo.

Alivia o estresse

A massagem com pedras desencadeia respostas do organismo. Uma delas é a liberação de neurotransmissores que promovem o bem-estar, como a endorfina, encefalinas e serotonina para o cérebro. Isso aumenta a sensação de felicidade e ajuda a aliviar o estresse.

Ativa a energia vital

As pedras também contêm altos níveis de energia, que ajudam a regularizar a energia vital do paciente. Só o contato do corpo com a pedra pode ajudar o organismo a reequilibrar funções e voltar para um estado de vivacidade.

Diminui o cansaço

O calor aplicado nos músculos ajuda a alcançar um estado de relaxamento, diminuindo o cansaço. Também tranquiliza o sistema nervoso, deixando o paciente descansado. 

Para quem é indicado esse tipo de terapia?

A terapia pode ser feita por pacientes em geral que queiram relaxar ou melhorar a circulação sanguínea. No entanto, é preciso observar algumas restrições. Pessoas portadoras de câncer não podem fazer a terapia, porque a aplicação de calor pode alterar a evolução da doença. Outras contraindicações são: asmáticos (o calor também pode desencadear crises), pessoas com problemas de pele em geral e gestantes, para quem não é recomendado nenhum tipo de tratamento que não for estritamente necessário, principalmente no primeiro trimestre.

Onde encontrar a terapia das pedras quentes?

A terapia das pedras quentes pode ser encontrada em spas, centros de estética voltados para o bem-estar e também em hotéis e pousadas que contam com esse serviço. Se a sua ideia é programar uma viagem de férias super-relaxante, que tal procurar uma pousada que ofereça essa técnica aos hóspedes? Com certeza você vai voltar revigorado!

Gostou deste conteúdo e quer ler mais sobre bem-estar e autocuidado? Siga nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This