Dicas

4 dicas para fazer a harmonização de vinhos

 

A harmonização de vinhos acontece quando alguém une determinado prato com uma bebida que combina perfeitamente com os sabores presentes na refeição.

Essa junção pode ser feita por um sommelier, que é um especialista em vinhos, ou por um enólogo, indivíduo que tem a degustação de vinhos e a apreciação de toda a sua gama de sabores como um de seus hobbies.

A harmonização de vinhos transforma qualquer experiência gastronômica em um momento inesquecível. Isso porque a combinação perfeita entre o prato e a bebida proporciona um sabor ainda mais impactante e delicioso, que ficará para sempre na memória.

Para fazer as melhores combinações possíveis, os especialistas utilizam as chamadas rotas de harmonização, que são divididas em afinidade, contraste e região.

Com o objetivo de aproveitar ao máximo os sabores oferecidos pelas diferentes opções de harmonização, muitas pessoas viajam para vinícolas conhecem novos destinos com base no vinho.

Se você quer começar a fazer a harmonização de vinhos nas refeições em casa, com seus amigos ou nos restaurantes, siga as sugestões abaixo!

1. Pinot Noir com cogumelos e salmão.

Os vinhos de tipo pinot noir são leves, mas têm um sabor de bastante impacto. Vão bem com pratos feitos à base de cogumelos diferentes, como um risoto de shimeji, um espaguete com cogumelo seco, massas com molho funghi e a sopa/creme de cogumelo. O pinot noir também combina com proteínas que contenham um alto teor de gordura, mas que apresentem sabor delicado, como o salmão.

2. Sauvignon blanc para saladas

Para uma entrada cheia de vegetais, como uma salada leve, a melhor opção é um vinho que permita sentir todos os sabores das verduras sem afogar o paladar com muita variedade. O sauvignon blanc é uma opção de vinho branco perfeita para acompanhar pratos leves e menus veranescos. É excelente em dias de calor porque costuma ser muito refrescante.

3. Cabernet sauvignon para carnes vermelhas

O cabernet sauvignon é um tipo de vinho encorpado, com muitos taninos e alto nível de acidez. Combina com carnes vermelhas que apresentam sabor impactante. É o caso, por exemplo, da picanha. Outra carne vermelha que vai bem com o cabernet sauvignon é a de cordeiro, que tem um sabor marcante.

O contrafilé, tão comum no dia a dia do brasileiro, pode ser servido com os vinhos do tipo Malbec. O sabor fica ainda mais harmonizado se a bebida tiver origem argentina.

4. Sobremesas com vinho do porto

Um prato doce combina com um vinho igualmente doce. Portanto, para acompanhar sobremesas e fechar uma refeição com chave de ouro, invista em um delicioso e tradicional vinho do porto. Outras opções da bebida que combinam bem com sobremesas e pratos leves são os vinhos brancos doces, como o moscatel.

Na hora de fazer a harmonização de vinhos, os detalhes podem parecer complicados e excessivos. No entanto, basta seguir algumas dicas e recomendações para conseguir uma refeição inesquecível. Afinal de contas, beber vinho é quase uma terapia!

Gostou de descobrir mais sobre as incríveis possibilidades da harmonização? Preparamos um guia completo sobre vinho com tudo o que você precisa saber para aproveitar melhor cada gota dessa bebida deliciosa e milenar!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This