Curiosidades

5 destinos de viagem para amantes de vinhos

A procura por destinos de viagem cuja maior característica é a produção de vinhos é tão forte que ganhou até um nome: enoturismo. O setor tem se fortalecido como nunca no Brasil e em alguns países da América do Sul. Há rótulos que não perdem em nada para os franceses, italianos ou californianos, só para citar alguns dos mais famosos.

Conheça agora 5 lugares imperdíveis quando o assunto é fugir da rotina e conhecer ótimos vinhos sem precisar atravessar o oceano!

Veja também: 4 dicas para aproveitar mais a gastronomia em suas viagens!

1. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

São 150 mil turistas por ano que visitam a região do Vale dos Vinhedos, localizada no sul do Brasil. Os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, que ficam na Serra Gaúcha, são os responsáveis pela região, que ocupa 82 quilômetros.

Como o próprio nome já diz, esse pedacinho do nosso Brasil é um grande produtor de vinhos e reúne mais de 30 vinícolas que oferecem passeios que unem degustação e harmonização em lugares surpreendentes. E mais: a cultura forte de imigração italiana no Vale dos Vinhedos faz com que a exploração da região seja também cultural e gastronômica. Imperdível!

2. Vale do São Francisco, Pernambuco e Bahia

A região do Vale do São Francisco fica no nordeste brasileiro, entre os estados da Bahia e Pernambuco. Ela desponta como um dos principais produtores de uva do Brasil. Tanta uva assim, só poderia dar nisso: um novo destino para o enoturismo.

Você pode se surpreender com os rótulos produzidos no Vale e que já ocupam cerca de 15% das vendas do mercado. Sem falar nas outras atrações que esse nordeste lindo tem para oferecer! Uma ótima desculpa para conhecer a região!

Veja também: Pare agora e conheça 5 delícias da culinária mineira!

 

3. Mendoza, Argentina

Não é preciso cruzar o oceano para buscar grandes produtores de vinhos. Ao norte da Argentina fica Mendoza,  encravada no meio da Cordilheira dos Andes, região que reúne as condições perfeitas para produzir um dos melhores vinhos do mundo.

São mais de 1.200 adegas! Dá para imaginar, isso? Os visitantes só ficam com uma dúvida: não sabem se voltam por causa da qualidade dos vinhos ou se pelos cenários deslumbrantes aos pés da Cordilheira.

4. Valle de Casablanca, Chile

Se você tiver planos de ir às cidades de Viña del Mar e Valparaíso, destinos bem populares entre os brasileiros que visitam o Chile, dê uma esticadinha até o Valle de Casablanca.

A região é um dos destaques da vinicultura sul-americana e reúne muitas adegas tradicionais e de beleza ímpar. Certamente, você viverá ótimos momentos nos terraços das principais vinícolas da região.

5. Caldas, Minas Gerais

Vamos finalizar os nossos destinos de viagem com outra indicação brasileiríssima? É o município mineiro de Caldas, localizado ao sul do estado.

A região conquistou recentemente o prêmio Decanter World Wine Award 2017, em Londres, organizado pela revista inglesa Decanter. O rótulo mineiro disputou com outros 17 mil vinhos. 

A cidade é um paraíso para os amantes do vinho. Bicentenária, Caldas reúne diversos atrativos que vão desde a culinária, cultura, artesanato, clima até as paisagens de montanha. Um destino incrível, com um povo hospitaleiro e, agora, com vinhos internacionalmente reconhecidos.

Conheça também o Grand Hotel Pocinhos que fica em Caldas/MG!

Quais são seus próximos destinos de viagem? Assine nossa newsletter e receba ótimas indicações. 

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This