Curiosidades

Quais os benefícios do banho com águas termais para a pele e o corpo?

Minas Gerais é cheia de riquezas naturais, arquitetônicas e históricas, com muita coisa linda para oferecer. Uma viagem pelo estado do queijo é sempre um momento de encontro com a natureza, com a culinária e com a tranquilidade. Viajar por Minas é embarcar em uma grande aventura com destino ao melhor que o Brasil tem a oferecer!

Se você quer conhecer os pontos turísticos de Minas Gerais, mas não sabe por onde começar, pensamos em algumas dicas para te ajudar nessa missão. Depois do primeiro passeio você com certeza vai querer voltar mais vezes!

1. Ouro Preto

Se você gosta de cidades históricas, Ouro Preto precisa ser sua primeira parada. Pertinho de Belo Horizonte, a apenas 100 km, a velha capital de Minas Gerais esconde segredos vindos direto do século XVIII. Seja para fazer um passeio rápido de um dia ou se aprofundar na história do período colonial do país em um tempo maior, nunca vão faltar coisas para se fazer em Ouro Preto.

Você poderá visitar uma das centenas de igrejas da cidade, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar, além de ver de perto a obra de Aleijadinho, um dos maiores escultores do período barroco brasileiro. 

O Museu da Inconfidência é um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais e fica em Ouro Preto. Ele ajuda a recontar parte da história do movimento da Inconfidência Mineira, que lutou contra a colonização portuguesa. O museu está localizado na antiga cadeia da cidade, onde Tiradentes ficou preso antes de ser morto.

Ouro Preto abriga também o Museu Casa dos Contos, que retraça a história da cobrança de impostos durante o ciclo do ouro. Com instrumentos de época, é possível ter uma grande aula de história no local.

Engana-se quem pensa que Ouro Preto é feita somente de museus. A cidade conta também com antigas minas de ouro que foram desativadas e que eram exploradas no passado. Essas minas podem ser visitadas e o turista pode ver, de perto, como era a vida na época da exploração do ouro.

Quem vai para Ouro Preto também curte a arte local na feirinha da cidade e aproveita para saborear a tradicional comida mineira. Repleta de edifícios históricos que foram tombados pelo patrimônio histórico, conhecer Ouro Preto é como visitar o passado do Brasil.

Ouro Preto também faz parte da Estrada Real, um roteiro turístico que liga a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, a Diamantina, em Minas Gerais. Essa estrada era aquela percorrida pelo ouro e pelos diamantes que saiam da região das minas em direção à antiga capital do império brasileiro. Hoje, milhares de turistas seguem o caminho da Estrada Real, em busca de aprender mais sobre um dos períodos essenciais da história nacional.

2. Brumadinho

Mais uma combinação de arrasar, se você gosta de natureza e arte, Brumadinho é uma opção inescapável. Isso porque a cidadezinha abriga o maior museu a céu aberto da América Latina, o centro de arte contemporânea Inhotim. Inhotim ocupa uma área de mais de 20 km² de matas, jardins e florestas que são interrompidas pontualmente por variadas instalações artísticas.

Provavelmente diferente de todos os museus que você já visitou, o Inhotim se parece mais com um enorme jardim botânico que também abriga, a cada passo, obras de artistas brasileiros e estrangeiros reconhecidos internacionalmente, como Tunga, Adriana Varejão, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Matthew Barney, Doug Aitken e Chris Burden.

Dentro de Inhotim, o viajante encontra diversas trilhas, que oferecem um passeio completo pelo melhor que o museu tem a oferecer. Turistas e pessoas com dificuldade de mobilidade podem alugar carrinhos, que fazem o transporte entre um ponto e outro do local.

3. Pocinhos do Rio Verde

Para dias de repouso e tranquilidade, Pocinhos do Rio Verde é o lugar ideal. O vilarejo de mil habitantes é uma estância hidromineral pertencente ao município de Caldas. O entorno agradável, repleto de montanhas, é abrigo para as cachoeiras, como a Cachoeira da Rapadura e a Cachoeira do capitão, além de rios e cascatas de água tom de esmeralda que têm propriedades curativas.

A água radioativa, alcalino-sulforosa das fontes Samaritana, Rio Verde e São José é tão especial que sua composição é, na verdade, similar às famosas águas de Vichy, na França. Sem precisar atravessar o Oceano Atlântico, o viajante que vai até Pocinhos do Rio Verde pode curtir as águas termais para recarregar as energias e ajudar na saúde da pele.

Além das águas e da natureza exuberante, quem viaja para Pocinhos do Rio Verde também pode curtir o Balneário Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta, a Capela Santa Terezinha e o Morro do Galo, o ponto mais alto do vilarejo, com mais de 1.000 metros de altura.

Pocinhos do Rio Verde se tornou um dos pontos turísticos de Minas Gerais mais conhecidos pelo ecoturismo por causa da exuberância de sua paisagem. É claro que a cidade também não deixa a desejar no quesito culinária, sendo produtora de vinhos, queijos e doces.

4. Monte Verde

Quase na fronteira entre Minas e São Paulo, Monte Verde lembra muito cidadezinhas europeias. Não só por causa do clima frio, que no inverno pode chegar a -10ºC, mas também por causa da arquitetura em madeira, com telhados pontudos e largas calçadas arborizadas. Monte Verde é uma cidade conhecida por oferecer ao viajante uma abundância de malhas e roupas de frio de alta qualidade, que podem ser adquiridas por valores que são bastante convidativos.

Além de experimentar o friozinho na frente de uma lareira, Monte Verde convida a experimentar de tudo com uma culinária muito misturada entre Minas e Europa. São chocolates, chás, doce de leite, pão de queijo, salsichas alemãs, cachaça, geleia e a torta de maçã Apfelstrudel.

5. Tiradentes

Junto com Ouro Preto, Tiradentes é mais uma cidade que abriga muita história e vários dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. A cidade é perfeita para os apaixonados por História por ser cheia de museus e atividades divertidas. Separada de Ouro Preto por uma distância de apenas 160 km, quem viaja para conhecer uma das cidades, geralmente aproveita para conhecer a outra também.

Entre os principais pontos turísticos de Tiradentes, podemos destacar a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Largo das Forras, a Casa Torta, o Museu de Sant’Ana, a Gruta Casa de Pedra e o Museu do Automóvel da Estrada Real, que abriga carros clássicos. No início do ano, o Festival de Cinema de Tiradentes é o que movimenta a cidade, atraindo atores, diretores e um público diversificado.

Gostou de conhecer mais sobre esses pontos turísticos de Minas Gerais? E falando EM Minas, impossível não falar de culinária. Então, que tal estas dicas para aproveitar mais a gastronomia nas viagens?


Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This