Curiosidades

Turismo em Minas Gerais: vá além de Ouro Preto e das cidades históricas

Quando pensamos no turismo em Minas Gerais, logo lembramos de Ouro Preto e das cidades históricas que dão fama ao estado, não é mesmo? Mas, na verdade, o turismo mineiro vai muito além disso e guarda surpresas pra lá de agradáveis. 

Passeios gastronômicos, arte contemporânea, esportes de aventura e muito contato com a natureza são apenas algumas das opções para quem quer viajar em Minas Gerais. Quer saber mais? Confira a nossa lista de sugestões abaixo!

Belo Horizonte

O passeio turístico mais famoso de BH é a visita ao complexo arquitetônico da Pampulha. Com obras paisagísticas de Burle Marx e edifícios arquitetados por Oscar Niemeyer, a região é um verdadeiro oásis para os fãs da arquitetura. 

A Praça da Liberdade é outra excelente atração para os apreciadores de belas edificações. Além dos belos jardins da praça, que oferece opções de divertimentos para pessoas de todas as idades, o complexo da Liberdade ainda conta com museus muito interessantes. 

Os amantes da arte não podem perder o passeio ao Inhotim, um museu de arte contemporânea com o maior acervo ao ar livre da América Latina.

Veja também: 

Hotéis Históricos no Brasil: Conheça os 5 mais lindos

Caldas

No Sul de Minas, a cidade de Caldas encanta os turistas com o clima agradável de montanha e as diversas opções de entretenimento e descanso. Aproveitar o melhor da culinária mineira na beira de um fogão à lenha é um dos atributos irresistíveis da cidade, além das opções de ecoturismo nas diversas cachoeiras da região.

O turista não pode deixar de conhecer Pocinhos do Rio Verde, um bairro afastado que é nacionalmente famoso por suas águas termais. Com propriedades medicinais, o balneário da região atrai turistas de todo o país em busca da cura de vários problemas, principalmente gastrointestinais.

Pocinhos do Rio Verde é uma ótima opção de destino para quem busca relaxar do dia a dia estressante! 

Veja também: 

Como chegar em Pocinhos do Rio Verde, Caldas / MG

Serra do Cipó

Há aproximadamente 1 hora e meia da capital mineira, a Serra do Cipó é um dos destinos mais procurados do país pelos fãs de ecoturismo. Com diversas cachoeiras e trilhas de intensidades diversas, o município tem atrativos para turistas de todas as idades.

Depois de um dia intenso curtindo os atrativos naturais da Serra do Cipó, o visitante pode se divertir nos diversos restaurantes da vila, incluindo uma pequena taberna com as tradicionais cachaças mineiras, curtidas com sabores variados. 

Veja também: 

Encantos do Sul de Minas: Você precisa conhecer essa região

Monte Verde

No extremo sul de Minas Gerais, Monte Verde é uma das cidades mais frias do estado. As principais atrações turísticas do destino estão ligadas às características naturais da região. Trilhas, esportes de aventura, banhos em rios e cachoeiras e uma vista de tirar o fôlego são, apenas, algumas das opções do que fazer em Monte Verde.

O frio é, sem dúvida, um grande atrativo para os turistas que querem curtir as baixas temperaturas em boa companhia. Os restaurantes de Monte verde oferecem desde a tradicional comida mineira até pratos de culinária europeia. 

Veja também: 

Como fazer uma mala funcional com roupas para lugares frios

São Roque de Minas

Entre diversos atrativos naturais e culturais, São Roque de Minas, na Região Oeste de Minas Gerais, é mais conhecida por abrigar a Serra da Canastra. Um passeio ao Parque Nacional pode propiciar experiência incríveis, como conhecer a nascente do Rio São Francisco e nadas em poços e cachoeiras incríveis.

Como não podia deixar de ser, a gastronomia também é bem forte em São Roque de Minas. Afinal, a região é berço de um dos melhores queijos do mundo, o canastra, que hoje é considerado patrimônio nacional.

O que achou de conhecer um pouco mais sobre o turismo em Minas Gerais? Se já se animou a fazer as malas e planejar a próxima viagem, confira agora mesmo o nosso artigo sobre as melhores cidades mineiras com cachoeiras!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This