Curiosidades

Manifestação cultural em Minas Gerais: conheça aqui as principais

Quem for viajar para qualquer cidade em Minas Gerais, por menor que ela seja, vai poder constatar que o estado tem uma cultura riquíssima e super diversificada. Ainda que a culinária mineira seja a manifestação cultural mais famosa Brasil afora, as festas populares, folclóricas, as crenças e as lendas que passam de geração em geração não deixam nada a desejar.

Mas, você sabe quais são essas festas e suas tradições? Venha saber mais um pouquinho sobre cada uma delas!

1. Congado

Uma das manifestações culturais mais antigas e populares de Minas é a festa do congado, também chamada de congada. É uma celebração que mistura toda as tradições de religiões africanas e católica. A padroeira da festa é a Nossa Senhora do Rosário, conhecida como santa dos escravos, mas também são festejados São Benedito e Nossa Senhora das Mercês.

A festividade ocorre em homenagem ao rei do Congo, o Chico-Rei, que teria vindo para o Brasil em um navio negreiro. Levado para Vila Rica (atual Ouro Preto), ele foi responsável pela libertação de seu filho e de outros escravos de sua comunidade. A festa envolve muita música, canto, levantamento de mastro e a coroação simbólica de Chico-Rei.

2. Festa junina

As festas de junho ocorrem no Brasil inteiro de diferentes formas, mas é em Minas que elas ganham mais destaque por incorporarem a culinária local e a estrela do mês, o milho, na festança. Tradicional do norte da Europa, as festas juninas celebram, aqui também, santos muito populares em Portugal: São João, São Pedro, São Paulo e Santo Antônio.

As roupas utilizadas para dançar a quadrilha fazem referência ao povo campestre, com clara influência nordestina. É comum acender uma fogueira para São João, fazer a dança das fitas e dançar quadrilha com passos cantados em francês (a dança foi importada da “contredance” francesa).

3. Carvalhada

Conhecida também como carnaval a cavalo, essa manifestação cultural é uma encenação da batalha entre os cristãos e os mouros pela conquista da Península Ibérica. A festa é realizada no Brasil desde o século XVII e era basicamente uma peça de teatro: cada lado se vestia de uma cor, azul e vermelho, os cavalos eram ornamentados e a cavalgada representava a guerra, remetendo aos torneios medievais.

A tradição passa de pai para filho e hoje a carvalhada acontece em várias cidades do Brasil, nos meses de junho e outubro. Os uniformes e os cavalos são cada vez mais coloridos e enfeitados, o que acaba tornando a festa uma espécie de carnaval, daí o apelido.

4. Folia de Reis

A Folia de Reis acontece entre o Natal e o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, o dia que os três Reis Magos visitaram Jesus Cristo. É a data que marca o fim das festas de Natal, e é por isso que é o dia tradicional de se retirar os enfeites natalinos e desmontar o presépio. 

A festança ocorre na rua, quando o grupo desce entoando cantos e profecias e visitando as casas das pessoas em alusão à visita dos reis. Em 2017, a Folia de Reis foi tombada como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, sendo considerada uma das celebrações mais tradicionais do estado.

E aí, curtiu conhecer sobre essas manifestações culturais mineiras? Ficou com vontade de participar de algumas delas? Então, que tal curtir nosso Facebook e não perder nossos artigos sobre Minas Gerais?

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This