Curiosidades

O que levar para trilha: confira 7 dicas práticas para iniciantes!

Vai viajar e quer aproveitar uma boa caminhada em contato com a natureza? Saiba o que levar para trilha! Nosso objetivo é a sua segurança e livrar você de alguns perrengues típicos desse tipo de experiência ao ar livre.

Existem caminhos e trajetos alternativos para pessoas das mais variadas idades, cachoeiras, lagoas e observatórios incríveis escondidos no meio da mata e em morros. No entanto, é essencial optar por rotas condizentes com o seu condicionamento físico e saber escolher os suprimentos certos para o passeio.

Por isso, listamos na sequência 7 dicas de itens importantes para você aproveitar a experiência da trilha da melhor forma possível e evitar os contratempos mais comuns durante essa atividade. Confira!

O que levar para trilha?

Se espairecer, esquecer o stress e se religar à natureza são seus objetivos, os destinos de ecoturismo são perfeitos para as suas férias, e as trilhas podem proporcionar a você esse bem-estar.

Preparação e planejamento são a base da sua organização antes de iniciar esse passeio. O ideal é você fazer um checklist — como aqueles de quando você está arrumando uma mala para viajar  para não deixar escapar nenhum item essencial. O bloco de notas está na mão? Então, vamos lá!

1. Água

Pode ser em cantil ou garrafas vendidas no mercado — mas não faça o descarte na natureza, ok? A água é essencial para sua hidratação e manutenção da temperatura corporal em nível ideal para você ir mais longe.

2. Comida

Não estamos falando de bolo e biscoito recheado, mas alimentos nutritivos como amêndoas, castanhas, nozes, frutas (as secas, inclusive), barrinhas de cereais e sanduíches mais leves. Eles são capazes de matar sua fome enquanto geram energia para você seguir caminhando.

3. Protetor solar

Esse item é essencial para trilhas e no dia a dia, ainda mais em um país tropical e com temperaturas tão altas quanto o Brasil. Se não houver sol, passe o protetor mesmo assim, afinal, quando se trata de queimadura solar, o ditado “é melhor prevenir do que remediar” faz total sentido.

4. Repelente

Tão ruim quanto se queimar no sol é ser picado por pernilongos, abelhas, formigas e tantos outros insetos existentes na natureza. A coceira incomoda, mas lembre-se: o intruso na região é você, então, esteja preparado para evitá-los.

5. Roupa adequada

Se não quiser investir em peças especialmente fabricadas para trilhas, opte pelas mais antigas avaliando quais são mais leves e permitem a você uma melhor movimentação. Analisar a absorção de suor e o material que essas roupas são feitas também contribuem para o seu melhor desempenho na atividade física em questão.

6. Calçado apropriado

Não se vai a um baile de gala de calçado esportivo, assim como não se faz trilha com sapato social. A bota de trekking é muito útil, porém, um tênis de corrida ou caminhada com a sola bem conservada e antiderrapante é o suficiente na maioria dos casos.

7. Mochila

Ela deve ser usada para carregar os itens essenciais  água, comida, protetor solar, repelente, lanterna, boné, saco de lixo, papel higiênico e até um kit de primeiros socorros, se você quiser estar mais prevenido. Atente-se para a mochila não ficar muito pesada e se tornar um empecilho.

O que levar para trilha varia conforme o caminho que será percorrido, mas neste artigo tratamos do básico para um trajeto leve e tranquilo. Lembre-se de colocar sua saúde em primeiro lugar e se informar antes de decidir fazer o passeio.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como aproveitar bons momentos em meio à natureza? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This