Curiosidades

O que é vinhoterapia e quais seus benefícios para a pele?

Nada melhor que uma bela taça de vinho para desestressar, não é mesmo? Mas, você sabia que a bebida faz bem para a pele? A vinhoterapia é um tratamento que utiliza os componentes da uva para revitalizar a cútis e deixá-la cheia de viço.

Toda essa transformação acontece graças aos polifenóis — substância encontrada na casca e na semente da uva. Esse elemento tem um alto poder antioxidante e promove hidratação, tonificação e retarda o envelhecimento da epiderme.

Quer entender melhor como funciona o tratamento e os benefícios dele para a sua pele? Continue a leitura e confira!

O que é vinhoterapia?

É um tratamento estético feito com cremes, géis, sabonetes e sais de banho compostos pelos ativos presentes na uva. A técnica surgiu em Bordeaux, região francesa referência na fabricação de vinhos.

Em 1995, Mathilde Cathiard Thomas recebeu um professor universitário na vinícola de sua família. Na ocasião, o cientista comentou que eles estavam jogando “ouro” fora ao descartar as cascas e as sementes da uva por causa dos polifenóis presente nelas.

A partir daí, Mathilde e seu marido perceberam uma oportunidade de negócio e desenvolveram uma linha de cosméticos à base de uva. Em 1999, eles criaram o termo vinhoterapia ao fundar o primeiro SPA do vinho do mundo.

Como funciona o tratamento?

Depende da área do corpo que você pretende tratar. Existem procedimentos específicos para a revitalização da pele do rosto ou do corpo. Em qualquer caso, vale lembrar que esse é um tratamento tópico, ou seja, a absorção dos polifenóis acontece por meio da pele.

Além disso, não basta comprar um vinho no supermercado e aplicá-lo na região. O procedimento precisa ser feito com cosméticos específicos para esse fim.

No entanto, nada impede você de beber uma boa taça de vinho ou suco de uva antes, durante ou depois do tratamento. A ingestão do líquido provoca relaxamento e apresenta diversas outras vantagens, como melhoria da saúde do coração, prevenção contra cânceres, redução dos sintomas da depressão, diminuição do risco de diabetes e até contribui para uma vida mais longa.

Na prática, o tratamento facial é composto pelas etapas de higienização, esfoliação, massagem e aplicação de uma máscara à base de vinho. Todos esses passos são essenciais para promover a absorção dos ativos e estimular a renovação celular.

A terapia corporal também passa por todos esses estágios. Porém, o tratamento pode incluir, ainda, massagens relaxantes ou modeladoras, banhos de imersão e bandagens com sais termodinamizantes e vinho quente.

Quais são os benefícios para a pele?

Os polifenóis combatem os radicais livres — moléculas responsáveis pela formação das rugas, manchas e flacidez. Fatores, como exposição excessiva ao sol, poluição, estresse, má alimentação e cigarro, podem contribuir ainda mais para a produção desse ativo indesejado.

As substâncias antioxidantes presentes nos cosméticos à base de vinho, agem justamente para neutralizar os malefícios dessas moléculas e melhorar o aspecto da epiderme. Os benefícios do tratamento incluem:

  • rejuvenescimento;

  • renovação celular;

  • clareamento de manchas;

  • refinamento;

  • hidratação intensa;

  • maciez e iluminação da pele.

Onde experimentar a vinhoterapia?

No geral, SPAs, clínicas de estética e grandes hotéis oferecem esse tipo de serviço. Contudo, para otimizar a experiência, você pode fazer o tratamento em cidades que são consideradas paraísos para os amantes de vinhos.

O sul de Minas Gerais, por exemplo, é referência quando o assunto é produção de uvas e vinhos. Em 2017, um rótulo elaborado no município de Caldas conquistou o prêmio Decanter World Wine Award, em Londres.

Então, por que não visitar a região para degustar a bebida e ainda usufruir dos benefícios do tratamento estético? O Balneário de Pocinhos Verde é localizado em Caldas e atrai turistas do país inteiro por causa dos rótulos internacionalmente reconhecidos e de suas águas termais e curativas.

Enfim, a vinhoterapia é um tratamento estético para recuperar o viço da pele e rejuvenescer. O Grande Hotel Pocinhos oferece essa experiência para os seus hóspedes e conta com uma infraestrutura completa para você relaxar e cuidar da sua saúde.

Que tal nos fazer uma visita? Entre em contato conosco e faça já a sua reserva para experimentar a vinhoterapia, renovar suas energias e conquistar qualidade de vida!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This