Curiosidades

Cansaço excessivo? Veja 3 formas de desestressar

Se você lida com cansaço excessivo em seu dia a dia, saiba que isso pode ser um sintoma de estresse. Com a correria e as obrigações que enfrentamos no cotidiano, tem se tornado cada vez mais comum apresentar sinais de que algo está errado com nosso emocional.

O estresse é, atualmente, considerado por especialistas como o mal do século. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial é acometida por esse problema. Já no Brasil, os números beiram os 70% e, além disso, é o país com a maior taxa de ansiedade do planeta.

Pensando nisso, preparamos um post com dicas importantes para que você possa se livrar de todo esse estresse e melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, falaremos sobre como é possível identificar os sintomas desse problema. Boa leitura!

Quais são os principais sintomas do estresse?

Embora não seja considerado como uma doença, o estresse é a porta de entrada para que diversas enfermidades se instalem em nosso organismo. Afinal, ele fragiliza nosso sistema imunológico e causa vários prejuízos no funcionamento dos órgãos. Por conta disso, produz sintomas físicos e emocionais, que incluem:

  • ansiedade;
  • angústia;
  • sensação de culpa;
  • preocupação;
  • cansaço excessivo;
  • falta de energia;
  • problemas de concentração;
  • falhas na memória;
  • insônia;
  • problemas cardíacos;
  • problemas estomacais;
  • dores de cabeça;
  • alergias;
  • dores musculares;
  • queda de cabelo;
  • acne;
  • dificuldade em tomar decisões.

Como podemos nos livrar do cansaço excessivo?

Já deu para perceber que o estresse afeta o nosso organismo de diversos modos, certo? Por isso, se livrar desse problema é indispensável para a nossa saúde e qualidade de vida. Confira algumas dicas para tornar isso possível:

1. Se exercite

Os benefícios da prática de exercícios físicos para a saúde são largamente conhecidos. Eles auxiliam na promoção da saúde cardiovascular e na redução do risco de problemas como a diabetes, por exemplo. No entanto, as vantagens não param por aí, e se movimentar pode ter um impacto positivo sobre o estresse.

A razão para isso é a produção de endorfina — uma substância que possui a capacidade de aumentar a sensação de bem-estar — pelo cérebro. Ela é produzida durante os exercícios e sua liberação na corrente sanguínea promove o relaxamento físico e emocional.

2. Cuide de sua alimentação

Em meio a correria, é fácil se descuidar da alimentação. Algumas pessoas, inclusive, se esquecem completamente de comer. Infelizmente, isso causa problemas a longo prazo e pode nos deixar ainda mais cansados.

Para ter energia e combater o estresse de forma eficaz, é essencial se alimentar de forma balanceada e equilibrada, respeitando o seu corpo e fazendo pequenas refeições ao longo do dia. Além disso, podemos optar por alimentos que combatem a ansiedade, como queijos, cereais, frutas e chocolates meio-amargos.

3. Planeje uma viagem para o interior

Se afastar do clima caótico da cidade grande e fugir para o interior pode ser exatamente aquilo que você precisa para relaxar. Entrar em contato com a natureza e sentir o característico cheirinho de mato ajuda a reduzir os níveis de estresse, segundo pesquisas realizadas por especialistas japoneses.

Por isso, se desligar dos problemas, planejar uma viagem para recarregar as energias e se conectar com você mesmo e o mundo ao seu redor, é uma das maneiras mais eficientes de combater o estresse.

Agora que você viu que é possível se livrar do cansaço excessivo e de outros sintomas relacionados ao estresse causado pelo dia a dia, o que está esperando? Comece o quanto antes a mudar os seus hábitos e planeje uma viagem para desestressar!

Para saber exatamente como fazer isso e não estressar de jeito nenhum, baixe nosso Manual do Viajante: os 10 Mandamentos para uma Viagem sem Estresse!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This