Curiosidades

6 tipos de viagens: encontre o seu favorito

Quer alívio melhor do que as férias? Até mesmo o tempinho disponível para preparar já é uma folga em meio à rotina turbulenta que vivemos. Mas, com tantos tipos de viagens disponíveis, nem sempre é fácil escolher o roteiro.

Então, se chegou a hora da decisão e você está sem um norte, lembre-se de que a sua opção deve respeitar seu estilo físico e pessoal. Entre as opções, avalie o destino e pense em seu estado de espírito agora para, a partir disso, determinar o que procura em sua próxima trip.

Preparado? Então, pegue sua mala e embarque nos tipos de viagens que temos para mostrar!  

1. Mochilão

Talvez, essa seja a maior aventura em termos de viagem sozinho que você pode conhecer.

Já é tendência, principalmente entre o público jovem, traçar um destino e partir em busca de conhecer lugares apenas com uma mochila nas costas, dormindo em hostels ou quartos alugados.

O maior conforto em quem busca esse tipo de passeio é a rua, com suas paisagens e desafios. O luxo, aqui, está na experiência.

2. Turismo cultural

Para quem quer conhecer a fundo qualquer lugar, essa é a escolha certa.

Sempre é tempo de aprender mais sobre a vivência, história ou curiosidades específicas do lugar. Aqui, vale desde os destinos mais conhecidos até pequenas regiões pouco exploradas. Há sempre algo interessante para apreciar.

Tipos de viagens como essa combinam muito com viajantes mais experientes, pois nesse roteiro entram visitas a museus, parques e monumentos históricos, ou mesmo passeios para conhecer um safári. Os perfis mais jovens tendem a achar essa opção cansativa.

Para combinar ainda mais com o passeio, uma opção legal é procurar por hotéis ou casas antigas que ofereçam um descanso peculiar.

3. Rotas gastronômicas

Uma combinação perfeita para o turismo cultural são as viagens para conhecer rotas gastronômicas. As cidades contam histórias e é encantador aprender mais pela comida e seus sabores.

A dica é procurar por lugares próximos que contam com uma diversidade de sabores, desde uma alimentação mais elaborada ao bom e velho arroz com feijão.

Uma boa alternativa é conhecer a região mineira, que tem uma enorme produção de queijos premiados por todo o mundo. Quer agregar histórias e sabores em uma única viagem? Então, não vale contar calorias, é preciso aproveitar.

4. Ecoturismo

Com esse tipo de viagem, é possível fazer passeios para relaxar e se aventurar. De qualquer forma, o contato com a natureza é sempre maravilhoso.

No ecoturismo, você precisa estar preparado para a superação. Afinal, você estará 100% conectado com a natureza durante o passeio, incluindo o deslocamento por trilhas, banhos de cachoeira ou rio, alimentação por pesca e hospedagem em barraca.

Dependendo do seu perfil, não é a viagem que vai querer fazer em todas as férias. Mas, para se descobrir, é importante passar por essa experiência ao menos uma vez. A recompensa de respirar ar puro e ver o nascer e o pôr do sol vai fazer cada esforço valer a pena.

5. Excursão

Viagens em grupo não têm idade, mas dizem respeito ao estado de espírito. Afinal, não é sempre que estamos com disposição para o agito que o time pode proporcionar.

Se você é do tipo que prefere férias para descanso, pode deixar essa opção para um final de semana ou feriado. A fuga da rotina permite que você conheça um lugar novo e se divirta com os amigos.

6. Descanso 

Se você está em busca de uns dias para descanso, uma viagem a dois  ou mesmo só  está entre as melhores opções.

Um momento de pausa pode ser também incluído nas viagens gastronômicas, culturais ou, até mesmo, no contato com a natureza. Mas, ao invés de dormir em uma barraca como o ecoturismo sugere, procure por hotéis aconchegantes no meio da floresta. Imagine dormir em uma cama confortável e acordar com canto de passarinhos!

Para cada perfil uma opção de viagem, mas para todos, pelo menos por uma vez, é legal se aventurar e conhecer outros destinos e tipos de viagens. O importante é se desligar da rotina e aproveitar um bom passeio.

Precisando de mais motivos para viajar? Veja essas dicas que preparamos para você!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This