Turismo

Viajar é preciso! 10 motivos para viajar mais e descansar a mente

Para quem está cansado do trabalho ou deseja sair um pouco da rotina, nada é melhor do que conhecer novos lugares e viver experiências diferentes, não é mesmo? Pois é, viajar é preciso!

Ir para outro lugar nos permite conhecer outras pessoas, abrir nossa mente para o desconhecido e até nos conhecer mais. Pensando nisso, neste texto vamos listar alguns motivos pelos quais viajar mais e descansar a mente podem ser uma ótima escolha para você! Continue a leitura e confira:

1. Sair da rotina

Uma das vantagens aproveitadas por quem ama viajar é a possibilidade de sair um pouco da rotina.

Para quem mora na cidade grande, por exemplo, conhecer o interior do Brasil e ficar próximo à natureza é uma ótima opção, que pode ajudar a relaxar e desconectar a mente do trabalho e dos problemas do cotidiano. É possível combater o estresse e a ansiedade de forma saudável, e voltar para casa revigorado, pronto para fazer um bom trabalho.

Um dos motivos pelos quais as pessoas amam viajar é a possibilidade de sair um pouco da rotina. Para quem mora na cidade grande, conhecer o interior do Brasil e ficar próximo à natureza é uma ótima opção, que pode te ajudar a relaxar e desconectar a mente do trabalho e dos problemas do cotidiano.

Dessa forma, é possível combater o estresse e a ansiedade de forma saudável e eficiente, e voltar para casa revigorado e com muitas histórias para contar.

Veja também: 5 cidades mineiras para conhecer e sair da rotina

2. Mudar sua visão de mundo

Nós sempre voltamos de uma viagem transformados. A razão para isso é que, às vezes, ficamos tão presos ao que já conhecemos que nos esquecemos de que existe um mundo lá fora, cheio de pessoas, pensamentos e culturas diferentes de nós.

Por isso, visitar um lugar diferente e ter novas experiências pode transformar a sua visão de mundo e te proporcionar mais empatia com outras pessoas e culturas — transformando até a sua forma de ver a si próprio.

3. Ter mais tempo para você

Viagens são sempre impulsionadas pela busca do desconhecido, mas também são uma jornada para dentro de nós mesmos.

A correria e o estresse do cotidiano, muitas vezes, não nos permitem ter o tempo necessário para pensar sobre nossa vida, sonhos e metas. Assim, distanciar-se um pouco dos problemas e descansar a mente pode te ajudar a compreender o que te faz feliz e o que você quer para o futuro, melhorando o seu autoconhecimento.

Veja também: Lugares no Brasil e no mundo para meditar

4. Aproveitar novas experiências

Um dos maiores acréscimos que uma viagem pode te proporcionar é a vivência de novas situações, como experimentar um novo prato, conhecer um lugar que você nunca imaginou visitar ou praticar um novo esporte, por exemplo.

Tudo o que o local em que você está tem para te oferecer de novo pode (e deve) ser aproveitado ao máximo. Até porque são nossas experiências que nos fazem ser quem somos — e, com certeza, tudo o que você vivenciar em uma viagem contribuirá positivamente para sua vida.

5. Conectar-se com a natureza

Muitas vezes, estamos tão acostumados com o ambiente em que vivemos que acabamos nos esquecendo do quanto é importante se conectar com a natureza. Por isso, viajar para lugares com ambientes naturais é essencial para quem deseja descansar o corpo e a mente.

Afinal, caminhar em meio a árvores e plantas, mergulhar em rios e cachoeiras e ver um novo cenário são experiências únicas e inesquecíveis, que colaboram muito para nossa saúde mental e corporal, melhorando aos poucos nossa qualidade de vida.

6. Criar memórias

Algumas das melhores memórias que você vai ter ao longo da vida, provavelmente, serão de viagens. Ainda mais se essas viagens forem com amigos! Com certeza, você vai viver coisas diferentes, que vão ficar em um lugar especial da sua mente para sempre.

Em outras palavras, viajar é preciso para lembrar! Ao voltar para casa, você não só terá um monte de histórias para contar aos seus amigos — coisas maravilhosas, aventuras, passeios…. e tudo que não deu certo! —, mas também terá aumentado consideravelmente o seu acervo de recordações.

E não há nada melhor do que, depois de anos de uma viagem, juntar-se com as pessoas que viajaram com você e ficar relembrando os casos, rindo de tudo que se passou naquela época!

7. Melhorar o relacionamento

Uma viagem a dois pode ser o momento certo para resolver os desgastes da relação e renovar os votos de confiança e a vontade de ficar junto. Passar um tempo longe de tudo sempre ajuda a elucidar o que pode estar criando problema entre um casal, sendo um momento propício para discutir e encontrar soluções.

É claro que, se o relacionamento estiver muito bom, a viagem pode ser melhor ainda, pois vocês vão passar por momentos especiais juntos e se divertir bastante, além de criar lembranças para o resto da vida.

8. Vivenciar uma nova cultura

Viajar é preciso porque conhecer é preciso. Um novo lugar sempre vai te possibilitar descobrir coisas novas.

Mesmo uma cidade pertinho da sua pode ter práticas completamente diferentes — talvez uma forma nova de lidar com a natureza, uma comida típica ou um trabalho que faz parte da vivência do lugar. Por isso, quando viajar, procure não ficar restrito aos programas tradicionais de turistas.

Tente conhecer moradores locais que possam te dar uma ideia de como é a vida e a cultura daquele lugar, mostrando roteiros fora dos guias ou te contando segredos que só que habita lá há muito tempo saberia contar. Sem dúvida, você vai aproveitar bem mais a viagem dessa forma.

9. Fazer novos amigos

Se você está em um local turístico, pode ter certeza de que vai encontrar mais gente como você. Talvez no hotel, hostel, ou mesmo em um bar na beirada da praia… e esse é o momento perfeito para conhecer gente nova e combinar de aproveitar aquilo juntos.

Alguns passeios, inclusive, podem ser bem mais interessantes se forem feitos em conjunto. Então, principalmente se você estiver viajando sozinho, procure conversar com outras pessoas e encontrar coisas em comum.

Pode ser que você faça um amigo não só para a viagem, mas para a vida toda!

10. Aumentar a autoconfiança

Planejar uma viagem sozinho pode ser difícil. Custa caro e leva tempo. Ainda assim, conseguir executá-la vai te trazer uma grande dose de confiança em si mesmo. Nada melhor do que fazer metas e conseguir cumpri-las, não é mesmo?

Pode ser que não saia exatamente como planejamos, mas os imprevistos sempre fazem parte do roteiro de uma viagem — na verdade, podem torná-la mais interessante ainda.

Então, se você nunca viajou sozinho, experimente! Amigos ou familiares podem fazer falta quando você ver um lugar legal e lembrar que queria compartilhar com eles, mas você terá outros ganhos, como descobrir mais sobre si mesmo.

Como vimos, os motivos para viajar são muitos, assim como as formas pelas quais uma viagem pode contribuir para o nosso crescimento pessoal e nos proporcionar novas experiências. Por isso, é sempre bom fazer planos para sair da rotina e conhecer novos ambientes.

Só não se esqueça de que é importante planejar bem o seu roteiro, e escolher um hotel que possa te orientar e te auxiliar no que for necessário.

Enfim, entendeu por que viajar é preciso? Agora, se gostou deste post, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e planeje com os seus amigos a próxima viagem!

 

Gostou da nossa lista de motivos para viajar? Então assine a nossa newsletter e receba sempre nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Veja também: Ecoturismo: razões para de desligar da cidade e aproveitar a natureza

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This