Turismo

Ecoturismo: 5 razões para se desligar da cidade e relaxar em meio à natureza

Já está cansado da vida na cidade grande e da rotina do trabalho? Talvez, seja a hora de encontrar um lugar tranquilo para descansar a mente e o corpo, esquecer os problemas e aproveitar a calma da natureza.

Para isso, nada melhor que o ecoturismo no interior do Brasil, que permite desfrutar os cenários lindos e paradisíacos que o clima tropical oferece.

Além de proporcionar momentos para relaxar, o turismo em ambientes naturais proporciona uma ampla variedade de lugares para visitar, como piscinas naturais térmicas e cachoeiras, e atividades que promovem um maior contato com a natureza, como trilhas, passeios em parques e esportes radicais.

Ficou interessado? Acompanhe, abaixo, 5 boas razões para aproveitar o ecoturismo e curtir ao ar livre!

1. O distanciamento da rotina é revigorante

Mesmo para quem gosta de viver na cidade grande, o trânsito, as filas, a correria e o cotidiano de trabalho intenso, às vezes, podem ser bem cansativos.

Por isso, é sempre saudável e revigorante nos distanciarmos um pouco do que estamos acostumados e experimentarmos justamente o oposto: a calma, a tranquilidade, o silêncio e o ar puro.

Viajar e entrar em contato com os ecossistemas e a riquíssima flora brasileira é uma das formas mais prazerosas de sair da rotina estressante da cidade grande e recarregar as energias.

Veja também: O que é termalismo e quais são seus benefícios?

2. O contato com a natureza diminui o estresse

O bem-estar gerado pelo ar puro, pela vegetação e pela calma da natureza vai muito além de uma impressão pessoal.

Diversas pesquisas mostram que o contato com ambientes naturais pode melhorar o humor e a memória, além de diminuir o estresse e as chances de desenvolver doenças como a depressão e a ansiedade.

Veja também: 5 Motivos para Viajar Mais e Descansar a Mente!

3. O turismo natural pode melhorar a saúde física

Além de ajudar em diversos aspectos da sua saúde mental, o ecoturismo também beneficia a saúde física. Respirar o ar puro, por exemplo, pode colaborar para a diminuição da pressão arterial, melhorando o sistema respiratório e circulatório.

A prática de exercícios ao ar livre, como caminhadas, também pode contribuir para o aumento de vitamina D, responsável por diversas funções no corpo humano, como a absorção de cálcio.

Veja também: As melhores cidades mineiras com cachoeiras

4. O relaxamento aumenta o autoconhecimento

Às vezes, ficamos tão perdidos em meio aos nossos afazeres que não temos tempo para pensar em nós mesmos ou para refletir sobre as coisas que realmente importam em nossas vidas.

Nesses momentos, a calma da natureza pode nos ajudar a reconhecer o real tamanho dos nossos problemas e enxergar que existe algo maior e que a vida é muito mais do que a nossa rotina.

Esse processo ajuda na reflexão sobre o que somos e o que queremos e pode promover importantes descobertas de autoconhecimento.

Veja também: Lugares no Brasil e no mundo para meditar

5. O ecoturismo gera benefícios duradouros

O ecoturismo não proporciona benefícios apenas durante a sua viagem. O distanciamento das nossas tarefas diárias e do excesso de estímulos promovido pela cidade grande pode ajudar o cérebro a ter mais foco e melhorar a nossa tomada de decisões.

Além disso, o turismo pela natureza pode mudar a nossa visão de mundo, fazendo-nos perceber que o que realmente importa na vida são as coisas simples, e não o luxo e o consumismo que vemos nas cidades.

Quando voltar para a sua rotina, você ainda se sentirá revigorado e pronto para seguir em frente com a mente mais limpa e vendo as coisas com mais clareza.

As vantagens do ecoturismo são inúmeras, e esse tipo de viagem certamente vai trazer experiências únicas e inesquecíveis para você. Vale lembrar, por fim, a importância da escolha do hotel em que você vai se hospedar, pois isso terá uma influência enorme na sua vivência da natureza.

Uma ótima opção para esse tipo de turismo é o escolher um local no interior de Minas Gerais, que é uma região repleta de belas paisagens, cachoeiras, vegetação natural e locais para relaxar.

Gostou dos nossos motivos para se distanciar da cidade e descobrir os encantos do ecoturismo? Não se esqueça de deixar um comentário com as suas impressões!

Veja também: 5 cidades mineiras que você precisa conhecer para fugir da rotina

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This