Curiosidades

Viagem gastronômica: onde ir para apreciar as delícias de Minas Gerais?

Entre os tipos de turismo, a viagem gastronômica é a oportunidade perfeita para experimentar sabores clássicos da culinária local. Além de degustar os diferentes pratos, o turismo gastronômico proporciona também uma aproximação com a bagagem cultural do destino, já que ao optar por esse tipo de passeio há a oportunidade de visitar fazendas e conhecer  a produção dos alimentos de perto.

Você sabia que além do famoso pão de queijo de Minas, o estado é premiado por outras iguarias maravilhosas, como queijos, vinhos e café? Aprenda mais sobre as delícias de uma viagem gastronômica, as opções de lugares para conhecer em Minas Gerais e planeje seu próximo passeio a dois. Continue a leitura.

Tiradentes

Uma cidade histórica que, além da gastronomia diferenciada, que oferece cervejas artesanais e feijão tropeiro, é uma excelente parada para uma viagem gastronômica a dois.

Em Tiradentes, você pode conhecer mais sobre as obras de Aleijadinho e se aprofundar nos aspectos culturais da cidade. Uma de suas principais atrações é o Festival de Cultura e Gastronomia, um pacote completo para uma viagem de um final de semana prolongado, por exemplo. 

Araxá

A famosa cidade das águas termais também é conhecida por seus doces em compotas. A estrela é a ambrosia, mas você também não pode deixar de experimentar as de figo em calda, queijadinha e goiabadas cremosas.

Em Araxá também acontece o Festival de Cultura e Gastronomia, há 369 quilômetros de Belo Horizonte. Nele, você experimenta a culinária de chefs renomados e ainda pode  fazer um workshop de gastronomia durante a sua viagem.

Caldas

Cachoeiras e trilhas, cidadezinha tranquila e muita cultura para conhecer, Caldas também é um destino incrível para uma viagem gastronômica.

Festa da Uva

Considerada a segunda maior cidade em produção de uvas do Sul de Minas, o que não faltam são grandes vinícolas para serem exploradas, além de diferentes doces feitos com a uva local. 

O ano já começa com festa na cidade bicentenária de Caldas, que comemora há 50 anos a Festa da Uva, sempre no mês de janeiro. A tradicional festa da cidade conta com milhares de turistas dispostos a participarem das diversas atrações que o evento disponibiliza.  

O legado em uvas e vinhos em Caldas é tão forte que o município foi um dos três primeiros do país a criar um centro especial de pesquisas em vinhos. Do Campo Experimental da Epamig saem diversos estudos sobre o plantio e colheita das uvas. Isso significa que a qualidade no preparo é garantida! Os vinhos produzidos em Caldas já receberam premiações, como o Decanter World Wine Award 2017, em Londres.  

Festa do Biscoito

Em Caldas, além das uvas, quitandas caseiras são nacionalmente conhecidas por suas broas e biscoitos de polvilho. Essas iguarias são tão apreciadas que o município recebe, há 29 anos, a Festa do Biscoito. 

Durante todos os finais de semana do mês de junho, a cidade de Caldas realiza a Festa do Biscoito. O evento oferece muita cultura, diferentes sabores, artesanatos e shows para os turistas.

O principal biscoito produzido pelas mais de vinte famílias participantes da festa é o biscoito de polvilho, em suas diferentes versões. Alguns são assados, outros fritos —  tudo para encantar os turistas que passam por lá.

Com tantas opções, você vai precisar de mais de uma viagem gastronômica para apreciar tantas quitandas caseiras, então comece a planejar suas próximas férias agora mesmo!

O que achou deste post? A gente espera que ele tenha isso relevante para você. Aproveite a visita ao nosso site e dessas dicas, temos aqui mais algumas tradições da culinária mineira, confira!.

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This