Curiosidades

Doces típicos de Minas Gerais: veja quais você precisa provar!

O que vem à sua mente quando pensa em Minas Gerais? A culinária é certamente um dos principais atrativos do estado. A gastronomia mineira, que abriga receitas como feijão-tropeiro e frango com quiabo, é uma das mais ricas do país. Entre tantas delícias, os doces típicos de Minas Gerais conquistam o paladar de visitantes do mundo inteiro.

As iguarias podem ser encontradas em todas as cidades mineiras. Entretanto, alguns municípios ganham fama pelo seu doce típico. Preparamos uma lista com doces maravilhosos que você não pode deixar de experimentar.

Pé de moleque

A cidade de Piranguinho, no sul de Minas, é reconhecida pela tradicional receita de pé de moleque. O quitute pode ser encontrado facilmente nas diversas barracas coloridas da BR-459, que corta o município. A sobremesa, cujo ingrediente principal é o amendoim torrado, tem presença garantida nas festas juninas.

Doce de leite de nata suíça

Também no sul mineiro, na cidade de Machado, nasceu outra iguaria: o doce de leite com nata. Criada pela empresa familiar Reserva de Minas há mais de 80 anos, a receita leva menos açúcar e confere um sabor mais suave ao doce.

Pé de moça

O pé de moça é outro doce que arranca suspiros dos turistas e moradores de Minas Gerais. Como o pé de moleque, a iguaria também é feita à base de amendoim. A principal diferença é a presença de leite condensado, que torna a textura parecida com a de um brigadeiro.

Goiabada

A deliciosa goiabada é um verdadeiro clássico do estado. É quase impossível visitar Minas Gerais e não comer o famoso queijo com goiabada, também conhecido como Romeu e Julieta. A união foi criada no período colonial, no sul de Minas, e é um dos doces mais tradicionais da região.

Doce de abóbora com coco

O doce de abóbora com pedaços de coco é uma das principais iguarias de Poços de Caldas, onde a receita passa de geração em geração. Uma empresa da região conseguiu bater um recorde ao produzir o maior doce de abóbora com coco do Brasil.

Doce de leite

Minas é uma referência nacional quando o assunto é doce de leite. Ele pode ser encontrado em barra, em creme, com a cor mais clara ou mais escura, entre outras variações. São Sebastião do Paraíso e Alfenas, que ficam na região sul do estado, são cidades que contam com empresas renomadas na fabricação da iguaria.

Doce de mamão

Nem tão conhecido quanto o doce de leite, mas igualmente delicioso, o doce de mamão também é típico de Minas. É comum encontrar compotas com o doce caseiro na região da Serra da Mantiqueira.

Doce de laranja

O doce preparado da laranja azeda, também conhecido como laranja da terra, também é muito tradicional no sul mineiro. O doce é servido em calda e pode ser consumido com um pouco de creme de leite ou até mesmo uma bola de sorvete.

Ficou com água na boca? É difícil não ficar com vontade de experimentar os doces típicos de Minas Gerais. Como você deve ter notado, todos os doces citados são fabricados com primor no sul de Minas. O turismo gastronômico dessa região é extremamente importante, movimenta as cidades e atrai visitantes do mundo inteiro.

Se quiser saber mais sobre o assunto, é só fazer o download gratuito do nosso e-book “Saiba tudo sobre o turismo gastronômico em Minas Gerais!”. Até a próxima!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This