Turismo

Fique por dentro das 5 festas mais populares de Minas Gerais

Se as festas já são motivo de alegria, as festas populares de Minas Gerais vão além e deixam no coração uma impressão gostosa de hospitalidade e aconchego, trazendo encantamento e emoção em um país cheio de diversidade.

O Estado de Minas tem o costume peculiar de realizar festas típicas e receber as pessoas com muito carinho, proporcionando experiências únicas, em suas cidades de comportamento tranquilo, belas paisagens e gastronomia espetacular.

Selecionamos para compor este post, 5 das festas mais populares de Minas Gerais, para que durante sua passagem pelas cidades mineiras você possa participar e levar na bagagem muitas histórias sobre a cultura do nosso Estado. Boa viagem!

Por que participar das festas populares de Minas Gerais?

A riqueza das cidades mineiras está na preservação da cultura e no “jeitinho” pacato de um povo sempre alegre e disponível que se esmera para apresentar o que o Estado tem de melhor para quem chega.

As festas populares enchem de orgulho o coração mineiro e é por isso que você precisa conferir de perto essas maravilhas. Conheça as características de cada festa e tome nota das datas de realização para você não ficar de fora!

1. Festa do Biscoito

A tradicional festa realizada em Caldas é palco de exposições de artesanatos, iguarias mineiras, culinária típica, espetáculos de dança e música de boa qualidade, sem contar, claro, com o dono do evento — o delicioso biscoito de polvilho — que ganhou roupagem nova ao longo dos anos e pode ser recheado com diversos sabores.

A festa acontece há mais de vinte anos em três finais de semana do mês de julho, no Parque Balneário Dr. Reinaldo Pimenta de Oliveira, no bairro de Pocinhos do Rio Verde. Saia da rotina e venha conferir com a certeza de viver momentos de descontração e alegria.

2. Festa da Uva

A festa da uva é uma tradição que acontece desde 1946 na cidade de Caldas — quarta maior produtora de uvas em Minas Gerais — sempre no mês de janeiro e ajuda divulgar a cultura de preparação artesanal do vinho, oferecendo degustação aos apreciadores da bebida.

Nos dias de festa, há exposição e vendas de uvas, artesanatos e produtos típicos, além de parque de diversões e shows com apresentações artísticas e culturais. A gastronomia ganha um capítulo à parte com o oferecimento de vários itens da fantástica culinária mineira.

3. Festival de Quadrilhas do Jequitinhonha

Quando vai se aproximando o mês de junho, expressões como “anarriê”,“olha a chuva”, “olha o sol”, vão povoando a mente dos mineiros com a expectativa de preparar uma das melhores festas da região do Jequitinhonha, com muitas comidas típicas e shows para todos os gostos.

As quadrilhas são danças típicas das festas juninas que promovem a união das diversas regiões com competições e apresentações impecáveis de casais dançantes, além da criação de passos alegres ao som de uma melodia que não vai deixar você ficar parado.

4. Festa do Arraial

Linda e cheia de gente animada, a festa do Arraial celebra o feriado de Corpus Christi com a tradição da comida mineira, doces, quitutes, biscoitos e vinhos de produção local.

A programação do Arraial é extensa e durante o evento você vai poder assistir a atrações musicais com apresentações de artistas da região, conferindo o trabalho de artesanatos feitos com palha de milho e tecido.

5. Carnaval

Deixamos por último o Carnaval por ser a festa mais popular em nível nacional, mas que em Minas ganha aspectos mais intimistas, pois as cidades preservam a tradição da folia de rua, com desfiles de blocos e bandas tradicionais das cidades. São diversas cidades que você pode escolher como destino para desfrutar de uma festa que é só alegria.

Já deu para perceber quanto as festas populares de Minas Gerais são interessantes, não é mesmo? Monte um roteiro bem bacana e busque um lugar tranquilo e ao mesmo tempo festivo para passar alguns dias, pois você terá uma experiência incrível.

Se gostou deste post sobre as festas populares de Minas Gerais, que tal deixar o seu comentário?

 

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This