Curiosidades

Águas termais em Poços de Caldas e região: quais são e onde encontrar?

Você sabia que há águas termais em Poços de Caldas e que elas são sulfurosas, com grande concentração de enxofre e combinação única de aroma, gosto e propriedades terapêuticas que atraem turistas de todos os lugares do país?

A cidade, que fica no sul de Minas Gerais, está sobre terreno vulcânico e conserva desde o século XIX essa singularidade. Assim, oferece ao visitante momentos de puro relaxamento e harmonia, em completa sintonia com uma natureza singela, sempre presente nos parques e praças da cidade.

Neste post você vai saber onde estão as fontes de águas termais em Poços de Caldas e como usufruir dessa beleza natural que vai fazer você voltar para casa de alma lavada!

A ação medicinal das águas termais em Poços de Caldas

O poder medicinal das águas termais em Poços de Caldas é atração à parte de uma cidade pacata e aconchegante no interior de Minas. Muitas pessoas buscam por tratamentos para enfermidades que acometem a pele e o sistema digestivo, com um potencial sedativo, descongestionante, cicatrizante, antialérgico e desintoxicante, entre tantos outros benefícios.

Principais águas termais na região

Se você vai passear em Poços de Caldas ou até mesmo pela região sul do estado, não pode perder a oportunidade de ter uma experiência incrível ao mergulhar nas águas termais da cidade. As águas também podem ser ingeridas, o que faz um bem enorme para todo o organismo.

Fonte dos Amores

Localizada na Serra São Domingos, é uma bela fonte que atrai pelo romantismo — representado por uma escultura de mármore de um casal abraçado — e por ser a água considerada uma das melhores do Brasil, podendo ser ingerida direto da fonte.

Para chegar lá, você percorrerá um caminho cheio de hortênsias e mata fechada com diversas minas de água. Para atender ao turismo, próximo ao local há lanchonete e quiosques, onde você poderá descansar e apreciar a paisagem.

Fonte dos Macacos

Esse é mais um lugar onde se pode encontrar as águas termais em Poços de Caldas. Sua temperatura fica na média de 41°C e ela brota diretamente do solo. Para garantir a ingestão correta, deve ser usada sob prescrição médica.

A fonte, que está situada na Praça Dom Pedro II, tem grande procura por ser uma composição alcalina, bicarbonatada, hipertermal e sulfetada, o que ajuda no tratamento de gastrite, hiperacidez, úlcera gastroduodenal, intoxicação em geral, doenças alérgicas, dermatoses de causa intestinal e colite com prisão de ventre.

Fonte do Leãozinho

Também conhecida como Fonte Pedro Botelho, ganhou o apelido de Leãozinho em função do chafariz em forma de leão. As propriedades são as mesmas da Fonte dos Macacos, mas com uma temperatura ainda mais elevada, a uma média de 45°C.

Balneário de Pocinhos do Rio Verde

Situado em um belíssimo parque com matas nativas, o balneário de Pocinhos do Rio Verde oferece diariamente banhos de imersão, saunas, massagens e tratamentos de estética, além de melhorar o sistema respiratório pela elevação, ar puro e clima temperado, resultando em uma sensação absoluta de bem-estar.

Considerado uma estância hidromineral de grande valor patrimonial, o balneário conta com três fontes naturais e características diferenciadas, tendo cada uma delas um foco em tratamentos distintos, oferecendo serviços de qualidade em meio a uma natureza esplendorosa:

  • Fonte São José: com águas ideais para o tratamento de lesões cutâneas e dermatose, mas que não podem ser ingeridas;

  •  Fonte Rio Verde: são águas radioativas e sulfurosas que atuam como cicatrizantes e sedativos;
  • Fonte Samaritana: fonte de águas radioativas, alcalinas e sulfurosas, com alto poder cicatrizante.

Um banho de saúde é o que você vai encontrar nas águas termais em Poços de Caldas, além de uma cidade com povo acolhedor e um ambiente totalmente conectado com a harmonia que emana da natureza. Escolha um bom hotel e viva momentos inesquecíveis!

Você gostou de saber sobre as águas termais em Poços de Caldas? Então continue a visita em nosso blog. Leia agora mesmo o texto “O que é termalismo e quais são seus benefícios?” e prepare a sua viagem para desfrutar das maravilhas de uma estância hidromineral.

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This