Curiosidades

Descubra agora o que fazer em Pocinhos do Rio Verde

O que fazer em Pocinhos do Rio Verde vai muito além de conhecer as suas montanhas e seus doces caseiros. A região é cercada por uma natureza abundante, propícia para quem busca tranquilidade e descanso nas atrações oferecidas pelo distrito.

Conheça algumas atrações da região que permitem o contato com a natureza, ajudam você a respirar ar puro e aliviar o cansaço da rotina corrida de cidade grande.

Descobrir e aproveitar as cachoeiras

Quando a região é no meio das serras, a natureza proporciona belas cachoeiras. E são elas que você vai encontrar no distrito de Pocinhos do Rio Verde. Você viverá uma grande aventura para encontrar verdadeiros paraísos. Destacamos as mais conhecidas para você visitar:

Cachoeira da Rapadura

Será necessário um guia local para chegar até essa cachoeira situada no Rio Capivari, uma vez que o trecho próximo a ela é muito íngreme. Além disso, será solicitada uma autorização para visitá-la, pois ela está localizada dentro de uma propriedade particular.

Cachoeira da Raparua - Pocinhos do Rio Verde - Caldas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Cachoeira da Rapadura – Foto: Christian Jauch

Na sua chegada, você vai se deparar com um enorme poço formado antes da queda principal, onde poderá mergulhar e até pescar, mas ciente que a água é fria, turva e que lá possui muitas pedras. Mais à frente, você vai se admirar com a força e o volume intenso das águas correndo sobre as pedras.

Cachoeira do Capitão

Fica localizada no bairro do Engenho e sua água abastece a região. Para acessá-la, você vai precisar percorrer uma estrada de terra. Como recompensa, você verá duas quedas de 15 e 8 metros, que formam uma queda principal e uma mini cascata.

O local é cheio de pedras que impossibilitam nadar, mas a sua vegetação é abundante e rica em espécie de flora, o que faz do lugar um verdadeiro paraíso.

Cascata Antônio Monteiro

Próximo a Pocinhos, em meio a um bosque, você encontrará a bela Cascata Antônio Monteiro. O lugar abriga uma piscina natural, mas por seu fundo ser pedregoso, não é aconselhável para banhos.

Cascata Antonio Monteiro em Pocinhos do Rio Verde
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Cascata Antonio Monteiro em Pocinhos do Rio Verde – Foto: Christian Jauch

Sua queda principal possui, aproximadamente, 10 metros de altura e, em sua margem, você encontrará diversas atrações para aproveitar melhor o local. Você poderá adentrar na mata por meio de trilhas que levam a belos mirantes e, ainda, se refrescar nas duchas frias e naturais formadas pelo rio Verde. 

Curtir o Balneário Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta

O balneário é famoso por suas águas termais. As pessoas procuram o local para realizarem tratamentos digestivos, intestinais e de pele, confirmando o poder medicinal de suas fontes.

Balneário de Pocinhos do Rio Verde
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Balneário de Pocinhos do Rio Verde – Foto: Christian Jauch

O complexo é formado por três fontes:

Fonte São José

Devido ao alto teor de enxofre, por ser sulfurosa e radioativa, a água dessa fonte não pode ser ingerida. No entanto, seu uso pode ser externo com os banhos de imersão. Tem o poder de curar dermatoses e lesões cutâneas.

Fonte Rio Verde

Dessa fonte brota água alcalina e sulfurosa com alto poder cicatrizante e sedativo. É recomendado por médicos nos casos de tratamento intestinal e digestivo.

Fonte Samaritana

Possui tratamento químico semelhante à fonte Rio Verde, porém também é indicada no tratamento de intestino solto.

Visitar a Capela Santa Terezinha e o Morro do Galo

Faça uma visita à Capela de Santa Terezinha, que fica localizada no alto do Morro do Galo. São 1.140 metros de altitude e uma caminhada de 15 minutos até chegar ao topo onde fica a capela. Do alto, você tem uma visão privilegiada de todo o distrito de Pocinhos do Rio Verde e arredores.

Capela no Morro do Galo em Pocinhos do Rio Verde
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Capela no Morro do Galo em Pocinhos do Rio Verde – Foto: Christian Jauch

A história do local e a bela vista compensam a subida. Segundo informações dos moradores, uma argentina construiu o lugar como um gesto de agradecimento por ter se curado nas águas medicinais da região.

Agora que você já sabe o que fazer em Pocinhos do Rio Verde, que tal conhecer o Grand Hotel Pocinhos? Sem dúvida, a melhor alternativa para você que pretende curtir a região e tudo o que esse paraíso oferece.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Grand Hotel Pocinhos: o Hotel mais charmoso para você relaxar nas montanhas

Aproveite também e baixe o nosso e-book “Manual do viajante: os 10 mandamentos da viagem sem estresse” para tornar essa experiência ainda mais incrível!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This