Dicas

Você sabe o que acaba com um relacionamento?

Se você está em um relacionamento há bastante tempo, sabe que a confiança e o respeito mútuos são fundamentais em qualquer fase da relação, certo? Nem sempre, porém, nos damos conta de que esses princípios estão em falta. Na verdade, várias coisas podem influenciar a saúde de uma relação — para o mal ou para o bem.

Afinal, você sabe o que acaba com um relacionamento? Pois isso é o que veremos no post de hoje! Elencamos aqui os principais fatores por trás dos términos, além de alguns hábitos que casais podem adotar para recuperar a emoção e o afeto no dia a dia. Continue lendo para conferir!

Os principais sinais de que a relação não está bem

De fato, não existe uma fórmula fixa para determinar o que acaba com um relacionamento. Ainda assim, podemos encontrar alguns indícios de que a relação não anda bem. Vamos vê-los?

Falta de respeito e confiança

A base de qualquer relação é o respeito. Se não respeitamos o outro (seus limites, vontades, autonomia e individualidade), o relacionamento não pode ser saudável, pois não há cumplicidade e igualdade. Além disso, nossa admiração também se esvai — e com isso, o amor e a paixão ficam ameaçados.

Outro termômetro é a falta de confiança: frequentemente, ela acaba gerando um sentimento de posse que não é saudável para nenhum dos parceiros. Lembre-se: estabelecer uma relação baseada na honestidade e sinceridade mútua é primordial.

Acomodação na rotina

Quando um relacionamento começa, é natural que a empolgação seja a tônica dos encontros a dois. Porém, ao longo do tempo esse entusiasmo vai se naturalizando, até o ponto de cair na rotina. Em outras palavras, o casal deixa de se ver com “olhos frescos”, o que pode levar à falta de afeto e até de consideração entre os parceiros.

O segredo para evitar esse marasmo é renovar o olhar a cada dia: lembrando os motivos pelos quais se está com aquela pessoa, fazendo uma surpresa para ela, indo a novos restaurantes… entre outras atitudes que ajudam a movimentar a relação.

Falta de afinidade nos interesses e gostos

Casais não precisam concordar em tudo para se dar bem, mas alguma afinidade de gostos é necessária. Afinal, uma relação é construída e mantida no dia a dia, e em algum momento haverá tomadas de decisão que vão priorizar um lado ou outro. Logo, se os parceiros compartilham das mesmas opções, essas escolhas serão menos dolorosas.

Como renovar um relacionamento

Agora que vimos os principais sinais de que uma relação não está bem, confira algumas atitudes que podem ser adotadas no dia a dia para resolver esse cenário!

Viajar com o parceiro para lugares românticos

Renovar o amor sempre fica mais fácil quando se está longe de casa. Sair da rotina e viajar permite que os casais recuperem aquele olhar “novo”, pois proporciona experiências novas aos dois. Se o clima do hotel for de romance, melhor ainda! Lugares próximos ao campo, por exemplo, são ótimas opções para relaxar e reavivar os sentimentos.

Fazer surpresas

Se não for possível viajar todo fim de semana, não se preocupe — isso não é motivo para desistir da relação. Pequenas surpresas também têm lugar no dia a dia: deixar um bilhete carinhoso ao sair para o trabalho, esconder um pequeno presente no armário do parceiro, levá-lo a um novo restaurante, preparar um jantar caseiro… são tantas as opções que é impossível deixar o amor cair na rotina!

Enfim, vale a pena ressaltar: mesmo que não seja possível determinar exatamente o que acaba com um relacionamento, atitudes como as que vimos neste post podem ajudar o casal a manter a emoção e a paixão sempre presentes. E isso, como dissemos, é essencial para a saúde da relação.

Então, gostou das nossas dicas? Aproveite para se aprofundar no assunto e confira também estes 10 segredos simples para sair da rotina no casamento!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This