Turismo

10 atitudes que melhoram qualquer relacionamento a dois

air na rotina e deixar a vida de casal se tornar um compromisso entediante é um estágio comum em um relacionamento a dois depois de certo tempo. Isso não acontece por acaso, já que uma relação passa por uma série de transformações ao longo dos anos. Com o tempo, a paixão deixa de ser cultivada com o cuidado que merece e dá lugar a outras prioridades e compromissos, como filhos e carreira profissional.

Quando isso acontece, é preciso sair do piloto automático e resgatar a diversão e o entusiasmo dos primeiros anos. Quer saber como reanimar o seu relacionamento a dois? Confira 10 atitudes que podem ser tomadas para melhorar sua relação!

1. Reservar um tempo só para os dois

Lidar com inúmeras tarefas ao longo do dia leva o casal a se acostumar com o pouco tempo que passam juntos. Mas deixar de investir na relação e esperar que o companheiro esteja sempre disponível é uma atitude que deve ser evitada.

O primeiro passo é avaliar quais compromissos podem ser colocados em segundo plano e abrir espaço na agenda para passar mais tempo juntos. Reservem algumas horas por semana, planejem algo que agrade aos dois e desliguem-se de todas as distrações.

2. Não perder o interesse pelo que o parceiro tem a dizer

Tenham em mente que, mesmo depois de muitos anos juntos, sempre há algo a aprender sobre o parceiro. Assim como namorados que estão se conhecendo, é fundamental que a intimidade não diminua o interesse pelas novidades que vocês têm a compartilhar.

Além de fortalecer o vínculo afetivo, o diálogo ajuda a entender as necessidades da pessoa amada, que podem mudar com o passar dos anos. Conversar sobre o que está acontecendo na vida de cada um deve fazer parte de todos os estágios da relação.

Veja também: 5 dicas para organizar uma viagem romântica

3. Resgatar o hábito de demonstrar afeto

À medida que a relação esfria, o contato físico, as declarações de amor e os gestos espontâneos podem se tornar cada vez menos frequentes.

Mas pequenas demonstrações de afeto e a verbalização do amor nunca são demais. Tendo isso em vista, experimentem investir mais nos carinhos e beijos apaixonados tão comuns nos primeiros encontros.

Afagos, abraços, cafunés e agrados para surpreender o parceiro, como um café na cama ou presentes inesperados, também são atitudes bem-vindas para resgatar a proximidade física e demonstrar ao companheiro o quanto ele é importante na sua vida.

Veja também: 6 segredos simples para sair da rotina no casamento

4. Experimentar novidades na relação

Sair da zona de conforto e experimentar novidades pode dar fôlego ao relacionamento a dois. Ou seja, sempre que possível, inventem maneiras de quebrar a rotina e explorar novos interesses.

Mesmo os rituais do casal podem ganhar novos significados por meio de pequenas mudanças como, por exemplo, jantar em restaurantes que não costumam frequentar.

A dica também se aplica em relação ao sexo. Principalmente quando ele deixa de ser excitante e desejado e se torna algo entediante e repetitivo. Em vez de evitá-lo, conversem e testem novas alternativas para tornar esses momentos íntimos mais frequentes.

5. Conhecer novos lugares

Respirar novos ares e esquecer um pouco dos problemas e das preocupações é um hábito que todo casal precisa praticar de tempos em tempos. Afinal, viajar e conhecer novos lugares ajuda a renovar as energias e melhorar o relacionamento a dois.

Uma ótima indicação, para quem procura um refúgio tranquilo em meio à natureza, é o Grand Hotel Pocinhos, em Minas Gerais. Localizado no município de Caldas, é o hotel mais antigo em atividade no Brasil e oferece o ambiente ideal para casais que desejam resgatar o romance sem abrir mão de boa gastronomia e estrutura.

6. Elogiar seu parceiro com mais frequência

Se todo seu poder de observação é dedicado a identificar as falhas do parceiro, essa lista não vai parar de crescer. Que tal mudar o foco da atenção?

Parem um momento e reflitam sobre quais foram as qualidades que mais encantaram vocês no primeiro ano da relação. Procurem lembrar dos motivos que fizeram vocês gostarem um do outro.

Então procurem elogiar cada gesto de bondade ou solidariedade, cada demonstração de força ou inteligência. Toda vez que vocês exaltam algo de que gostam, aumentam as chances daquele comportamento se repetir!

7. Dividir as tarefas domésticas

Se as tarefas domésticas ainda não foram divididas, isso pode estar minando seu relacionamento! Os cuidados com a casa e com os filhos são exaustivos e, mesmo que apenas um dos parceiros trabalhe fora, a responsabilidade precisa ser dos dois.

Essas tarefas têm características diferentes, pois não respeitam horários, não se importam se você está doente e nunca acabam. Não existem férias ou dia de folga, quando o assunto são os compromissos domésticos.

Por isso é importante que todos participem. Inclusive os filhos, à medida que tenham idade para colaborar. O esforço conjunto une a família e impede que alguém saia sobrecarregado. 

8. Evitar as comparações

Esse hábito pode e deve ser abolido. Ninguém sabe o que acontece entre quatro paredes e você pode estar enxergando um gramado verde onde não faltam ervas daninhas.

Além do mais, o que acontece na casa do vizinho não é parâmetro para vocês, pois cada um conta com uma dinâmica única. O que é bom para um casal não necessariamente deixaria o outro feliz.

O mais saudável é não medir o êxito romântico ou o sucesso financeiro de outras duplas. Isso alivia a pressão e dá espaço para vocês se dedicarem à sua própria felicidade.

9. Fazer planos

Nada como um objetivo em comum para unir as pessoas. Que tal estabelecer algumas metas de médio e longo prazo? O exercício de expressar os próprios sonhos tira qualquer um da rotina e buscar realizá-los faz a vida valer a pena.

Qualquer objetivo é válido, desde que toque o coração dos dois. Pode ser uma reforma na casa ou adquirir um apartamento na praia. Um ano sabático ou planos de aposentadoria.

Um dos parceiros pode querer trocar de profissão e isso pode ser planejado e viabilizado em conjunto. Mas também pode ser algo mais corriqueiro, como buscar uma rotina mais saudável e introduzir exercícios no dia a dia. Construir um plano de vida juntos pode fortalecer a parceria e valorizar os pontos fortes de cada um.

10. Celebrar as vitórias juntos

O dia a dia tende a nos colocar à prova e a nos confrontar com dificuldades e desafios. Não há como escapar disso e ignorar as derrotas pode complicar ainda mais uma relação.

Mas uma rotina não é feita só de fracassos. Por que, então, não usar cada pequena ou grande conquista como pretexto para uma bela comemoração? A ideia é tornar a vida mais divertida e gratificante.

Celebrem a sorte de ter um ao outro, um novo emprego, a nota alta de um filho, a alegria de poder relaxar durante um feriado. Com isso em mente, será fácil transformar qualquer tempinho juntos em algo especial. Uma relação não precisa ter prazo de validade. Algo duradouro pode ser valioso e divertido ao longo de cada passo do caminho!

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como melhorar seu relacionamento a dois, compartilhe este artigo com seus amigos nas suas redes sociais!

Veja também: Aniversário de Casamento: 5 motivos para comemorar suas bodas em Caldas/MG

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como melhorar a sua relação, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This