Dicas

Terapia na natureza: 3 vantagens para a sua saúde

Preocupações no trabalho, excesso de responsabilidades e compromissos são quadros comuns da vida moderna. Corpo e mente sentem as consequências de uma rotina acelerada, passíveis de serem combatidas com a terapia na natureza.

Fazer trilhas, aproveitar cachoeiras e águas termais traz imensos benefícios à saúde, além da sensação de bem-estar. Dedicar tempo a tais experiências promove benefícios a curto e longo prazo, influenciando na sua disposição e condicionamento físico.

Siga na leitura e confira 3 vantagens da terapia na natureza para uma vida mais próspera e saudável.

Benefícios da terapia na natureza

1. Controle da ansiedade, depressão e estresse

Pesquisas de instituições renomadas, como a Universidade de Stanford, já atestaram o quanto o contato com áreas verdes impacta positivamente no bem-estar do ser humano, ainda mais quando a pessoa sofre com patologias mentais.

Verifica-se a redução da pressão arterial, da frequência cardíaca e do cortisol (hormônio do estresse). O desenvolvimento cognitivo melhora, assim como a qualidade do sono, aspectos essenciais para ter ânimo, disposição e vontade de aproveitar o dia.

2. Contribuição com a questão física

Não é só a mente que colhe bons frutos com a terapia na natureza. Ela é capaz de prevenir efetivamente doenças cardiovasculares e reduzir a prevalência das respiratórias, como a asma.

Publicação na renomada revista científica Nature atesta: 2 horas semanais em meio a áreas verdes traz benefícios imensos ao ser humano, relaxa e revigora a energia. O ambiente, ainda, pode ser aproveitado para exercícios físicos, melhorando o condicionamento, fortalecendo pulmão, coração e favorecendo a circulação.

3. Influência positiva no foco

A terapia na natureza traz relaxamento, a capacidade de se desconectar dos problemas cotidianos e investir tempo de qualidade cuidando de si mesmo. Assim, você não precisa desempenhar múltiplas tarefas e consegue desacelerar, prestar atenção em coisas simples, como sua respiração.

Consequentemente, em um ritmo biológico mais adequado às necessidades do seu corpo e mente, o indivíduo direciona melhor a atenção para suas atividades, focando em questões essenciais e no momento presente, sem tantas preocupações futuras.

Dicas para aumentar o contato com a natureza

Passeios em parques já são uma prévia de como investir na sua saúde física e mental. Para ter melhores efeitos, que tal uma experiência de imersão visitando lugares onde você possa aproveitar de fato o contato com áreas verdes e propriedades terapêuticas?

O balneário de Pocinhos do Rio Verde tem águas sulfurosas com poder natural de cura por causa da presença do zircônio e de metais radioativos. Falando no sul de Minas, a região é cheia de cidades turísticas com atrativos ligados à terapia na natureza, caso de Caldas, por exemplo.

Cascata Antônio Monteiro, cachoeira da Rapadura e da Saudade são alguns cenários conhecidos, bem como a reserva ecológica Morro Grande. Você, ainda, pode compor o roteiro com trilhas em meio à Mata Atlântica. A gastronomia mineira e o clima mais frio também são destaques, sem falar do ambiente propício para curtir uma viagem a dois. 

Amenizar doenças como depressão, ansiedade e estresse, contribuir para a saúde física e melhorar o foco são apenas algumas das vantagens da terapia na natureza. Não é difícil explorar áreas verdes e aproveitar tempo de qualidade cuidando de si e da pessoa amada.

Gostou do assunto? Deixe sua opinião ou conte para nós sua experiência terapêutica em um comentário no post!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This