Curiosidades

Contato com a natureza e saúde mental: qual a relação?

Sentir a brisa que vem do mar batendo no rosto, passear descalço pela grama ou pela areia e sentar debaixo de uma árvore são atividades capazes de relaxar qualquer pessoa. A sensação de alívio e prazer causadas por essas experiências são tão grandes que muitas pessoas relacionam de forma positiva o contato com a natureza e saúde mental.

É por isso que, em momentos de estresse, tensão e nervoso, a maioria das pessoas sentem vontade de fazer uma pausa, entrar em contato com o verde e com o meio ambiente, como forma de ter suas energias recarregadas. Confira mais sobre o assunto!

Existe alguma relação entre contato com a natureza e saúde mental?

Um estudo científico publicado na revista Sustainable Earth prova que sim. A pesquisa foi encomendada pela ONG The Nature Conservancy, em parceria com a Universidade da Virgínia, e o material sugere que as cidades e os ambientes urbanos são capazes de causar um aumento considerável do estresse, capaz de prejudicar a saúde mental.

Para aliviar o estresse, o estudo recomenda que as pessoas entrem em contato com a natureza ainda que de forma breve, como um passeio no parque local da cidade. Agora que você já sabe a relação entre contato com a natureza e saúde mental, que tal aproveitar para descobrir destinos no Brasil que são perfeitos para aliviar o estresse? Confira abaixo.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é uma ilha localizada na costa do Brasil. Para chegar até lá, é preciso pegar um avião que sai das cidades de Recife e Natal — apenas duas horas de voo separam você de uma das regiões mais incríveis do Brasil.

Com uma natureza única e praias que são verdadeiros cenários idílicos, Noronha ganha o coração de qualquer um em busca de aumentar seus índices de contato com a natureza e saúde mental. Lá abriga atrações incríveis como a Baía do Sancho, a Praia da Cacimba do Padre, o Morro do Pico, a Praia da Conceição e a Praia do Sueste. Esse destino é perfeito para quem quer um destino onde o enfoque principal é a praia e o mar.

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região de serras montanhosas, que está localizada no interior da Bahia. A região foi transformada em um grande parque natural — ao todo, são mais de 1500 km² de área, com direito a muita preservação ambiental. Não existem aeroportos com acesso direto à região, mas quem quer desfrutar das atrações do parque natural pode ir de ônibus até a cidade de Lençóis, que funciona como base de apoio para os exploradores da região.

Lençóis também conta com um pequeno aeroporto, que recebe alguns voos para quem quer um acesso mais fácil à região. Quem visita a Chapada Diamantina pode aproveitar locais como o Morro do Pai Inácio, a Gruta Torrinha, a Gruta da Pratinha e a Cachoeira dos Mosquitos. Além disso, a região é perfeita para quem quer contato com matas, áreas verdes, grutas, cavernas e cachoeiras.

Caldas

Caldas é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais, a cerca de 170 quilômetros de Campinas. O local é cheia de águas sulfurosas, que são ótimas para quem precisa fazer tratamentos de saúde em lugares como o estômago e também a pele.

As águas de balneário de Caldas são famosas por serem naturalmente aquecidas e proporcionarem uma energia extra para quem se aproveita delas. O local é perfeito para os que querem sossego e tranquilidade aliado ao contato com a natureza.

Seja na praia, nas matas ou nas águas termais, o Brasil é cheio de opções perfeitas para quem quer muito contato com a natureza para melhorar a saúde mental.

Agora que você entende melhor a relação entre a natureza e a diminuição do estresse, que tal descobrir todos os benefícios de conhecer o interior de Minas Gerais.

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This