Curiosidades

Como aliviar o estresse mental? Confira 4 dicas incríveis!

Deseja ter uma vida próspera e saudável? A correria do cotidiano, múltiplas responsabilidades, trabalho e compromissos muitas vezes nos fazem esquecer de cuidados básicos com nosso corpo e mente, hábitos simples e medidas necessárias, como aliviar o estresse mental. 

Pesquisa do International Stress Management Association (ISMA-BR), realizada em 10 países atesta: o Brasil é o segundo com maior número de estressados, perdendo apenas para o Japão. 

Como priorizar saúde e bem-estar se sua rotina é tão agitada? Siga na leitura e confira quatro dicas para aliviar o estresse mental.

Dicas para aliviar o estresse mental

1. Praticar exercícios físicos

Caminhada, corrida, hidroginástica ou musculação promovem a liberação de endorfina, hormônio que melhora o humor e gera sensação de bem-estar. Tais atividades não precisam ser praticadas com intensidade, mas a fim de fazer corpo e mente sentirem os efeitos positivos do hábito criado.

Exercícios físicos ainda reduzem a pressão arterial, evitam o cansaço crônico, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e combatem a produção de cortisol, o famigerado “hormônio do estresse”. Consequentemente, você dorme melhor, sua disposição aumenta e a autoestima também.

2. Ter cuidado com o psicológico

A globalização e a transformação digital mudaram as relações interpessoais e a forma com que o indivíduo vê a si mesmo. Agilidade nas interações, bombardeio de notícias, fatos e amplas redes de contatos dinamizaram a vida moderna: como lidar com tantas questões internas e externas?

Terapia e alternativas correlatas de tratamento dão ao paciente a capacidade de olhar seus problemas por outra perspectiva. O auxílio profissional ajuda a pessoa a criar resiliência e se adaptar à rotina, minimizando impactos estressantes ou passíveis de gerar patologias correlatas, como a ansiedade.

3. Entrar em contato com a natureza

Estudo japonês aponta: atividades em ambiente natural, longe da artificialidade da cidade grande, diminuem o cortisol em 16%, melhoram a frequência cardíaca, pressão arterial e diminuem as chances de um quadro depressivo. 

Para entender como aliviar o estresse mental é importante, a conexão com a natureza quebra o cenário onde se passa a rotina maçante, traz sensação de paz e relaxamento, contribuindo significativamente com a saúde mental do indivíduo.

4. Viajar em busca de sossego

Falando em quebrar o ciclo estressante, que tal passar o fim de semana descansando em meio a cachoeiras e águas termais com propriedades relaxantes e curativas? O passeio ajuda a espairecer e proporciona a você bem-estar: o Sul de Minas é referência no assunto, com destaque para Pocinhos do Rio Verde.

Além das revigorantes fontes do Balneário Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta, o turista ainda pode visitar a cascata Antônio Monteiro e o Morro do Galo, entre outras atrações locais, sem falar da gastronomia mineira. A hospedagem ideal é aquela capaz de trazer o sossego que você precisa e conforto que você merece.

A importância de aliviar o estresse mental

Saúde e bem-estar são fundamentais a quem deseja uma vida próspera e longínqua. O trabalho em si não é um vilão, mas deve ser dosado. Atritos familiares e outras questões pessoais também podem tirar o indivíduo do eixo momentaneamente, mas é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, hábitos que ajudem a lidar com a pressão.

Exercícios físicos, terapias, contato com a natureza e viagens a lugares tranquilos são ótimas válvulas de escape, oportunidades para você tomar um fôlego e espairecer, trazendo benefícios a curto e longo prazo.

Anotou as dicas de como aliviar o estresse mental? É preciso administrar a rotina, desenvolver bons hábitos e investir na sua qualidade de vida. Dedique tempo para fazer bem a si mesmo. Sua saúde agradece!

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre bem-estar, natureza e turismo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This