Curiosidades

Conheça 5 atividades de ecoturismo e suas características!

Você conhece as principais atividades do ecoturismo? Se a resposta for negativa, não se desespere! Ainda é muito comum que as pessoas desconheçam as práticas que fazem parte desse incrível tipo de turismo, que é totalmente pautado no contato com a natureza e no respeito pelos elementos que fazem parte dela.

Também chamado de turismo ecológico, esse segmento tem como objetivo mostrar para os turistas todas as belezas naturais. Ele utiliza, sempre de maneira sustentável e com total respeito pelos recursos e formas de vidas envolvidas naquele ecossistema, o próprio ambiente como atração turística.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial para que você aprenda mais sobre o tema. Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto e ficar por dentro das principais atividades praticadas no ecoturismo? Então, continue a leitura!

1. Ciclismo

Considerado por muitos como o meio de transporte do futuro, o ciclismo é uma das atividades mais sustentáveis do planeta. Ao redor do mundo, diversos países têm criado iniciativas voltadas ao incentivo dessa prática por seus habitantes. No ecoturismo, as bicicletas se unem às incríveis paisagens e criam algo completamente único.

Como uma forma de juntar o ecoturismo e o turismo sustentável, o ciclismo traz passeios radicais por trilhas e estradas de terra de uma forma que não afeta o meio ambiente. Os ciclistas usam equipamentos específicos de proteção, e é exigido preparo e experiência para não ocorrer nenhum acidente.

2. Rapel

O rapel é perfeito para aqueles que gostam de muita emoção e já estão cansados de manter os pés em terra firme. Muito usado em operações de resgate e salvamento, esse esporte consiste em descer obstáculos por um cabo reforçado.

Os praticantes de rapel podem realizar essa atividade radical em cavernas, cachoeiras, poços, entre outros lugares estonteantes, que proporcionam paisagens lindas e inesquecíveis. Além dos equipamentos corretos, é preciso de um curso preparatório para evitar acidentes e garantir a segurança dos envolvidos.

3. Rafting

Para os turistas que gostam de estar em contato com a água, o rafting pode ser uma excelente opção de atividade. Além de liberar adrenalina na corrente sanguínea dos praticantes, esse esporte possibilita a observação de lindas estruturas criadas pela natureza: as cachoeiras.

O rafting consiste, de modo resumido, na descida por corredeiras em grupos que se posicionam dentro de um bote reforçado. A movimentação aqui é feita com o auxílio de pequenos remos e há cerca de 6 níveis de dificuldades para a prática, sendo os últimos reservados apenas para pessoas muito experientes.

4. Escalada

A escalada exige muita coragem e comprometimento de seus praticantes, já que nem todas as pessoas se dão bem em grandes alturas. Felizmente, toda a atividade é feita seguindo normas de segurança, que visam proporcionar uma experiência segura e única para os amantes do ecoturismo.

Como o próprio nome já diz, a escalada consiste em escalar estruturas com o auxílio de equipamentos especiais, como cordas e luvas. A recomendação é de que o turista utilize roupas e calçados confortáveis e que esteja bem alimentado antes de praticá-la.

5. Trekking

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios da caminhada, certo? Essa atividade é uma excelente maneira de manter o sistema cardiovascular saudável e prevenir diversas doenças. De certo modo, o trekking envolve justamente isso: caminhar.

Por ser considerada uma das atividades mais seguras, o trekking pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Ainda assim, são necessários alguns cuidados (os calçados são essenciais!), e a recomendação é de que as trilhas sejam sempre guiadas para evitar problemas.

Gostou de conhecer as principais atividades do ecoturismo? Agora, basta pesquisar ainda mais profundamente sobre o assunto e descobrir qual prática é a sua cara. Dessa forma, fica muito mais fácil incluí-la na próxima viagem com a sua família!

Ficou interessado por alguma atividade em particular? Conhece outra prática do ecoturismo que não foi citada em nossa lista? Conte para a gente nos comentários!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This