Dicas

Saiba como fazer um planejamento financeiro para viagem!

Conhecer lugares e descansar é bom, mas para aproveitar bem a estadia é preciso fazer um bom planejamento financeiro para viagem. Isso porque imprevistos acontecem e podem gerar situações desagradáveis. E para evitar que os dias de folga sejam comprometidos por falta de recursos financeiros e se transformem em um pesadelo, a dica é organizar cada etapa levando em consideração tudo que se pretende fazer durante o passeio.

Este post traz algumas dicas interessantes de como planejar financeiramente uma viagem e usufruir com tranquilidade tudo que o destino oferece. Além disso, é fundamental adequar o passeio ao orçamento disponível, se prevenindo do acúmulo de dívidas desnecessárias. Então, continue com a leitura e boa viagem!

Por que planejar as finanças para viagem é tão importante?

Normalmente as viagens são programadas com o objetivo de sair da rotina e permitir à mente e ao corpo uma experiência diferenciada. Os motivos são diversos, como melhorar a qualidade de vida, respirar ar puro, férias, provar uma nova gastronomia, desestressar, passar mais tempo ao lado de alguém especial etc.

Mesmo que você disponha de recursos financeiros suficientes, ainda é preciso planejar a sua viagem. Isso porque é dessa forma que você terá noção dos gastos para as próximas partidas e poderá comparar o custo-benefício entre elas.

Sendo assim, separamos algumas dicas para ajudá-lo em seu planejamento financeiro para viagem. Leve em conta todas as variáveis, prepare o caixa e aproveite cada minuto longe do barulho e da correria da cidade grande!

Controle os gastos

Se você viajar para uma cidade cheia de lojas de artesanatos e conveniências, certamente será difícil resistir à tentação de levar para casa um exemplar de cada peça produzida como lembrança. Contudo, esse tipo de atitude pode fugir do planejamento que você idealizou previamente.

A maioria das cidades turísticas oferecem produtos completamente diferentes daqueles comercializados em cidades metropolitanas. Portanto, seja resistente e sempre faça a pergunta mágica antes de desembolsar quantias que não estavam nos planos: eu realmente preciso efetuar essa compra?

Aproveite as baixas temporadas

Viajar em baixa temporada tem duas vantagens: os custos são menores e as cidades costumam estar mais vazias, permitindo uma melhor imersão cultural. Ou seja, ao agendar a sua viagem para um período de pouco demanda você, certamente, economizará um bom dinheiro.

Faça uma estimativa de custos

Não viaje às cegas ou apenas por indicação de amigos. Dê total atenção às referências de um local, mas faça seu próprio planejamento, estimando os custos de acordo com seu comportamento de compras e seu estilo de vida.

Mesmo que você viaje pra descansar e sair da rotina, se tiver hábitos como comprar presentinhos para parentes e amigos, andar de transporte pago mesmo a pequenas distâncias ou gostar de conhecer todas as atrações da cidade, terá um desembolso diferente de um viajante que prefere fazer trilhas, por exemplo.

Faça todos os cálculos — é recomendável montar uma planilha ou usar um aplicativo específico para planejamento de viagens — e tente não se esquecer das despesas mais impactantes. Veja algumas delas:

  • passagens aéreas;
  • hospedagem;
  • alimentação;
  • transportes (táxi, uber, transfer, ônibus, trem);
  • entradas em museus, aquários e parques;
  • souvenirs.

Reveja as finanças

O sonho existe e o desejo também, mas você está preparado para desembolsar um dinheiro do tamanho do que foi planejado? O entusiasmo é um aliado das grandes viagens, mas precisa ser condizente com a realidade financeira do viajante.

Ao fazer um levantamento antecipado dos gastos da viagem você terá condições de abortar o plano, alterar o roteiro ou ainda, enxugar algumas despesas extras que podem ser descartadas.

Sua viagem deve causar um sentimento saudosista ao buscar na memória os fatos vividos, as pessoas conhecidas e os lugares visitados. Não amargue o arrependimento por acúmulo de dívidas e transtornos financeiros por uma viagem que poderia ser mais bem planejada.

Que tal fazer uma pesquisa na internet em busca dos melhores destinos e roteiros para passar alguns momentos sem grandes preocupações ou obrigações? Existem lugares maravilhosos à sua espera, então, já pode quebrar o porquinho!

Você gostou deste post sobre o planejamento financeiro para viagem? O que acha de compartilhar com os amigos nas suas redes sociais para que eles também se animem a planejar a próxima viagem?

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This