Turismo

Confira 5 trilhas imperdíveis em Minas Gerais

O turismo em Minas Gerais ultrapassa o roteiro usual, com famosas cidades históricas e comidas típicas mineiras. Conhecida por muitos como a terra das montanhas, o Estado mineiro é uma ótima opção para os amantes de aventuras, cachoeiras e praticantes de travessias.

A maioria das trilhas em Minas Gerais é feita em montanhas, com percursos que vão revelando uma natureza abundante e uma rica variedade de fauna e flora. Neste artigo, veremos as melhores travessias do Estado e passaremos algumas dicas para garantir a sua diversão. Acompanhe!

1. Trilha da Pedra Branca

A trilha da Pedra Branca está localizada na cidade de Caldas, em uma zona de proteção ambiental. A Pedra Branca, formação rochosa de granito que dá nome à trilha, é o pico de maior altitude no sul do Estado mineiro, com cerca de 1800 metros de altura.

É um destino muito conhecido devido às belas paisagens que cercam o local e outras atrações, como grutas e cavernas que datam de milhares de anos.

O percurso da trilha é feito por estradas de terra e fazendas. Ao longo da trilha, é possível vislumbrar belos biomas, como a mata atlântica e planícies, e encontrar espécies animais raras, como onças, bugios, veado mateiro, entre outros. Além disso, é possível acampar no local, desde que sejam respeitadas as regras específicas do lugar.

2. Trilha da Pedra do Coração

Uma das mais famosas trilhas em Minas Gerais, está localizada no topo da Serra do Maranhão e proporciona uma visão panorâmica de toda a cidade de Caldas. Localizada a cerca de 1300 metros de altura, no seu topo, é possível encontrar uma pequena igreja dedicada a Santa Bárbara.

A Pedra do Coração é cercada de plantações e de vegetação típica de mata atlântica e muito famosa por trilheiros que buscam o ecoturismo. Essa região já foi uma importante rota da procura pelo ouro no estado.

3. Circuito da Janela do Céu

O Circuito da Janela do Céu fica localizado no Parque Estadual do Ibitipoca, no município de Lima Duarte. É feito ao longo de 18 quilômetros e dura entre 6 a 8 horas, exigindo um nível leve a moderado de condicionamento físico.

O trajeto percorre atrativos como diversas grutas, mirantes e a famosa Janela do Céu, uma cachoeira que proporciona uma visão exuberante do parque. É uma das atrações mais famosas do Estado e cartão-postal da cidade.

4. Trilha da Cachoeira Casca D’Anta

A trilha está localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra e tem como principal destino a Cachoeira Casca D’Anta, a segunda maior cachoeira mineira e maior queda natural do rio São Francisco, com 186 metros de altura.

O parque conta com banheiros e uma boa infraestrutura para os aventureiros e permite acesso fácil à cachoeira por estradas de terra. O acesso pode ser feito pela parte alta ou pela parte baixa da serra, cada caminho com suas peculiaridades e experiências distintas. A caminhada é feita por 3 quilômetros até chegar ao pico.

5. Travessia Lapinha x Tabuleiro

A Travessia Lapinha x Tabuleiro passa por regiões que abrangem a Serra do Cipó e a Serra do Espinhaço. A aventura tem início na aldeia de Lapinha da Serra, um município de Santana do Riacho, e termina em Tabuleiro, uma pequena cidade na Serra do Espinhaço.

A travessia é cercada por belíssimas paisagens e cenário rústico ao longo de 42 quilômetros, e levando cerca de 3 dias para ser percorrida. O caminho percorre o Pico da Lapinha — com 1641 metros de altura — e o Pico do Breu ­— com 1686 metros de altura. Durante o percurso, é comum nos depararmos com barracas de camping e acampamentos de aventureiros que aproveitam o local para descansar e observar o pôr do sol.

Como podemos ver, o turismo mineiro tem atividades para todos os gostos, com passeios ao ar livre e contato com a natureza. Essas são apenas algumas das trilhas em Minas Gerais para você conhecer e vivenciar novas experiências.

Pense na possibilidade de incluir uma delas na sua lista e não perca a oportunidade de ficar hospedado no melhor hotel da região. A estrutura do Grand Hotel Pocinhos proporciona conforto e bom atendimento para quem está em de busca aventuras!

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

Deixar comentário.

Share This