Turismo

4 eventos de Caldas MG que você precisa conhecer

A tranquilidade das montanhas, o clima aconchegante e a boa comida fazem de Minas Gerais um dos destinos mais procurados pelos turistas. Além disso, há os eventos em Caldas, cidade do interior do Estado, ótima pedida para fugir da rotina e aproveitar as delícias típicas da região. 

Para você organizar o seu roteiro, fizemos uma lista dos eventos em Caldas perfeitos para aproveitar as férias, ou até mesmo aquele fim de semana prolongado, e depois voltar para casa totalmente revigorado!

1. Festa da Uva

Caldas representa a quarta maior produção de uvas do Estado de Minas Gerais, em grande parte pelo incentivo do Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho.

Parte da estratégia de marketing desse segmento é a Festa da Uva, que acontece todos os anos, no mês de janeiro, com exposição de uvas, sucos e vinhos. Excelente pedida para os apreciadores da fruta e de um bom vinho!

A programação inclui desfile de carros alegóricos, escolha da Rainha da Uva, apresentações artísticas e culturais, exposição de artesanatos e produtos gastronômicos.

Além disso, há também a praça de alimentação. Lugar perfeito para apreciar a gastronomia local na companhia de seu acompanhante. 

2. Festa do Biscoito

A festa do Biscoito foi tombada como Patrimônio Imaterial Cultural de Caldas. A comemoração acontece ao longo de três finais de semana, no mês de julho, no bairro de Pocinhos do Rio Verde.

Um dos mais tradicionais eventos em Caldas, que já acontece há mais de duas décadas, a Festa do Biscoito atrai mineiros, cariocas e paulistas, que vêm saborear as delícias exclusivas do período do evento.

O protagonista, é claro, é o biscoito de polvilho tradicional. Mas as inovações, como o biscoito de polvilho frito e os que levam os mais diversos recheios, também fazem um tremendo sucesso.

No local de exposição, você também encontra mostras de artesanato, quitutes mineiros, shows e a oportunidade de ver de perto os mestres biscoiteiros em ação.

Veja também: 4 motivos que tornam a cidade de Caldas um lugar inesquecível!

3. Festa do Arraial

Durante o feriado de Corpus Christi, acontece a Festa do Arraial em Caldas. A ocasião reúne a tradicional comida mineira, além de doces, biscoitos e vinhos produzidos no local.

O arraial conta, ainda, com a presença de artesãos locais e seus trabalhos feitos a partir de palha de milho e tecido. Além de atrações como shows de música regional.

4. Os Festejos Juninos

No mês de junho, a programação é intensa na região. Pertinho dali, em Poços de Caldas, acontecem vários festejos.

O “Arraiá Solidário” costuma ser um fim de semana inteiro de quadrilhas, shows e comidas típicas. O “Arraiá Folia” já teve quatro edições e anima os visitantes com teatro, manipulação de bonecos e números de circo.

Algumas atrações que você não pode perder

Além de aproveitar os eventos de Caldas MG, quem escolhe esse destino pode desfrutar de pontos turísticos variados como cachoeiras, fontes de águas termais e belas vistas. Não deixe de se deliciar com a típica comida mineira e seja muito bem recebido pela simpatia do povo caldense.

Morro do Galo

Para admirar todo o esplendor que cerca Caldas, que tal curtir a privilegiada vista do Morro do Galo? Com aproximadamente 1140 metros de altitude o local oferece uma bela vista da cidade e da região.

A subida é íngreme, mas pode ser feita em apenas 15 minutos. Lá em cima você ainda vai encontrar a igreja de Santa Terezinha, pequenina e charmosa em meio à serra mineira. Diz a lenda que a igreja foi construída por uma argentina que se curou nas águas termais da região.

Igreja Matriz

O estado de Minas é repleto de pontos históricos e em Caldas isso não é diferente. O melhor lugar para começar a descobrir um pouco mais sobre a história da cidade é na Igreja Matriz, na praça principal da cidade.

Registros mostram que a igreja surgiu em 1812, antes mesmo da fundação da cidade. Desde então é um símbolo muito importante para o simpático povo caldense.

Balneário Reynaldo de Oliveira Pimenta

Uma das características que torna Caldas uma cidade única é a variedade de águas termais encontradas por lá. Por isso, não deixe de incluir no seu roteiro uma ida ao balneário da cidade.

Relaxe numa hidromassagem ou faça um dos famosos banhos de imersão. O balneário conta com 3 fontes de águas termais naturais, cada uma com propriedades específicas. Além disso, o local ainda dispõe de uma sauna.

Cachoeiras

Outro grande atrativo de Caldas são as suas cachoeiras, opção perfeita para estar em contato com a natureza. As quedas mais conhecidas são as Cascata Antônio Monteiro, cachoeira dos Duendes e a cachoeira da saudade. Para banho considere ir ao Bacião, uma bela piscina natural e ao Areião, um banco de areia nas margens do rio Soberbo.

A frequência de turistas tende a aumentar bastante nos meses mais frios e durante os eventos em Caldas, mas a região conta com uma ótima hospedagem.

De quartos em pousadas à estadias em fazendas centenárias, você pode fugir do stress da cidade grande e se encantar com o charme e hospitalidade do sul de Minas Gerais!

Gostou de saber mais sobre os eventos em Caldas e na região sul de Minas Gerais? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Foto do Grand Hotel Pocinhos em Pocinhos do Rio Verde, Caldas/MG.

Sobre o autor

Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Guimarães Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

2 comentários

Deixar comentário.

Share This