Sabe aquela história que diz que idoso só fica em casa? Isso é coisa do passado! Hoje em dia, esse é um ótimo momento para aproveitar a vida, e as pessoas querem mesmo é escolher o destino preferido e curtir a terceira idade.
Esse é um movimento real: em 2015, os brasileiros com mais de 60 anos fizeram mais de 18 milhões de viagens, segundo o Ministério do Turismo. Isso representa muita gente na estrada, desbravando novos lugares!
Esse grupo de viajantes, em geral, busca destinos e hospedagens que ofereçam tranquilidade, segurança e boa infraestrutura para atender às suas necessidades.
Se você faz parte desse grupo que não gosta de ficar parado, confira as nossas dicas de lugares que são perfeitos para viajar na terceira idade!
1. Holambra, São Paulo
Para quem deseja um passeio tranquilo, vale a pena conhecer Holambra. A cidade é famosa por concentrar grandes produtores de plantas. Além disso, lá ocorre anualmente a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina.
Outro motivo para se encantar por Holambra é a sua influência holandesa, tanto na gastronomia quanto na arquitetura. Caminhar por suas ruas pacatas traz a sensação de estar na Europa.
Veja também: Descubra o que é termalismo e quais seus benefícios
2. Monte Verde, Minas Gerais
Monte Verde é uma pequena e charmosa cidade localizada no sul de Minas Gerais. Repleta de montanhas e belezas naturais, é ideal para encontrar paz e sossego. Para quem gosta de caminhar, é possível fazer trilhas em meio à mata em diferentes níveis de dificuldade.
Já para aqueles que desejam apenas passear, a dica é aproveitar a avenida central. Por lá, existem diversos restaurantes que servem comida e vinho de boa qualidade. Os destaques são os fondues de queijo e chocolate.
Também nessa parte da cidade estão as lojinhas para comprar lembranças, doces e queijos.
3. Águas de Lindóia, São Paulo
Mais uma opção para viajar na terceira idade, a cidade de Águas de Lindóia oferece um clima interiorano, tranquilidade e muitas atrações. Entre as principais opções estão passeios de maria-fumaça, pescarias e parques.
Além disso, Lindóia, como é conhecida, tem como diferencial as águas termais em parques aquáticos com piscinas aquecidas, que convidam para um passeio relaxante.
APROVEITE: EBOOK GRÁTIS: APRENDA A PLANEJAR SUAS VIAGENS!
4. Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul
Imagine uma região que concentra belas paisagens e bons vinhos. Perfeito, não é mesmo? Esse lugar existe e está no Rio Grande do Sul. O Vale dos Vinhedos abrange os municípios de Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi.
Os visitantes podem conhecer diversas vinícolas e provar os rótulos produzidos por elas. Para quem quiser experimentar outros tipos de produtos, lá existem até tratamentos de beleza à base de vinhos!
5. Caldas, Minas Gerais
A nossa última dica para viajar na terceira idade é Caldas, uma das cidades mais antigas do sul mineiro. Nela, os amantes de história se encantam, pois sua arquitetura preservada guarda várias surpresas.
Entre os destaques estão a Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, que data de 1812, e a Igreja do Rosário, construída por volta de 1924. Duas opções para passeios contemplativos, sem pressa.
Outra alternativa é conhecer o Balneário Reynaldo de Oliveira Pimenta, onde há hidromassagem e banhos de imersão em águas termais sulfurosas.
Além de proporcionarem uma experiência relaxante, essas águas ajudam a melhorar a circulação sanguínea, a tratar inflamações e tensões musculares, entre outros benefícios. Por fim, em Caldas está localizado o hotel em atividade mais antigo do Brasil, fundado em 1884.
Veja também: 4 motivos que tornam a cidade de Caldas um lugar inesquecível!
Gostou dessas dicas para viajar na terceira idade? Então compartilhe este post nas redes sociais e convide os seus amigos para passear!
Veja também: Turismo na terceira idade: Porque os 80 anos são os novos 60!