Atrativos naturais e históricos enriquecem o cotidiano da cidade de Caldas, uma das mais antigas e charmosas do interior de Minas Gerais. Situada a 460km de Belo Horizonte, esse município reúne cerca de 13 mil habitantes em um território repleto de belezas e atrações culturais, como a tradicional culinária mineira.
Caldas é o destino ideal para quem deseja se afastar do estresse e da correria diária. A cidade hospitaleira proporciona descanso e tranquilidade em meio à natureza, oferecendo ótima infraestrutura de hospedagem e alimentação.
Você está precisando desacelerar e respirar um pouco de ar fresco? Então, conheça quatro motivos que tornam a cidade de Caldas um lugar inesquecível!
1. Os atrativos belíssimos da natureza preservada
Pertencente à Bacia do Rio Grande, a cidade de Caldas é banhada pelo Rio Pardo, Rio Verde, Rio Capivari e Rio Soberbo, além dos ribeirões da Pedra Branca, das Campinas e dos Bugres. São inúmeras cachoeiras e cascatas límpidas à sua disposição.
Entre as mais famosas estão a Cachoeira dos Duendes, a Cachoeira da Saudade, a Cachoeira da Rapadura e a Cascata Antônio Monteiro. Outras localidades propícias ao relaxamento são o Bacião (piscina natural) e o Areião (banco de areia), no Rio Soberbo.
Se você gosta de se aventurar em meio à Mata Atlântica, Caldas também é um reconhecido destino de ecoturismo e educação ambiental, cuja referência principal é a reserva ecológica Morro Grande. Se o seu objetivo é restabelecer a saúde, um dos destinos mais procurados é o parque termal localizado em Pocinhos do Rio Verde.
Veja também: As 5 melhores cidades mineiras com cachoeiras!
2. As propriedades terapêuticas das águas termais
O bairro Pocinhos do Rio Verde é considerado o tesouro de Caldas. A região abriga o Balneário Reynaldo de Oliveira Pimenta, estância hidromineral construída na década de 1950 e que, atualmente, passa por reformas para modernizar sua estrutura física. O parque proporciona banhos de imersão e hidromassagem em águas termais sulfurosas (compostas à base de enxofre).
As águas sulfurosas contribuem para o tratamento de processos inflamatórios, crises respiratórias, tensões musculares, dermatoses e lesões cutâneas, além de estimular a circulação sanguínea. Suas propriedades sedativas e cicatrizantes também são indicadas para auxiliar na cura de colites, amebíase e giardíase intestinal.
Há três fontes medicinais às margens do Rio Verde: São José, Rio Verde e Samaritana. Todas possuem águas sulfurosas, radioativas e alcalinas, indicadas para tratamentos diferenciados. Para receber turistas com objetivos terapêuticos, a infraestrutura de banhos quentes e saunas está sendo reformada. Portanto, programe-se: será possível desfrutar do balneário em breve.
Veja também: Como Aproveitar as Águas Termais de Pocinhos do Rio Verde, Caldas/MG!
3. As riquezas históricas da cidade de Caldas
A arquitetura preservada de Caldas permite aos visitantes uma viagem no tempo! A cidade é uma das mais antigas do sul mineiro, ultrapassando 200 anos desde a fundação. Sendo assim, destaca-se pela magnitude dos seus aspectos históricos.
Entre os pontos turísticos, está a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, construída em meados de 1812. Na entrada principal, está o famoso Quadro da Anunciação, criado pelo artista sueco Fredrik Westin (1782-1862).
A Igreja do Rosário, erguida por volta de 1924, também embeleza a região central de Caldas. Além disso, há outros pontos turísticos com histórias interessantes, como o túmulo de André Regnel (1884) e a Estação de Viticultura e Enologia (1936).
Veja também: 4 eventos em Caldas que você precisa conhecer!
4. As curiosidades do hotel mais antigo do Brasil
O Grand Hotel Pocinhos, situado em Pocinhos do Rio Verde, possui o título de hotel em atividade mais antigo do Brasil. Fundado em 1884, o estabelecimento de estilo colonial nunca foi fechado, embora tenha passado por períodos de reformas.
A hospedagem no hotel de 131 anos desperta a curiosidade de inúmeros visitantes. Esse hotel, junto à vasta e especializada rede hoteleira de Caldas, direciona seus serviços para a qualidade na hospedagem e o turismo gastronômico, com foco na enogastronomia — refeições harmonizadas com vinhos. O paladar agradece!
Veja mais sobre o Grand Hotel Pocinhos:
A cidade de Caldas é um destino perfeito para descansar e cuidar da saúde. Às vezes, é preciso deixar os compromissos de lado para relaxar e buscar uma reconexão com a natureza. Você, que está bem acompanhado, aproveite! A cidade vai proporcionar os melhores momentos românticos a dois — regados a um bom vinho!
Ficou interessado nos encantos da região de Caldas? Deixe seu comentário!
Veja também: Como Chegar em Pocinhos do Rio Verde, Caldas / MG