Para poder aproveitar bem as férias, é importante planejar cada detalhe. Além de pensar no que levar, nos pontos turísticos que serão visitados e no itinerário, é preciso pensar, principalmente, no dinheiro para viagem.
Mas como saber qual é a quantia adequada? Como proteger esse dinheiro? Muitas dúvidas podem surgir e por isso resolvemos escrever este artigo. Assim, você vai saber como agir na hora de separar o dinheiro para as férias. Confira!
Como calcular a quantia
Para fazer uma estimativa precisa da quantia de dinheiro necessária para a sua viagem, é preciso levar em conta alguns fatores, como o seu perfil de consumo, o custo diário médio do destino escolhido e a duração da viagem.
1. Pesquise sobre o local de destino
Para calcular a quantia que será necessária, é preciso conhecer as particularidades do local de destino. Procure saber qual é o custo médio da cidade que vai conhecer e se os estabelecimentos comerciais permitem o uso de cartão de crédito — o que diminui a necessidade de dinheiro vivo.
Também se informe sobre se a cidade possui bancos e caixas eletrônicos. Caso a resposta seja positiva, não é preciso levar na carteira todo o dinheiro destinado para a viagem.
2. Considere o seu estilo e o seu objetivo
A cidade pode ter uma média de custo, mas os gastos vão depender do seu estilo de vida. Você faz questão de bons restaurantes ou encara o sanduíche da esquina? Pretende fazer compras? Que tipo de passeios prefere?
Todas essas considerações são muito importantes para estimar o seu orçamento. Além disso, é necessário já ter definida a duração da viagem.
3. Guarde uma quantia para emergências
Independentemente de qual seja o destino escolhido e o objetivo da viagem, é muito importante carregar um determinado valor em dinheiro para emergências. Sempre tenha uma quantia a mais (entre 10% e 15% do valor total reservado para a viagem) e um cartão de crédito com saldo.
Dicas de segurança: como cuidar do dinheiro para viagem
1. Não guarde todas as notas no mesmo lugar
Para evitar ter um grande prejuízo em caso de perda ou assalto, é interessante guardar o dinheiro em pequenos montantes, separados em locais diferentes.
Você pode guardar, por exemplo, um pouco na carteira, uma parte nas malas e outra no bolso de alguma peça de roupa.
2. Saia com pouco dinheiro
Durante o trajeto da viagem e durante os passeios turísticos, evite carregar com você uma grande quantia de dinheiro. Saia, sempre, apenas com o suficiente para passar o dia.
Para isso, leve em conta a programação, os preços médios dos locais que serão visitados e o tempo que você vai ficar fora de casa, entre outros aspectos.
3. Use uma doleira
Muitas cidades turísticas do Brasil sofrem com a violência. Para se proteger de possíveis roubos, uma boa estratégia é carregar o dinheiro em uma doleira, uma espécie de bolsa bem fina, presa ao corpo, que pode ser facilmente escondida sob a roupa.
Agora que você já sabe como calcular o dinheiro para viagem, vai ficar ainda mais fácil planejar as próximas férias! Quer receber mais dicas e ficar por dentro dos nossos conteúdos? Então assine a nossa newsletter!